Pode até não parecer, mas seu comportamento no trânsito e a preservação do meio ambiente têm ligação, já que o uso de veículos automotores está diretamente relacionado a dois tipos de poluição: a atmosférica e a sonora.
O mundo vive período de preocupação com as condições do ar. O governo da China, recentemente, anunciou medidas para diminuir a poluição atmosférica, um dos grandes problemas daquele país.
Estudos da OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgado no domingo, 6 de março, apontam que problemas ligados à poluição ambiental (entre eles a do ar) são responsáveis pela morte de 1,7 milhão de crianças no mundo. Há também a poluição sonora, que gera, igualmente, danos à saúde.
Pedestres e condutores que ficam expostos à emissão de gases poluentes e aos ruídos gerados no trânsito, além de problemas respiratórios, podem desenvolver problemas cardiovasculares, além de quadros graves de estresse.
Portanto, medidas que auxiliem a reversão desse quadro, quando adotadas por condutores, são bem-vindas, por menores que sejam. Muitas delas, inclusive, além de contribuir para benefício do meio ambiente proporcionam economia. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, indica algumas delas.
– Fazer manutenção periódica do motor, mantendo-o bem regulado evita a emissão excessiva de gases nocivos à atmosfera e proporciona economia aproximada de 10% no consumo de combustível. Motor bem regulado também diminui a emissão de ruídos.
– Controlar a pressão dos pneus, já que se estiver muito baixa, aumenta o consumo de combustível.
– Manter a bateria carregada e em boas condições de uso.
– Usar a buzina somente quando for estritamente necessário.
– Conservar o óleo do motor sempre no nível determinado.
– Evitar reduções constantes de marcha, acelerações bruscas e freadas em excesso.
– Tentar manter uma velocidade constante, respeitando a sinalização.
É importante também não jogar lixo nas vias. Mantenha sempre uma pequena lixeira (que pode ser uma sacola ou um acessório específico para isso) dentro do veículo.
PL das Velocidades Seguras: Projeto de Lei busca reduzir as mortes no trânsito no Brasil
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a regulamentação dos radares de velocidade média
Na última quarta-feira, dia 9, o Mobilidade Estadão publicou uma reportagem sobre a possível regulamentação do uso de radares de velocidade média no Brasil. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para comentar o tema e apresentar a visão da entidade.
OBSERVATÓRIO divulga resultado da 14ª turma de Observadores Certificados
OBSERVATÓRIO divulga resultado da 14ª turma de Observadores Certificados
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.