Na última sexta-feira (31), a CBN Campinas (99,1 FM) entrevistou o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, e falou sobre a importância das ações de conscientização para o trânsito seguro realizadas durante o mês de maio, destacando alguns dados de ocorrências de trânsito apuradas na região de Campinas, interior de São Paulo.
“Falando de Maio Amarelo, a campanha deste ano foi um sucesso e eu atribuo esse sucesso porque, quando a gente fala de trânsito, de prevenção, de políticas públicas, a gente olha muito para os governos e o Maio Amarelo tem essa característica, essa capacidade de unir todas as esferas da sociedade. A sociedade civil, a iniciativa privada e o poder público e neste ano, a gente conseguiu que todos os Detrans de todos os estados aderissem à campanha”, informou Paulo Guimarães.
Conforme informou a reportagem, a cidade de Campinas registrou média de 12 sinistros de trânsito por dia. Ao considerar as cinco maiores cidades da Região Metropolitana de Campinas, esses casos sobem para 27 ocorrências diárias.
O CEO do OBSERVATÓRIO reforçou que a conscientização da população é o melhor caminho para combater as infrações de trânsito e que deve começar desde a infância, em casa e na escola, para enraizar a construção de um perfil de cidadão melhor para as crianças.
“A gente tem alguns programas nesse sentido, um deles é o programa Observatório Educa, onde a gente leva a Educação para o trânsito ao Ensino Fundamental e a ideia é muito mais do que você falar sobre a diferença de uma placa proibido estacionar e permitido estacionar, é motivar essas crianças a crescerem, utilizando o trânsito como tema transversal, mas com um perfil melhor de cidadania. Ensinando que a gente compartilha o espaço público, que a gente tem regras para respeitar, que nossas ações geram consequências. Então quando a gente consegue criar esse perfil melhor de cidadão, quando essas crianças chegam à sua juventude, enfim se tornam adultos, têm uma condição melhor para poderem monitorar, ter mais acesso a essa percepção de risco e agir de forma mais adequada, independentemente da questão técnica”, frisou.
Ouça completo:
Observadoras Certificadas tomam posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST)
Na última quarta-feira (27), as Observadoras Certificadas Adriana Modesto de Sousa e Inês Arend tomaram posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST), conforme a Portaria Contran nº 3, de 25 de julho de 2025, nas funções de titular e suplente, respectivamente. A indicação foi realizada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.