Educação

BALANÇO DE ATIVIDADES DO PROGRAMA EDUCA 2023

Alcance de mais de 300 mil estudantes desde o projeto-piloto e reconhecimento de eficiência na Educação para o trânsito com três prêmios Senatran

Escrito por Portal ONSV

19 DEZ 2023 - 16H52

O encerramento das atividades do ano letivo de 2023 do Programa OBSERVATÓRIO Educa foi realizado com uma reunião geral que contou com a participação de todos os municípios que fazem parte do programa Educa, no dia 07 de dezembro. Na ocasião, foram divulgados os resultados conquistados pelo programa, como a vitória pelo terceiro ano consecutivo do prêmio Senatran, além da entrega do Selo Destaques 2023, a 22 municípios participantes do Educa, pelas ações realizadas durante o ano letivo.

Desde o início do projeto-piloto, 300 mil estudantes, em quatro regiões do país e 54 municípios foram contemplados com os materiais do Educa. Neste ano, 34 municípios realizaram o projeto em sua rede de Ensino e destes, 22 municípios receberam o Selo Destaques. O reconhecimento é dado pelas ações de boas práticas e engajamento na rede nacional de educação para o trânsito formada pelo programa Educa.

“O reconhecimento da atuação dos municípios na promoção da educação para o trânsito é mais um passo que o Observatório dá no sentido de valorizar o trabalho dos nossos educadores, nessa iniciativa tão nobre de ajudar as crianças brasileiras na construção de seu perfil de cidadão consciente, no trânsito e na vida”, argumentou Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO.

Os 22 municípios que receberam o reconhecimento do Selo Destaques pelas ações de Educação para o Trânsito desenvolvidas foram: Arapiraca/AL; Japaratinga/AL; Marechal Deodoro/AL; São Sebastião/AL; Ribeira do Pombal/BA; Santa Luz/BA; Ilhéus/BA; Araguari/MG; Itabirito/MG; Laranjal/MG; Poços de Caldas/MG; Pouso Alegre/MG; Santa Rita do Sapucaí/MG; Ouro Branco/MG; Cabedelo/PB; Campina Grande/PB; Campo Largo/PR; Londrina/PR; São José dos Campos/SP; Barueri/SP; Hortolândia/SP; e Ribeirão Preto/SP.

Vale ressaltar que este ano, o OBSERVATÓRIO criou um espaço exclusivo no seu portal para o compartilhamento e divulgação de ações realizadas pelos municípios integrantes do programa Educa.

A coordenadora Nacional do Programa Educa, Edira Soares, destacou também que as reuniões mensais de acompanhamento foram um momento de troca de experiências entre os educadores e a equipe pedagógica do Educa. Essa troca de conteúdos possibilitou estimular os educadores mensalmente com temas originados da resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) a respeito das campanhas educativas e demais oportunidades para a inserção do tema trânsito ou a divulgação das boas práticas na didática dos estudantes, como foi o caso do edital da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), tema abordado em duas reuniões.

“Desde o início do programa, escolas ou instituições envolvidas com o Educa são agraciados com o prêmio Senatran. Em 2021, os alunos da Rede Tiradentes de Minas Gerais, participantes do programa, venceram o prêmio nas categorias: jogo lúdico e paródia. Em 2022, o Detran de Alagoas, venceu o prêmio na categoria: educação realizada pelos órgãos estaduais que integram o Sistema Nacional de Trânsito. Esse projeto educativo incluía um jogo gigante e a produção de filmes, inspirados nos livros do Educa; e em 2023, a Escola EMEP Professor Doutor Waldemar Roberto de Ribeirão Preto foi a vencedora”, afirmou Edira.

O ano de 2023 se encerra então com a grata surpresa vindo do município de Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo, com a Emef Doutor Waldemar Roberto, participante do programa OBSERVATÓRIO Educa recebendo o prêmio Senatran 2023, na categoria X – Desenvolvimento de iniciativas, projetos, campanhas e ou ações de educação parta o trânsito, desenvolvidos por unidade de Educação Básica e de Educação Especial no ano de 2022/2023 para a promoção e conscientização da segurança de trânsito no entorno escolar e comunidades próximas.

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Educação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.