Educação

BALANÇO DE ATIVIDADES DO PROGRAMA EDUCA 2023

Alcance de mais de 300 mil estudantes desde o projeto-piloto e reconhecimento de eficiência na Educação para o trânsito com três prêmios Senatran

Escrito por Portal ONSV

19 DEZ 2023 - 16H52

O encerramento das atividades do ano letivo de 2023 do Programa OBSERVATÓRIO Educa foi realizado com uma reunião geral que contou com a participação de todos os municípios que fazem parte do programa Educa, no dia 07 de dezembro. Na ocasião, foram divulgados os resultados conquistados pelo programa, como a vitória pelo terceiro ano consecutivo do prêmio Senatran, além da entrega do Selo Destaques 2023, a 22 municípios participantes do Educa, pelas ações realizadas durante o ano letivo.

Desde o início do projeto-piloto, 300 mil estudantes, em quatro regiões do país e 54 municípios foram contemplados com os materiais do Educa. Neste ano, 34 municípios realizaram o projeto em sua rede de Ensino e destes, 22 municípios receberam o Selo Destaques. O reconhecimento é dado pelas ações de boas práticas e engajamento na rede nacional de educação para o trânsito formada pelo programa Educa.

“O reconhecimento da atuação dos municípios na promoção da educação para o trânsito é mais um passo que o Observatório dá no sentido de valorizar o trabalho dos nossos educadores, nessa iniciativa tão nobre de ajudar as crianças brasileiras na construção de seu perfil de cidadão consciente, no trânsito e na vida”, argumentou Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO.

Os 22 municípios que receberam o reconhecimento do Selo Destaques pelas ações de Educação para o Trânsito desenvolvidas foram: Arapiraca/AL; Japaratinga/AL; Marechal Deodoro/AL; São Sebastião/AL; Ribeira do Pombal/BA; Santa Luz/BA; Ilhéus/BA; Araguari/MG; Itabirito/MG; Laranjal/MG; Poços de Caldas/MG; Pouso Alegre/MG; Santa Rita do Sapucaí/MG; Ouro Branco/MG; Cabedelo/PB; Campina Grande/PB; Campo Largo/PR; Londrina/PR; São José dos Campos/SP; Barueri/SP; Hortolândia/SP; e Ribeirão Preto/SP.

Vale ressaltar que este ano, o OBSERVATÓRIO criou um espaço exclusivo no seu portal para o compartilhamento e divulgação de ações realizadas pelos municípios integrantes do programa Educa.

A coordenadora Nacional do Programa Educa, Edira Soares, destacou também que as reuniões mensais de acompanhamento foram um momento de troca de experiências entre os educadores e a equipe pedagógica do Educa. Essa troca de conteúdos possibilitou estimular os educadores mensalmente com temas originados da resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) a respeito das campanhas educativas e demais oportunidades para a inserção do tema trânsito ou a divulgação das boas práticas na didática dos estudantes, como foi o caso do edital da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), tema abordado em duas reuniões.

“Desde o início do programa, escolas ou instituições envolvidas com o Educa são agraciados com o prêmio Senatran. Em 2021, os alunos da Rede Tiradentes de Minas Gerais, participantes do programa, venceram o prêmio nas categorias: jogo lúdico e paródia. Em 2022, o Detran de Alagoas, venceu o prêmio na categoria: educação realizada pelos órgãos estaduais que integram o Sistema Nacional de Trânsito. Esse projeto educativo incluía um jogo gigante e a produção de filmes, inspirados nos livros do Educa; e em 2023, a Escola EMEP Professor Doutor Waldemar Roberto de Ribeirão Preto foi a vencedora”, afirmou Edira.

O ano de 2023 se encerra então com a grata surpresa vindo do município de Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo, com a Emef Doutor Waldemar Roberto, participante do programa OBSERVATÓRIO Educa recebendo o prêmio Senatran 2023, na categoria X – Desenvolvimento de iniciativas, projetos, campanhas e ou ações de educação parta o trânsito, desenvolvidos por unidade de Educação Básica e de Educação Especial no ano de 2022/2023 para a promoção e conscientização da segurança de trânsito no entorno escolar e comunidades próximas.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Grande_Sao_Paulo_registra_aumento_de_mortes
Observadores Certificados

Grande São Paulo registra aumento de 32% no número de mortes no trânsito

O Observador Certificado Marco Antonio Ghiraldello falou ontem (17), pela Radioagência Nacional, da EBC – Empresa Brasil Comunicação, veículo público de comunicação, sobre os principais motivos que levaram o trânsito da Grande São Paulo a registrar aumento no número de óbitos nos primeiros cinco meses de 2024, comparado ao mesmo período de 2023.

Jornal_Manha_Bandeirantes_destaca_aumento_de_sinistro_de_transito_na_grande_sao_paulo
Observadores Certificados

Jornal Manhã Bandeirantes destaca aumento de sinistros de trânsito na Grande São Paulo

O jornal Manhã Bandeirantes de ontem (16), consultou o Observador Certificado e coordenador do Núcleo de Esforço Legal do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Kenedy Santos Pereira, para falar sobre os principais motivos para os cinco primeiros meses de 2024 serem os mais letais dos últimos seis anos no trânsito da Grande São Paulo.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Educação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.