Instituída pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro) em 1997, a Semana Nacional de Trânsito que acontece de 18 a 25 de setembro deve ser o momento em que todos os integrantes do Sistema Nacional de Trânsito promovam ações de educação e conscientização para a segurança de todos em trânsito.
Com o tema “Minha escolha faz a diferença no trânsito” o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária criou uma série de peças publicitárias para ser divulgadas com o intuito de promover a reflexão sobre o comportamento diário de cada cidadão em seus deslocamentos.
Segundo a Resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) no. 166/04 “A educação para o trânsito ultrapassa a mera transmissão de informações. Tem como foco o ser humano, e trabalha a possibilidade de mudança de valores, comportamentos e atitudes. Não se limita a eventos esporádicos e não permite ações descoordenadas. Pressupõe um processo de aprendizagem continuada e deve utilizar metodologias diversas para atingir diferentes faixas etárias e clientela diferenciada”.
Sendo assim, o ideal é que todos os integrantes do Sistema Nacional de Trânsito, assim como a sociedade de uma forma geral, trabalhem sempre o mesmo tema para reforçar o mesmo assunto em vários ambientes, atingindo todo cidadão, em qualquer lugar onde esteja.
É também na Semana Nacional de Trânsito que se comemora o aniversário da promulgação do CTB, sancionado no dia 23 de setembro de 1997. Essa data já é utilizada desde 1958 quando foi instituído o Dia do Trânsito – 25 de setembro - por meio do Decreto Federal 45.064/58.
Com participação do OBSERVATÓRIO, 99 lança nova etapa de programa voltado à segurança de motoristas mulheres
Na última terça-feira, 15 de julho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária participou do lançamento da nova fase do programa 99 Mais Mulheres, promovido pela 99 — empresa mantenedora do OBSERVATÓRIO — em um evento realizado na cidade de São Paulo.
PL das Velocidades Seguras: Projeto de Lei busca reduzir as mortes no trânsito no Brasil
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a regulamentação dos radares de velocidade média
Na última quarta-feira, dia 9, o Mobilidade Estadão publicou uma reportagem sobre a possível regulamentação do uso de radares de velocidade média no Brasil. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para comentar o tema e apresentar a visão da entidade.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.