O encerramento das atividades do ano letivo de 2023 do Programa OBSERVATÓRIO Educa foi realizado com uma reunião geral que contou com a participação de todos os municípios que fazem parte do programa Educa, no dia 07 de dezembro. Na ocasião, foram divulgados os resultados conquistados pelo programa, como a vitória pelo terceiro ano consecutivo do prêmio Senatran, além da entrega do Selo Destaques 2023, a 22 municípios participantes do Educa, pelas ações realizadas durante o ano letivo.
Desde o início do projeto-piloto, 300 mil estudantes, em quatro regiões do país e 54 municípios foram contemplados com os materiais do Educa. Neste ano, 34 municípios realizaram o projeto em sua rede de Ensino e destes, 22 municípios receberam o Selo Destaques. O reconhecimento é dado pelas ações de boas práticas e engajamento na rede nacional de educação para o trânsito formada pelo programa Educa.
“O reconhecimento da atuação dos municípios na promoção da educação para o trânsito é mais um passo que o Observatório dá no sentido de valorizar o trabalho dos nossos educadores, nessa iniciativa tão nobre de ajudar as crianças brasileiras na construção de seu perfil de cidadão consciente, no trânsito e na vida”, argumentou Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO.
Os 22 municípios que receberam o reconhecimento do Selo Destaques pelas ações de Educação para o Trânsito desenvolvidas foram: Arapiraca/AL; Japaratinga/AL; Marechal Deodoro/AL; São Sebastião/AL; Ribeira do Pombal/BA; Santa Luz/BA; Ilhéus/BA; Araguari/MG; Itabirito/MG; Laranjal/MG; Poços de Caldas/MG; Pouso Alegre/MG; Santa Rita do Sapucaí/MG; Ouro Branco/MG; Cabedelo/PB; Campina Grande/PB; Campo Largo/PR; Londrina/PR; São José dos Campos/SP; Barueri/SP; Hortolândia/SP; e Ribeirão Preto/SP.
Vale ressaltar que este ano, o OBSERVATÓRIO criou um espaço exclusivo no seu portal para o compartilhamento e divulgação de ações realizadas pelos municípios integrantes do programa Educa.
A coordenadora Nacional do Programa Educa, Edira Soares, destacou também que as reuniões mensais de acompanhamento foram um momento de troca de experiências entre os educadores e a equipe pedagógica do Educa. Essa troca de conteúdos possibilitou estimular os educadores mensalmente com temas originados da resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) a respeito das campanhas educativas e demais oportunidades para a inserção do tema trânsito ou a divulgação das boas práticas na didática dos estudantes, como foi o caso do edital da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), tema abordado em duas reuniões.
“Desde o início do programa, escolas ou instituições envolvidas com o Educa são agraciados com o prêmio Senatran. Em 2021, os alunos da Rede Tiradentes de Minas Gerais, participantes do programa, venceram o prêmio nas categorias: jogo lúdico e paródia. Em 2022, o Detran de Alagoas, venceu o prêmio na categoria: educação realizada pelos órgãos estaduais que integram o Sistema Nacional de Trânsito. Esse projeto educativo incluía um jogo gigante e a produção de filmes, inspirados nos livros do Educa; e em 2023, a Escola EMEP Professor Doutor Waldemar Roberto de Ribeirão Preto foi a vencedora”, afirmou Edira.
O ano de 2023 se encerra então com a grata surpresa vindo do município de Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo, com a Emef Doutor Waldemar Roberto, participante do programa OBSERVATÓRIO Educa recebendo o prêmio Senatran 2023, na categoria X – Desenvolvimento de iniciativas, projetos, campanhas e ou ações de educação parta o trânsito, desenvolvidos por unidade de Educação Básica e de Educação Especial no ano de 2022/2023 para a promoção e conscientização da segurança de trânsito no entorno escolar e comunidades próximas.
Membro do Conselho Deliberativo, Prof. Jorge Tiago Bastos, ministra palestra para a PRF
No último dia 02, o membro do Conselho Deliberativo do Observatório e integrante do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná), Professor Jorge Tiago Bastos ministrou uma palestra sobre Sistemas Seguros e Visão Zero.
CEO do Observatório participa de Audiência Pública no Supremo Tribunal Federal
O STF (Supremo Tribunal Federal) realizou nesta segunda-feira, 09, uma audiência pública que debateu sobre o vínculo empregatício entre motoristas de aplicativos e as plataformas digitais.
Observador Certificado discute em Brasília o trânsito na fronteira entre Corumbá/MS e Bolívia
A cidade de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, é uma das muitas que fazem fronteira com a Bolívia. Essa característica fronteiriça resulta em um trânsito intenso no município, devido à alta presença de veículos pesados e ao aumento da circulação de motoristas de diferentes nacionalidades.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: