Blog

Qual o limite de passageiros em ônibus urbanos?

Entenda o limite de lotação dos ônibus

Escrito por Portal ONSV

01 MAR 2024 - 14H17

Apesar de ser comum vermos os transportes coletivos urbanos circulando lotados, existe um limite máximo de passageiros.

O fabricante do veículo determina o excesso de passageiros, assim como o número máximo de pessoas ou o peso limite que o veículo pode suportar. No veículo, também deve haver informações sobre o número de passageiros em pé e sentados.

O Artigo 117 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) determina que algumas informações precisam estar expostas em local visível nos veículos de transporte coletivo de passageiros, como: Peso Bruto Total, Peso Bruto Total Combinado, Capacidade Máxima de Tração e sua lotação.

É preciso entender que o limite de passageiros depende do tamanho do ônibus. De acordo com a norma técnica da ABNT NBR 15570/2011, no Brasil, esses veículos são classificados em 7 categorias: micro-ônibus, miniônibus, midiônibus, ônibus básico, ônibus padron, ônibus articulado e ônibus biarticulado.

Alguns exemplos de capacidade máxima de passageiros:

-ônibus básico: até 70 passageiros

-ônibus padron: até 80 passageiros

-ônibus articulados: até 100 passageiros

-ônibus biarticulados: até 160 passageiros

Esses valores já incluem passageiros sentados, em pé e a área reservada para acomodação de cadeira de rodas ou cão guia.

Ou seja, existe um limite máximo de passageiros para um ônibus urbano e ele deve ser exposto em local visível dentro do veículo para que todos os passageiros tenham conhecimento dessa informação e para que o motorista tente evitar superlotações.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.