O Momento Segurança no Trânsito desta semana traz o segundo programa sobre a importância de se respeitar o limite de velocidade estabelecido nas via. Desta vez o quadro mostra atitudes preventivas para serem adotadas no dia a dia, independentemente da velocidade, destacando que, após apontar os riscos, a hora é de indicar a prevenção que é capaz de garantir a segurança no trânsito.
A primeira orientação é: reduza a velocidade e esteja atento quando circular por locais com grande fluxo de pedestres (ou de ciclistas), como escolas e hospitais, por exemplo. Com atenção e respeito às pessoas com as quais você compartilha as vias, a possibilidade de não provocar um acidente é maior.
Manter distância segura do veículo que vai à frente é destacado também como atitude positiva do condutor consciente e capaz de evitar acidentes. A distância segura é importante para que o tempo de reação seja suficiente para parar o veículo e, assim, impedir a ocorrência de acidentes. Para medir a distância segura, conte três segundos a partir de um ponto fixo, mesmo se estiver em baixa velocidade.
O quadro orienta também reduzir a velocidade do veículo ao entrar em curvas e, quando estiver nelas, nunca frear, já que a frenagem pode fazer com que o veículo perca a estabilidade. No caso de encontrar animais na pista, ressalta o programa, nunca buzine ou acenda os faróis, para não assustá-los. A postura correta neste caso é reduzir a velocidade e ser paciente. Do mesmo modo, convém também avisar os condutores que vierem em sentido contrário sobre a presença de animais na pista. Isso se faz dando um lampejo com o farol alto e fazendo um sinal com as mãos para baixo mostrando os 4 dedos.
Produzido pelo Programa Observar, parceria entre o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e a Seguradora Líder-DPVAT, o Momento Segurança no Trânsito é distribuído gratuitamente a todos os interessados em difundir educação e conscientização voltadas à construção de um trânsito mais seguro e, consequentemente, com menos acidentes, mortes e feridos graves.
Criado com o objetivo de ampliar as parcerias do OBSERVATÓRIO e levar ainda mais a conscientização junto à população, os vídeos são gratuitos e quem quiser recebê-los para divulgação deve encaminhar solicitação para o email onsv@onsv.org.br.
Confira o vídeo:
OBSERVATÓRIO divulga relatório anual de 2024
Com mais de 50 páginas, o Relatório Anual 2024 do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária reúne os principais feitos, resultados e iniciativas realizadas ao longo de um ano marcado por grandes projetos, eventos de relevância nacional e avanços nas áreas de pesquisa e mobilização social.
OBSERVATÓRIO participa de assembleia de Associados da ABEETRANS
Na última quinta-feira, 26 de junho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária marcou presença na Assembleia dos Associados da ABEETRANS (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito), realizada no Hotel Meliá-Ibirapuera, em São Paulo. O evento reuniu mais de 100 participantes, entre associados, convidados e autoridades do setor de trânsito e mobilidade urbana.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a falta de motociclistas habilitados no Brasil
No último sábado, dia 28, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, concedeu entrevista para o Jornal Nacional, da TV Globo, sobre a baixa taxa de motociclistas habilitados no Brasil e os fatores que contribuem para esse cenário.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.