O Programa Educa, desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, será implementado nas turmas do Ensino Fundamental 2 da rede estadual de ensino, nas escolas de Curitiba e Região Metropolitana, no estado do Paraná. A iniciativa é fruto da parceria entre OBSERVATÓRIO, Seed (Secretaria de Educação do Estado) e o Paranaeducação.
O Programa Educa em Curitiba se tornou possível graças às tratativas iniciais realizadas entre o membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Mauro Gil, e o superintendente do Paranaeducação, Carlos Roberto Tamura, que posteriormente, apresentou todos os materiais do programa à Secretaria de Educação do estado. Com a aprovação do uso dos materiais entre os estudantes do Ensino Fundamental 2 das escolas estaduais de Curitiba e Região Metropolitana, o OBSERVATÓRIO disponibilizou 14 mil exemplares para o estado do Paraná fazer a distribuição para os municípios.
Dessa forma, no início de julho, com o auxílio do Detran-PR (Departamento de Trânsito do Paraná) foi realizada a entrega oficial dos livros para Curitiba, por meio do secretário da Seed, prof. Roni Miranda Vieira; e o superintendente do Paranaeducação, Carlos Roberto Tamura; com a participação dos representantes do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães; os membros do Conselho Deliberativo, Mauro Gil; o Prof. Jorge Tiago Bastos, do Departamento de Transportes da Universidade Federal do Paraná; e a pedagoga e Observadora Certificada, Stefania Alvise, que ficará responsável pelo acompanhamento e suporte ao desenvolvimento do programa Educa no Paraná.
1/5
MORTES NO TRÂNSITO CRESCEM 13,5% NA ÚLTIMA DÉCADA; OBSERVATÓRIO E UFPR COMENTAM DADOS À REVISTA FAPESP
A edição de outubro da revista Pesquisa Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), única revista jornalística especializada em cobrir a produção científica e tecnológica do Brasil, destacou o aumento de 13,5% em mortes no trânsito na última década no Brasil. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e a UFPR (Universidade Federal do Paraná) foram consultados pela reportagem para avaliar os possíveis motivos desse aumento.
IMPRUDÊNCIA NO TRÂNSITO E TRAVESSIA INDEVIDA EM LINHA FÉRREA É DESTAQUE DO AL TV 1 EDIÇÃO
A imprudência dos motoristas continua sendo a principal causa para os sinistros de trânsito no Brasil, são cerca de 40 mil vítimas por ano. O instrutor e Observador Certificado, Walter Lima, falou sobre maneiras de evitar envolvimento em ocorrências de trânsito durante o AL TV 1ª Edição, da TV Gazeta de Alagoas, afiliada à TV Globo naquele estado.
OBSERVADOR CERTIFICADO FALA SOBRE MELHORIA DE TRÁFEGO E MOBILIDADE COM INAUGURAÇÃO DE PONTE EM RECIFE/PE
Programada para ser inaugurada no primeiro semestre de 2024 pela prefeitura de Recife, no estado de Pernambuco, a ponte Engenheiro Jaime Gusmão, popularmente conhecida como ponte Iputinga-Monteiro, deve encurtar o percurso entre as zonas Norte e Oeste da capital pernambucana. O Observador Certificado e especialista em mobilidade urbana e fiscalização de trânsito, Emanoel Silva, falou recentemente sobre a importância dessa obra na Rádio Jornal, para a melhoria do tráfego na cidade.
Boleto