Blog

Você sabe como economizar combustível?

Dicas para diminuir o consumo do seu veículo.

Escrito por Portal ONSV

20 FEV 2024 - 12H25

As montadoras têm buscado cada vez mais desenvolver veículos econômicos. Assim como os motoristas também têm procurado por carros nesse perfil. Apesar da tecnologia atual ser mais avançada nesse quesito, alguns hábitos diários do motorista podem contribuir para ter ainda mais economia de combustível.

A seguir, iremos falar sobre algumas formas que auxiliam a diminuir o consumo do veículo.

Cuidado com os pneus

O controle dos pneus é um cuidado que ajuda muito para que o motor não fique sobrecarregado. Os pneus precisam ser calibrados a cada 15 dias, com a borracha ainda fria. Realizar o alinhamento e balanceamento também é importante, pois eles garantem a movimentação sem trepidações e desvios, que contribuem para a economia de combustível.

Evite carregar pesos desnecessários

O peso total do veículo tem relação com o aumento do esforço e, consequentemente, com o consumo de combustível. A cada 50kg a mais carregados, o consumo pode aumentar em até 2%. Por isso, sempre que puder, elimine pesos extras do veículo.

Realize manutenções preventivas

Fazer a manutenção preventiva é essencial para economizar combustível. Além de prevenir outros problemas como risco de sinistros e custos altos com reparos.

Cuidados durante a condução

Evitar freadas bruscas ou acelerar de maneira abrupta e manter uma aceleração constante são fatores que ajudam a diminuir o consumo. Além disso, também é importante passar a marcha na rotação certa, evitando o alto giro do motor. Na dúvida, o próprio manual informa a marcha mais recomendada para cada velocidade.

Atraso_licitacao_transporte_publico_recife_pe
Observadores Certificados

Atraso na licitação do transporte público do Recife/PE gera transtorno aos usuários

A Rádio Jornal Pernambuco informou que os usuários do transporte público da região metropolitana do Recife, em Pernambuco, terão que esperar mais para que a licitação das linhas de ônibus seja concluída. A previsão do governo pernambucano é que esse processo seja finalizado somente em 2026. Na última sexta-feira (12), o mestre em Inovação e Desenvolvimento para o Trânsito e Observador Certificado, Emanoel Silva, falou à Rádio Jornal sobre a importância dessa licitação e o impacto da qualidade do transporte público na vida das pessoas.

Carta_aberta_pela_participacao_democratica_nas_politicas_de_mobilidade_do_distrito_federal
Observadores Certificados

Carta aberta pela participação democrática nas Políticas de Mobilidade no Distrito Federal

Integrantes da Rede Urbanidade participaram, na última terça-feira (09), da cerimônia de lançamento dos trabalhos de revisão do PDTU (Plano Diretor de Transporte Urbano) do Distrito Federal. Durante o evento, distribuíram a carta aberta enviada ao governador Ibaneis Rocha, assinada por dez entidades, com sugestões para a participação democrática nas políticas de mobilidade do DF. A cerimônia foi realizada no Salão Nobre do Palácio do Buriti.

Observatório realiza encontro com a Liga de Trauma da Unicamp em prol do Maio Amarelo Internacional
Matérias

Observatório realiza encontro com a Liga de Trauma da Unicamp em prol do Maio Amarelo Internacional

Na última quinta-feira (11), o presidente do Conselho Deliberativo do Observatório e criador do Maio Amarelo, José Aurélio Ramalho, e a Public Affair, Daniela Gurgel, estiveram com o Dr. Gustavo Fraga, grande parceiro do Observatório e responsável pela Liga de Traumas da Unicamp, em Campinas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.