A pesquisa “Indicadores do desempenho da segurança viária no cenário brasileiro”, de autoria dos pesquisadores: Dara de Cezar Borszcz; o professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná), coordenador do acordo de cooperação técnica entre o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e a UFPR, Jorge Tiago Bastos; o head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO, Pedro Augusto Borges Santos, foi produzida no âmbito do grupo de pesquisa do OBSERVATÓRIO e financiada pela entidade, e apresentada durante o 37º ANPET Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, em Santos, no litoral do estado de São Paulo, entre os dias 06 e 10 de novembro.
Com apresentação de Dara de Cezar Borszcz o artigo científico teve como objetivo avaliar a abrangência dos indicadores do desempenho da segurança viária disponíveis no Brasil, tanto em termos geográficos quanto em relação aos pilares do Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito). A metodologia adotada envolveu a identificação de fontes oficiais, o cálculo dos indicadores e a análise estatística usando o coeficiente de correlação de Spearman.
Foram identificadas lacunas de indicadores no que diz respeito à sua associação com os pilares do Pnatrans e as etapas de um sinistro de trânsito. A análise das correlações permitiu identificar os indicadores cuja influência no indicador de mortes por 10 mil veículos foi mais evidente. A indisponibilidade da coleta sistematizada e centralizada ainda faz com que o conjunto atual de indicadores apresente algum viés ou associação muito indireta com ocorrência ou severidade dos sinistros. Esforços no sentido da padronização e sistematização de indicadores são fundamentais para orientar a revisão da política nacional de segurança viária.
Dara de Cezar Borszcz é aluna da UFPR, membra do Grupo de Pesquisa CNPq do OBSERVATÓRIO, faz parte do projeto de pesquisa da UFPR intitulado “Observatório Nacional de Segurança Viária”.