Na última sexta-feira (31), a CBN Campinas (99,1 FM) entrevistou o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, e falou sobre a importância das ações de conscientização para o trânsito seguro realizadas durante o mês de maio, destacando alguns dados de ocorrências de trânsito apuradas na região de Campinas, interior de São Paulo.
“Falando de Maio Amarelo, a campanha deste ano foi um sucesso e eu atribuo esse sucesso porque, quando a gente fala de trânsito, de prevenção, de políticas públicas, a gente olha muito para os governos e o Maio Amarelo tem essa característica, essa capacidade de unir todas as esferas da sociedade. A sociedade civil, a iniciativa privada e o poder público e neste ano, a gente conseguiu que todos os Detrans de todos os estados aderissem à campanha”, informou Paulo Guimarães.
Conforme informou a reportagem, a cidade de Campinas registrou média de 12 sinistros de trânsito por dia. Ao considerar as cinco maiores cidades da Região Metropolitana de Campinas, esses casos sobem para 27 ocorrências diárias.
O CEO do OBSERVATÓRIO reforçou que a conscientização da população é o melhor caminho para combater as infrações de trânsito e que deve começar desde a infância, em casa e na escola, para enraizar a construção de um perfil de cidadão melhor para as crianças.
“A gente tem alguns programas nesse sentido, um deles é o programa Observatório Educa, onde a gente leva a Educação para o trânsito ao Ensino Fundamental e a ideia é muito mais do que você falar sobre a diferença de uma placa proibido estacionar e permitido estacionar, é motivar essas crianças a crescerem, utilizando o trânsito como tema transversal, mas com um perfil melhor de cidadania. Ensinando que a gente compartilha o espaço público, que a gente tem regras para respeitar, que nossas ações geram consequências. Então quando a gente consegue criar esse perfil melhor de cidadão, quando essas crianças chegam à sua juventude, enfim se tornam adultos, têm uma condição melhor para poderem monitorar, ter mais acesso a essa percepção de risco e agir de forma mais adequada, independentemente da questão técnica”, frisou.
Ouça completo:
OBSERVATÓRIO participa de assembleia de Associados da ABEETRANS
Na última quinta-feira, 26 de junho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária marcou presença na Assembleia dos Associados da ABEETRANS (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito), realizada no Hotel Meliá-Ibirapuera, em São Paulo. O evento reuniu mais de 100 participantes, entre associados, convidados e autoridades do setor de trânsito e mobilidade urbana.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a falta de motociclistas habilitados no Brasil
No último sábado, dia 28, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, concedeu entrevista para o Jornal Nacional, da TV Globo, sobre a baixa taxa de motociclistas habilitados no Brasil e os fatores que contribuem para esse cenário.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre sinistros de trânsito na região do Vale do Paraíba, em São Paulo
Na última quarta-feira, dia 18, o Jornal Vanguarda realizou uma reportagem sobre os sinistros de trânsito nas cidades do Vale do Paraíba e suas principais causas. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para analisar os dados e comentar o cenário da região.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.