Alguns motoristas subestimam o perigo de andar com o pneu desgastado. No entanto, circular com o pneu "careca" é algo que traz muitos riscos para a segurança no trânsito.
Mas, antes de falarmos sobre os riscos, precisamos entender em que momento o pneu é considerado desgastado. Isso acontece quando os sulcos da banda de rodagem perderam a sua profundidade. Apesar de ser algo normal, por conta do uso e do atrito contínuo com o solo, o dono do veículo deve estar atento à profundidade dos sulcos, que deve ser, no mínimo de 1,6mm, de acordo com a Resolução 558 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Caso você observe que seu pneu está com a profundidade dos sulcos menor que o mínimo recomendado, deve substituí-los assim que possível, para evitar maiores problemas.
Riscos do pneu desgastado
1- Risco de aquaplanagem
Já sabemos que dirigir na chuva requer cuidados especiais e mais atenção, porém, os riscos com o pneu desgastado são ainda maiores.
A falta de profundidade dos sulcos faz com que não haja uma drenagem adequada da água, assim o contato com o solo é perdido com mais facilidade, aumentando os riscos de aquaplanagem (saiba mais sobre a aquaplanagem clicando aqui).
2- Frenagem comprometida
Os riscos não são apenas em casos de chuva (apesar de serem potencializados neste cenário), o pneu careca pode comprometer a resposta de frenagem do pneu em relação ao comando do carro.
Com o pneu desgastado, não há atrito adequado entre a peça e o chão do asfalto, ou seja, ele vai demorar mais para frear, percorrendo uma distância maior até parar e aumentando o risco de colisões.
3- Falta de estabilidade e mais facilidade de estourar
Com os pneus desgastados, a direção se torna muito mais desconfortável e insegura. Além disso, o pneu corre o risco de estourar, podendo gerar sinistros graves, dependendo da velocidade do veículo.
4- Maior probabilidade do carro atolar ou derrapar
Os pneus têm a função de garantir que o carro tenha a tração adequada de acordo com o tipo de pista. Ou seja, se eles estão desgastados, é mais provável que o veículo derrape em curvas ou fique atolado em terrenos lamacentos.
5- Possibilidade de multa
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar com o veículo em mau estado de conservação é uma infração grave, podendo gerar uma multa de R$195,23. Além disso, o condutor perde 5 pontos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Para que serve o exame Psicotécnico?
O exame psicotécnico é uma avaliação que mede as habilidades psicológicas, emocionais e cognitivas dos candidatos durante o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ele é aplicado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), órgão responsável pela regulamentação das carteiras de motorista no Brasil. O objetivo é verificar a aptidão do candidato para lidar com as demandas do trânsito, como atenção, memória, raciocínio lógico e controle emocional.
Pode viajar com o pé no painel do carro?
Muitas pessoas têm o hábito de viajar no banco do passageiro com os pés apoiados no painel do carro. Porém, essa prática traz riscos graves em caso de colisão, já que os cintos de segurança dos veículos são projetados para proteger os ocupantes em posição convencional: sentados e com os pés no assoalho do veículo.
Dia Nacional do Pedestre
No dia 8 de agosto é comemorado, no Brasil, o Dia do Pedestre, uma data dedicada a conscientizar a sociedade sobre a importância da segurança desse grupo no trânsito e garantir o direito de todos a mobilidade urbana segura, com valorização da vida. É também uma oportunidade para educar pedestres e motoristas sobre os comportamentos mais seguros nas vias.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.