O Jornal da Band, da Rede Bandeirantes, destacou ontem (14), mais uma matéria envolvendo ocorrências em cruzamentos rodoferroviários, nos estados de Minas Gerais e São Paulo. O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, falou à reportagem sobre a obrigatoriedade do item de segurança.
Acidentes e mortes nas linhas de trem poderiam ser evitados se houvessem cancelas nas passagens de nível. O problema é que não há uma lei que torne o item de segurança obrigatório. De acordo com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), a sinalização é de responsabilidade da concessionária da ferrovia, mas a instalação depende da decisão de cada município.
O CEO do OBSERVATÓRIO destacou que, “Como a ferrovia é regida por legislações federais, uma lei municipal não tem o poder de atribuir a responsabilidade pela implantação dessa cancela a uma operadora ferroviária”. Paulo Guimarães complementou, “Então, se existir uma lei municipal que determina a obrigatoriedade de cancelas, nos cruzamentos rodoferroviários, essa atribuição vai acabar incidindo em cima do município”.
A reportagem ainda destacou aumento no número de acidentes ferroviários na região de Campinas em 2022, quando foram registradas 25 colisões, enquanto que em 2021, foram 11, mais que o dobro. O número de mortes também aumentou foram 5 em 2022, para 2 em 2021.
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.