O encerramento das atividades do ano letivo de 2023 do Programa OBSERVATÓRIO Educa foi realizado com uma reunião geral que contou com a participação de todos os municípios que fazem parte do programa Educa, no dia 07 de dezembro. Na ocasião, foram divulgados os resultados conquistados pelo programa, como a vitória pelo terceiro ano consecutivo do prêmio Senatran, além da entrega do Selo Destaques 2023, a 22 municípios participantes do Educa, pelas ações realizadas durante o ano letivo.
Desde o início do projeto-piloto, 300 mil estudantes, em quatro regiões do país e 54 municípios foram contemplados com os materiais do Educa. Neste ano, 34 municípios realizaram o projeto em sua rede de Ensino e destes, 22 municípios receberam o Selo Destaques. O reconhecimento é dado pelas ações de boas práticas e engajamento na rede nacional de educação para o trânsito formada pelo programa Educa.
“O reconhecimento da atuação dos municípios na promoção da educação para o trânsito é mais um passo que o Observatório dá no sentido de valorizar o trabalho dos nossos educadores, nessa iniciativa tão nobre de ajudar as crianças brasileiras na construção de seu perfil de cidadão consciente, no trânsito e na vida”, argumentou Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO.
Os 22 municípios que receberam o reconhecimento do Selo Destaques pelas ações de Educação para o Trânsito desenvolvidas foram: Arapiraca/AL; Japaratinga/AL; Marechal Deodoro/AL; São Sebastião/AL; Ribeira do Pombal/BA; Santa Luz/BA; Ilhéus/BA; Araguari/MG; Itabirito/MG; Laranjal/MG; Poços de Caldas/MG; Pouso Alegre/MG; Santa Rita do Sapucaí/MG; Ouro Branco/MG; Cabedelo/PB; Campina Grande/PB; Campo Largo/PR; Londrina/PR; São José dos Campos/SP; Barueri/SP; Hortolândia/SP; e Ribeirão Preto/SP.
Vale ressaltar que este ano, o OBSERVATÓRIO criou um espaço exclusivo no seu portal para o compartilhamento e divulgação de ações realizadas pelos municípios integrantes do programa Educa.
A coordenadora Nacional do Programa Educa, Edira Soares, destacou também que as reuniões mensais de acompanhamento foram um momento de troca de experiências entre os educadores e a equipe pedagógica do Educa. Essa troca de conteúdos possibilitou estimular os educadores mensalmente com temas originados da resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) a respeito das campanhas educativas e demais oportunidades para a inserção do tema trânsito ou a divulgação das boas práticas na didática dos estudantes, como foi o caso do edital da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), tema abordado em duas reuniões.
“Desde o início do programa, escolas ou instituições envolvidas com o Educa são agraciados com o prêmio Senatran. Em 2021, os alunos da Rede Tiradentes de Minas Gerais, participantes do programa, venceram o prêmio nas categorias: jogo lúdico e paródia. Em 2022, o Detran de Alagoas, venceu o prêmio na categoria: educação realizada pelos órgãos estaduais que integram o Sistema Nacional de Trânsito. Esse projeto educativo incluía um jogo gigante e a produção de filmes, inspirados nos livros do Educa; e em 2023, a Escola EMEP Professor Doutor Waldemar Roberto de Ribeirão Preto foi a vencedora”, afirmou Edira.
O ano de 2023 se encerra então com a grata surpresa vindo do município de Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo, com a Emef Doutor Waldemar Roberto, participante do programa OBSERVATÓRIO Educa recebendo o prêmio Senatran 2023, na categoria X – Desenvolvimento de iniciativas, projetos, campanhas e ou ações de educação parta o trânsito, desenvolvidos por unidade de Educação Básica e de Educação Especial no ano de 2022/2023 para a promoção e conscientização da segurança de trânsito no entorno escolar e comunidades próximas.
Observadoras Certificadas tomam posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST)
Na última quarta-feira (27), as Observadoras Certificadas Adriana Modesto de Sousa e Inês Arend tomaram posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST), conforme a Portaria Contran nº 3, de 25 de julho de 2025, nas funções de titular e suplente, respectivamente. A indicação foi realizada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.