Educação

Momento Segurança no Trânsito traz segundo programa sobre velocidade

Escrito por Portal ONSV

14 MAR 2017 - 09H58

O Momento Segurança no Trânsito desta semana traz o segundo programa sobre a importância de se respeitar o limite de velocidade estabelecido nas via. Desta vez o quadro mostra atitudes preventivas para serem adotadas no dia a dia, independentemente da velocidade, destacando que, após apontar os riscos, a hora é de indicar a prevenção que é capaz de garantir a segurança no trânsito.

A primeira orientação é: reduza a velocidade e esteja atento quando circular por locais com grande fluxo de pedestres (ou de ciclistas), como escolas e hospitais, por exemplo. Com atenção e respeito às pessoas com as quais você compartilha as vias, a possibilidade de não provocar um acidente é maior.

Manter distância segura do veículo que vai à frente é destacado também como atitude positiva do condutor consciente e capaz de evitar acidentes. A distância segura é importante para que o tempo de reação seja suficiente para parar o veículo e, assim, impedir a ocorrência de acidentes. Para medir a distância segura, conte três segundos a partir de um ponto fixo, mesmo se estiver em baixa velocidade.

O quadro orienta também reduzir a velocidade do veículo ao entrar em curvas e, quando estiver nelas, nunca frear, já que a frenagem pode fazer com que o veículo perca a estabilidade. No caso de encontrar animais na pista, ressalta o programa, nunca buzine ou acenda os faróis, para não assustá-los. A postura correta neste caso é reduzir a velocidade e ser paciente. Do mesmo modo, convém também avisar os condutores que vierem em sentido contrário sobre a presença de animais na pista. Isso se faz dando um lampejo com o farol alto e fazendo um sinal com as mãos para baixo mostrando os 4 dedos.

Produzido pelo Programa Observar, parceria entre o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e a Seguradora Líder-DPVAT, o Momento Segurança no Trânsito é distribuído gratuitamente a todos os interessados em difundir educação e conscientização voltadas à construção de um trânsito mais seguro e, consequentemente, com menos acidentes, mortes e feridos graves.

Criado com o objetivo de ampliar as parcerias do OBSERVATÓRIO e levar ainda mais a conscientização junto à população, os vídeos são gratuitos e quem quiser recebê-los para divulgação deve encaminhar solicitação para o email onsv@onsv.org.br.

Confira o vídeo:

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Educação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.