Matérias

Chuvas exigem maior cuidado com veículo e atenção do condutor

Escrito por Portal ONSV

03 JUN 2016 - 11H05

Pneus,  freio,  luz de freio,  para-brisas e seta em boas condições fazem a diferença ao trafegar nessa condição

Embora fracas, as chuvas constantes neste final de Outono, principalmente nas regiões Sudeste e Sul do país, oferecem riscos aos condutores de veículos, seja nas vias urbanas ou nas rodovias. No interior de São Paulo, por exemplo, desde o final de maio, elas têm ocorrido várias vezes em um único dia em algumas localidades.

A chuva é uma das principais causas de acidentes graves nas vias e rodovias do país. E os condutores de veículos devem estar atentos ao trafegarem nessas condições. O engenheiro Paulo Guimarães, diretor-técnico do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV) alerta que alguns cuidados com o veículo devem ser redobrados para enfrentar este período.

Segundo ele, estar atento às condições dos pneus, ao freio e à luz de freio é fundamental para que acidentes sejam evitados. “A luz de freio é o alerta para o condutor que vem atrás, em caso de necessidade de ter de frear o veículo. Se a luz estiver queimada, por exemplo, ele não perceberá a frenagem do veículo que o antecede, correndo o risco de uma colisão ocorrer”, explica.

A ocorrência de chuva faz também com que as pistas fiquem escorregadias,  o que pode provocar deslizamento em casos de mudanças de faixa ou de freadas bruscas. As poças d´àgua que se formam podem provocar a perda de direção do veículo.

O aconselhável, orienta Guimarães, é que os pneus do veículo estejam em boas condições,  para garantia da aderência ao asfalto, reduzindo desse modo, os riscos em pistas molhadas. Assim como eles, o freio e as luzes do veículo devem estar em perfeitas condições. Limpadores de para-brisa, igualmente, quando em boas condições de uso, têm importância relevante na garantia de uma direção segura em períodos de chuvas. Veja abaixo algumas dicas para enfrentar essa condição climática.

- Mantenha sempre em boas condições os pneus, freio, luz de freio e faróis

- Pneus devem estar bem calibrados

- Evite frear bruscamente

- Utilize o ar-condicionado, ou o desembaçador, ou, ainda, abra um pouco os vidros para que o ar circule no interior do veículo, evitando, assim, que os vidros fiquem embaçados

- Mantenha distância segura do veículo que vai à sua frente

- Quando for mudar de faixa sinalize com a seta

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.