O Programa Educa, desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, será implementado nas turmas do Ensino Fundamental 2 da rede estadual de ensino, nas escolas de Curitiba e Região Metropolitana, no estado do Paraná. A iniciativa é fruto da parceria entre OBSERVATÓRIO, Seed (Secretaria de Educação do Estado) e o Paranaeducação.
O Programa Educa em Curitiba se tornou possível graças às tratativas iniciais realizadas entre o membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Mauro Gil, e o superintendente do Paranaeducação, Carlos Roberto Tamura, que posteriormente, apresentou todos os materiais do programa à Secretaria de Educação do estado. Com a aprovação do uso dos materiais entre os estudantes do Ensino Fundamental 2 das escolas estaduais de Curitiba e Região Metropolitana, o OBSERVATÓRIO disponibilizou 14 mil exemplares para o estado do Paraná fazer a distribuição para os municípios.
Dessa forma, no início de julho, com o auxílio do Detran-PR (Departamento de Trânsito do Paraná) foi realizada a entrega oficial dos livros para Curitiba, por meio do secretário da Seed, prof. Roni Miranda Vieira; e o superintendente do Paranaeducação, Carlos Roberto Tamura; com a participação dos representantes do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães; os membros do Conselho Deliberativo, Mauro Gil; o Prof. Jorge Tiago Bastos, do Departamento de Transportes da Universidade Federal do Paraná; e a pedagoga e Observadora Certificada, Stefania Alvise, que ficará responsável pelo acompanhamento e suporte ao desenvolvimento do programa Educa no Paraná.
1/5
Observadoras Certificadas tomam posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST)
Na última quarta-feira (27), as Observadoras Certificadas Adriana Modesto de Sousa e Inês Arend tomaram posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST), conforme a Portaria Contran nº 3, de 25 de julho de 2025, nas funções de titular e suplente, respectivamente. A indicação foi realizada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.