Em algumas situações, pode ser necessário realizar o transporte de carga em cima dos veículos de passeio. Porém, sabemos que esses carros não foram desenvolvidos para essa finalidade, por isso, sempre surge a dúvida se é permitido ou não e quais são as regras para realizar esse tipo de transporte.
Não é proibido carregar itens acima do carro, desde que esteja dentro das regulamentações estabelecidas pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
Segundo as normas estabelecidas na resolução 955/22 do Contran, o transporte eventual de cargas em veículos de passeio não pode colocar em risco as pessoas do veículo.
Outro ponto importante é o artigo 248 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Esse texto informa que “é proibido o transporte de produtos perigosos, bem como daqueles que, por sua forma ou natureza, comprometam a segurança do veículo, de seus ocupantes ou de terceiros”. Além disso, o CTB determina que o bagageiro não pode ultrapassar as dimensões e o peso estabelecidos pelas normas.
O motorista que carregar bagagem sem respeitar as leis de trânsito comete infração grave. Com isso, a multa é de R$ 195,23, além de 5 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Por fim, vale ressaltar que trafegar com excesso de carga também é infração grave, e além de gerar uma multa, também pode ocorrer a retenção do veículo até que a situação seja resolvida.
Como transportar a carga corretamente?
É necessário que o carro tenha características que permita transportar as cargas, como suporte no teto para fixação.
Além disso, é necessário verificar o peso e o tamanho da carga. O peso total não pode ultrapassar o peso do veículo, pois as chances de sinistros são maiores se isso acontecer.
Com relação ao tamanho, a carga não pode ser maior que 50 cm totais, contando com o suporte. É importante dizer que essa regra não se aplica a bicicletas.
Outro ponto que merece atenção é a fixação dos itens que serão carregados. Eles devem estar bem presos ao veículo, com cordas, suportes e/ou outros acessórios adequados.
Dia Nacional do Pedestre
No dia 8 de agosto é comemorado, no Brasil, o Dia do Pedestre, uma data dedicada a conscientizar a sociedade sobre a importância da segurança desse grupo no trânsito e garantir o direito de todos a mobilidade urbana segura, com valorização da vida. É também uma oportunidade para educar pedestres e motoristas sobre os comportamentos mais seguros nas vias.
Novas mudanças no emplacamento de veículos no estado de São Paulo
O processo de emplacamento no estado de São Paulo passou por mudanças relevantes. A partir do dia 1° de agosto, no estado de São Paulo, tanto veículos novos quanto os que precisam de substituição de placa passarão por um novo procedimento de emplacamento, tornando um procedimento mais barato.
Detritos no Asfalto
Nas vias, é muito comum que veículos de carga, muitas vezes com excesso de peso, derrubem parte da sua carga na pista ao realizarem curvas, aclives ou declives. Esses materiais na pista, como areia, cascalho, e outros detritos, apresentam um grande risco aos motociclistas, dificultando o trajeto.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.