Comunicação

ABRACICLO LANÇA SEGUNDA EDIÇÃO DO GUIA DO CICLISTA SEGURO NO SHIMANO FEST

Revista e ampliada, publicação apresenta novidades nas áreas de tecnologia, legislação e segurança viária

Escrito por Portal ONSV

21 AGO 2023 - 13H29

A Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), uma empresa Mantenedora Social do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, lançou a segunda edição do Guia do Ciclista Seguro durante o Shimano Fest, evento realizado entre os dias 17 e 20 de agosto, no Memorial da América Latina, na cidade de São Paulo.

A publicação traz novidades como a resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que entrou em vigor em 3 de julho e regulamenta o uso das bicicletas elétricas. De acordo com a legislação, a potência máxima permitida agora é de 1.000 Watts e a velocidade máxima de assistência, de até 32 km/h. Os locais de circulação nas cidades e a velocidade permitida, no entanto, continuam sob a responsabilidade do órgão competente de cada município.

Também foram adicionados novos capítulos como, por exemplo, o Surgimento da Bicicleta – que destaca a Drausiana como precursora da bicicleta -, os Cuidados ao Pedalar com Sapatilhas de Encaixe – com dicas de utilização -, e os cuidados com a bateria de uma bicicleta elétrica – abordando o local e tempo de recarga ideais, cuidados com a temperatura ambiente etc.

Outros temas de destaque abordados na publicação são o que deve ser checado antes de sair com a bicicleta, como circular nas grandes cidades e em vias com ou sem infraestrutura cicloviária, como sair de situações de riscos e o que deve ser observado nos passeios com as crianças.

Apontado como o maior evento de bicicletas do continente latino-americano, os dois primeiros dias do Shimano Fest foram dedicados aos profissionais do mercado e os outros dois, para o público em geral.

Acesse o Guia do Ciclista Seguro 2ª Edição – 2023: https://www.abraciclo.com.br/site/guia-do-ciclista-seguro/

Dia do Ciclista

No último sábado, 19 de agosto, foi celebrado o Dia Nacional do Ciclista. A Abraciclo comemora a data e reafirma seu trabalho em prol do desenvolvimento de uma cultura favorável ao uso da bicicleta junto a todos os órgãos de trânsito. A associação sustenta que é necessário melhorar as condições das ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas para que a bicicleta seja uma alternativa de transporte acessível e segura para a população.

A frota nacional é estimada em mais de 70 milhões de unidades. O Brasil é o quarto maior produtor de bicicletas – ficando atrás apenas da China, Taiwan e Índia. Além das quatro fabricantes (Audax, Caloi, Oggi e Sense) instaladas no PIM – Polo Industrial de Manaus (AM), existem outras empresas que produzem componentes e montam bicicletas espalhadas em outros estados do Brasil. A estimativa é que sejam produzidas cerca de 3 milhões de unidades, inclusive as bicicletas de uso infantil.

De acordo com a pesquisa “Ciclismo ao Redor do Mundo”, realizada pela Ipsos (empresa de pesquisa e inteligência de mercado), 91% dos cerca de mil brasileiros entrevistados, defendem que o uso do modal é importante para a redução de emissões de carbono e do trânsito. Ainda segundo o estudo, 78% dos pesquisados responderam que concordam com a frase “o ciclismo é uma tendência urbana”.

Realizada entre os dias 25 de março e 8 de abril de 2022, a pesquisa ouviu 20.057 pessoas, com idades entre 16 e 74 anos, de 30 países. Desse total, cerca de mil entrevistados eram brasileiros. Entre os países englobados também estão Alemanha, Austrália, Canadá, Chile, China, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Holanda, Índia, Itália, Japão, México, Polônia, Rússia e Turquia. A entrevista foi realizada em formato on-line.

Faixa_azul_deve_chegar_a_200km_na_cidade_de_sao_paulo_ate_o_final_do_ano
Matérias

Faixa Azul deve chegar a 200 km na cidade de São Paulo até o final do ano

A Faixa Azul é um projeto da prefeitura de São Paulo que cria uma pista exclusiva para motos em avenidas movimentadas da cidade. Iniciada em 2022, teve rápida expansão para se tornar uma bandeira eleitoral e deve chegar a 200 quilômetros no fim do ano. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, foi um dos especialistas que falou ao Globo na última quarta-feira (19), sobre os resultados apresentados.

Observador_certificado_nomeado_secretario_municipal_mobilidade_urbana_paco_lumiar_ma
Observadores Certificados

Observador Certificado é nomeado secretário Municipal de Mobilidade Urbana do município de Paço do Lumiar/MA

A edição de 03 de junho, do Diário Oficial de Paço Lumiar, no Maranhão, publicou o decreto a nomeação do Observador Certificado Fábio Fernandes Alves para o cargo de secretário municipal de Mobilidade Urbana do município. Essa nomeação auxiliará na implementação e desenvolvimento de ações de segurança viária e mobilidade em Paço Lumiar, Região Metropolitana de São Luís.

Observador_Certificado_ministra_palestra_em_workshop_do_ministerio_publico_minas_gerais
Observadores Certificados

Observador Certificado ministra palestra em workshop realizado pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais

O Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), uma Entidade Laço Amarelo, por meio de sua Diretoria de Gestão de Frota (DGET), realizou no final do mês de maio o Seminário “Transportando Vidas no Maio Amarelo”. O evento que ocorreu no Salão Vermelho do MPMG, em Belo Horizonte, contou com a participação do Observador Certificado e representante do Movimento Maio Amarelo em Minas Gerais, Alexander Magalhães.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Comunicação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.