Blog

Radar de velocidade: como funciona e de que forma é feita sua verificação e inspeção

Saiba mais sobre este aparelho tão importante para segurança no trânsito

Escrito por Portal ONSV

15 FEV 2024 - 15H44 (Atualizada em 16 FEV 2024 - 15H18)

Já parou para pensar como funciona um radar de velocidade? E mais do que isso, como é feita sua verificação e inspeção?

O radar mais comum utilizado nas cidades é composto por um sensor, localizado no cão, que trabalha em conjunto com uma câmera digital e um flash.

Na prática, uma bobina instalada debaixo do asfalto nas faixas acaba detectando a presença de um material ferromagnético, ou seja, um carro. A distância entre as bobinas, dividida pelo tempo de passagem do carro entre elas determina a velocidade do veículo. Caso seja superior à velocidade registrada no computador, o flash dispara e uma foto da placa do carro é capturada.

Depois disso, a foto segue para o Detran (Departamento de Trânsito), que envia a multa para o motorista proprietário do veículo registrado na ocorrência.

Quem inspeciona e verifica os radares?

No Estado de São Paulo, as inspeções e verificações são feitas através do IPEM (Instituto de Pesos e Medidas), autarquia estadual vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania e que representa o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Caso haja curiosidade em saber se o radar que gerou sua multa está em pleno funcionamento, o Inmetro possui uma ferramenta que permite acessar certificados de verificação e outras informações de radares em todo país: o Portal de serviços do Inmetro nos estados (PSIE). Qualquer cidadão pode ter acesso às informações referentes aos medidores de velocidade.


Confira o episódio do Podcast Observaí relacionado ao post.







Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.