Já parou para pensar como funciona um radar de velocidade? E mais do que isso, como é feita sua verificação e inspeção?
O radar mais comum utilizado nas cidades é composto por um sensor, localizado no cão, que trabalha em conjunto com uma câmera digital e um flash.
Na prática, uma bobina instalada debaixo do asfalto nas faixas acaba detectando a presença de um material ferromagnético, ou seja, um carro. A distância entre as bobinas, dividida pelo tempo de passagem do carro entre elas determina a velocidade do veículo. Caso seja superior à velocidade registrada no computador, o flash dispara e uma foto da placa do carro é capturada.
Depois disso, a foto segue para o Detran (Departamento de Trânsito), que envia a multa para o motorista proprietário do veículo registrado na ocorrência.
Quem inspeciona e verifica os radares?
No Estado de São Paulo, as inspeções e verificações são feitas através do IPEM (Instituto de Pesos e Medidas), autarquia estadual vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania e que representa o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).
Caso haja curiosidade em saber se o radar que gerou sua multa está em pleno funcionamento, o Inmetro possui uma ferramenta que permite acessar certificados de verificação e outras informações de radares em todo país: o Portal de serviços do Inmetro nos estados (PSIE). Qualquer cidadão pode ter acesso às informações referentes aos medidores de velocidade.
Confira o episódio do Podcast Observaí relacionado ao post.
Para que serve o exame Psicotécnico?
O exame psicotécnico é uma avaliação que mede as habilidades psicológicas, emocionais e cognitivas dos candidatos durante o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ele é aplicado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), órgão responsável pela regulamentação das carteiras de motorista no Brasil. O objetivo é verificar a aptidão do candidato para lidar com as demandas do trânsito, como atenção, memória, raciocínio lógico e controle emocional.
Pode viajar com o pé no painel do carro?
Muitas pessoas têm o hábito de viajar no banco do passageiro com os pés apoiados no painel do carro. Porém, essa prática traz riscos graves em caso de colisão, já que os cintos de segurança dos veículos são projetados para proteger os ocupantes em posição convencional: sentados e com os pés no assoalho do veículo.
Dia Nacional do Pedestre
No dia 8 de agosto é comemorado, no Brasil, o Dia do Pedestre, uma data dedicada a conscientizar a sociedade sobre a importância da segurança desse grupo no trânsito e garantir o direito de todos a mobilidade urbana segura, com valorização da vida. É também uma oportunidade para educar pedestres e motoristas sobre os comportamentos mais seguros nas vias.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.