Blog

Quais cuidados ter ao usar a bicicleta?

Dicas fundamentais para serem executadas ao utilizar a bicicleta

Escrito por Portal ONSV

20 FEV 2024 - 10H35

A prática do ciclismo tem sido cada vez mais frequente no Brasil, desde o uso como meio de transporte, até o uso para lazer e atividade física. Porém, ao se adotar essa prática, é necessário ter alguns cuidados para evitar problemas e tornar a pedalada segura, principalmente porque muitas cidades brasileiras não estão preparadas para os ciclistas.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas e cuidados que você deve ter para priorizar a segurança na bicicleta.

1. Utilize equipamentos de segurança

Os ciclistas devem utilizar esses equipamentos para ter uma experiência mais segura. O mais importante deles é o capacete, que evita choques fortes na cabeça. Além dele, é importante utilizar óculos e luvas. Os óculos para proteger a visão de poeiras, de chuva e também do sol. Já as luvas, ajudam a evitar que sua mão escorregue com facilidade e, caso você caia, protege sua mão de ferimentos. Também é interessante utilizar roupas próprias para ciclismo que garantem maior praticidade ao pedalar.

2. Iluminação

A iluminação é um dos principais elementos de segurança em todos os veículos. Nas bicicletas, ela permite que sejam vistas por pedestres e motoristas, evitando sinistros. Por isso, invista em luzes na sua bicicleta. Geralmente, na frente se coloca uma luz branca e atrás uma luz vermelha, para o motorista diferenciar se você está indo ou vindo na direção dele.

3. Não vá pela contramão

Às vezes você pode pensar que pedalar na contramão facilita a visualização do trânsito. Porém, isso pode gerar sinistros graves, pois uma colisão frontal com um veículo aumenta bastante o impacto. É importante entender que, mesmo sendo ciclista, é necessário seguir as principais regras de trânsito, como falaremos mais à frente.

*Os pedestres, que circulam em velocidades menores, devem andar no sentido dos veículos, principalmente, em rodovias, como acontece, por exemplo, no Feriado de Nossa Senhora Aparecida, quando a via Dutra, recebe uma grande quantidade de peregrinos.

4. Sempre que puder opte pela ciclovia. E não pedale em calçadas

Infelizmente, não são todas as cidades do Brasil que possuem uma malha cicloviária adequada. Mas sempre que possível, escolha andar por elas. É um local mais seguro para ciclistas. Mas esteja atento se ela possui mão dupla ou não para evitar colisões.

Além disso, não pedale em calçadas, elas podem gerar sinistros graves. As calçadas são exclusivamente para pedestres. Caso precise passar por elas, desça da bicicleta, assim como prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

5. Respeite as leis de trânsito e esteja atento

É importante entender que a bicicleta é um veículo como qualquer outro e deve seguir as leis de trânsito. Existem regras para bicicletas previstas dentro do CTB que devem ser seguidas para evitar sinistros e ter mais segurança. Entre elas: parar no sinal vermelho, não andar pela contramão e não andar em calçadas. Respeitar as leis garante mais segurança ao ciclista.

Estar atento também é um ponto extremamente importante para garantir uma pedalada mais segura. Esteja focado no trajeto e atento em tudo que acontece ao redor. Também é recomendado que não se utilize fones de ouvido, pois os sons ajudam na orientação.

6. Cuide de sua bicicleta

Por fim, é necessário cuidar da bicicleta! Realize manutenções para evitar quebra de peças e sempre verifique se os pneus estão calibrados. Danos na bicicleta podem causar graves sinistros. Ou seja, cuide da sua bicicleta para que você esteja em segurança e possa aproveitar de seus benefícios.

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.