Matérias

Cenário do trânsito brasileiro é apresentado para vereadores em Nova Friburgo

Escrito por Portal ONSV

01 OUT 2013 - 14H47

"Cenário

Na última quinta-feira (26/09), o Observatório Nacional de Segurança Viária fez uma visita à cidade de Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro, com o intuito apoiar e enaltecer o trabalho de redução da violência no trânsito que a cidade vem desenvolvendo.

Para tanto, foi elaborada uma agenda com várias ações que incluíram a gravação de um programa numa emissora local; palestra para alunos de uma escola particular, visita ao comando do 11º Batalhão de Polícia Militar (PMERJ) e participação na sessão da Câmara Municipal.

O Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) lançou no mês passado, o Pró-Vita (Programa de Redução da Violência no Trânsito) para salvar vidas no trânsito. A intenção é diminuir o número de vítimas fatais que atualmente tem índices alarmantes na cidade. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, o número de homicídios é menor do que os mortos por acidentes de trânsito em Nova Friburgo nos últimos cinco anos.

Segundo o presidente do Conseg, Zury Maurer, a participação do Observatório em parceria com o Pró-Vita faz com que as ações sejam direcionadas para o foco do problema. “Com o apoio do Observatório, temos certeza de que o Pro-Vita vai alcançar os objetivos, beneficiando toda população”, afirma o presidente do Conseg.

A vereadora Vanderléia Pereira Lima, afirmou que a informação passada na apresentação do Observatório foi de extrema importância. “Começo a partir de agora a mudar minhas atitudes. Falar ao celular dirigindo, nunca mais e jamais vou transportar alguém sem cinto de segurança. Entendi o quanto nós nos arriscamos com essas atitudes”.

A assessora de imprensa do Observatório Daniela Gurgel lembrou que, mais importante que conhecer os riscos é levar a informação para parentes e amigos. “Muitas pessoas desconhecem os perigos de falar ao celular enquanto dirige. Quando entendem a situação de risco a qual se expõe diariamente, mudam o comportamento. É assim também com o cinto de segurança. Uma pessoa que viaja no banco de trás de um carro sem cinto, pode se machucar e até matar quem está no banco da frente do mesmo veículo”, explicou a assessora.

O Programa Cidade Real da TV Zoom, gravado na última quinta-feira (27/09) vai ao ar nessa segunda (30/09) e pode ser assistido no site da emissora, no endereço: www.tvzoom.com.br, a partir das 22h. Lá, o coordenador do Pró-Vita Ricardo Lengruber e o apresentador Zury Maurer conversam com Daniela sobre o trabalho do Observatório, as metas do Programa de Redução de Violência no Trânsito e explicam a sociedade de Nova Friburgo como todos podem colaborar para um trânsito mais humano, ético, cidadão e solidário.

Leia mais no site da ACIANF.

[gallery columns="2" size="large" link="none" ids="826,827,828,829"]

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.