Apesar de ser comum vermos os transportes coletivos urbanos circulando lotados, existe um limite máximo de passageiros.
O fabricante do veículo determina o excesso de passageiros, assim como o número máximo de pessoas ou o peso limite que o veículo pode suportar. No veículo, também deve haver informações sobre o número de passageiros em pé e sentados.
O Artigo 117 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) determina que algumas informações precisam estar expostas em local visível nos veículos de transporte coletivo de passageiros, como: Peso Bruto Total, Peso Bruto Total Combinado, Capacidade Máxima de Tração e sua lotação.
É preciso entender que o limite de passageiros depende do tamanho do ônibus. De acordo com a norma técnica da ABNT NBR 15570/2011, no Brasil, esses veículos são classificados em 7 categorias: micro-ônibus, miniônibus, midiônibus, ônibus básico, ônibus padron, ônibus articulado e ônibus biarticulado.
Alguns exemplos de capacidade máxima de passageiros:
-ônibus básico: até 70 passageiros
-ônibus padron: até 80 passageiros
-ônibus articulados: até 100 passageiros
-ônibus biarticulados: até 160 passageiros
Esses valores já incluem passageiros sentados, em pé e a área reservada para acomodação de cadeira de rodas ou cão guia.
Ou seja, existe um limite máximo de passageiros para um ônibus urbano e ele deve ser exposto em local visível dentro do veículo para que todos os passageiros tenham conhecimento dessa informação e para que o motorista tente evitar superlotações.
Dia Nacional do Pedestre
No dia 8 de agosto é comemorado, no Brasil, o Dia do Pedestre, uma data dedicada a conscientizar a sociedade sobre a importância da segurança desse grupo no trânsito e garantir o direito de todos a mobilidade urbana segura, com valorização da vida. É também uma oportunidade para educar pedestres e motoristas sobre os comportamentos mais seguros nas vias.
Novas mudanças no emplacamento de veículos no estado de São Paulo
O processo de emplacamento no estado de São Paulo passou por mudanças relevantes. A partir do dia 1° de agosto, no estado de São Paulo, tanto veículos novos quanto os que precisam de substituição de placa passarão por um novo procedimento de emplacamento, tornando um procedimento mais barato.
Detritos no Asfalto
Nas vias, é muito comum que veículos de carga, muitas vezes com excesso de peso, derrubem parte da sua carga na pista ao realizarem curvas, aclives ou declives. Esses materiais na pista, como areia, cascalho, e outros detritos, apresentam um grande risco aos motociclistas, dificultando o trajeto.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.