O Jornal SPTV 2, da TV Globo de ontem (30), revelou o aumento nos casos de motoristas flagrados dirigindo bêbados, além da quantidade de condutores que recusaram em fazer o teste do bafômetro na cidade de São Paulo, conforme dados levantados pelo Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo). O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, fala sobre possibilidades para redução desses dados.
Segundo apuração do SPTV 2, o mês de setembro registrou aumento de 135% em casos de motoristas flagrados dirigindo bêbados em comparação com o mesmo mês, em 2022. Foram registradas 108 autuações em setembro de 23, enquanto foram contabilizadas 46 autuações em setembro de 22.
Em relação à quantidade de condutores que se recusaram a fazer o teste do bafômetro também houve aumento. Foram 988 casos registrados de recusa em setembro deste ano, contra 662, em setembro de 2022, aumento de 59% segundo dados do Detran-SP.
O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO, Pedro Borges, acredita que o caminho é reforçar a fiscalização. “Estudos mostram que a criação da Lei Seca e uma maior fiscalização do nível de embriaguez dos condutores mostrou que houve grandes reduções, principalmente naqueles acidentes com vítimas fatais”, explicou.
Assista à matéria completa: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/sp2/video/justica-determina-a-prisao-preventiva-de-jovem-que-atropelou-e-matou-idosas-na-zona-norte-de-sp-12072982.ghtml
Projeto de Lei para reduzir mortes no trânsito é apresentado em reunião online
Nesta segunda-feira, 24, ocorreu uma reunião online de apresentação do PL 2789/2023. O projeto de lei visa reduzir as mortes no trânsito no território brasileiro. O OBSERVATÓRIO, que foi representado pelo seu CEO, Paulo Guimarães, é uma das organizações que apoiam o projeto.
CEO do Observatório fala sobre transporte de passageiros em motocicletas, ao Bom Dia Sábado, da Rede Globo
A reportagem discutiu a regulamentação dos mototáxis na cidade de São Paulo. Desde o início de 2025, a prefeitura e as empresas de transporte coletivo têm debatido a questão. O transporte de passageiros por motocicletas é uma prática comum em diversas cidades, como Rio de Janeiro (RJ) e Osasco, sendo esta última citada como exemplo na reportagem.
Observadora Certificada palestra em homenagem ao mês da mulher
A OC, pelo ONSV, Sene Ferreira, Professora, Instrutora de Trânsito e Neuropsicopedagoga, participou do evento "Nosso Momento Chegou! Mulher", que ocorreu no dia 15 de março (sábado), durante a manhã, no Território do Município de Itacaré-BA, no Centro Educacional (CEI).
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.