Entrevista

CBN Campinas e CEO do OBSERVATÓRIO fazem balanço de ações do Maio Amarelo

Escrito por Portal ONSV

05 JUN 2024 - 16H53

Na última sexta-feira (31), a CBN Campinas (99,1 FM) entrevistou o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, e falou sobre a importância das ações de conscientização para o trânsito seguro realizadas durante o mês de maio, destacando alguns dados de ocorrências de trânsito apuradas na região de Campinas, interior de São Paulo.

“Falando de Maio Amarelo, a campanha deste ano foi um sucesso e eu atribuo esse sucesso porque, quando a gente fala de trânsito, de prevenção, de políticas públicas, a gente olha muito para os governos e o Maio Amarelo tem essa característica, essa capacidade de unir todas as esferas da sociedade. A sociedade civil, a iniciativa privada e o poder público e neste ano, a gente conseguiu que todos os Detrans de todos os estados aderissem à campanha”, informou Paulo Guimarães.

Conforme informou a reportagem, a cidade de Campinas registrou média de 12 sinistros de trânsito por dia. Ao considerar as cinco maiores cidades da Região Metropolitana de Campinas, esses casos sobem para 27 ocorrências diárias.

O CEO do OBSERVATÓRIO reforçou que a conscientização da população é o melhor caminho para combater as infrações de trânsito e que deve começar desde a infância, em casa e na escola, para enraizar a construção de um perfil de cidadão melhor para as crianças.

“A gente tem alguns programas nesse sentido, um deles é o programa Observatório Educa, onde a gente leva a Educação para o trânsito ao Ensino Fundamental e a ideia é muito mais do que você falar sobre a diferença de uma placa proibido estacionar e permitido estacionar, é motivar essas crianças a crescerem, utilizando o trânsito como tema transversal, mas com um perfil melhor de cidadania. Ensinando que a gente compartilha o espaço público, que a gente tem regras para respeitar, que nossas ações geram consequências. Então quando a gente consegue criar esse perfil melhor de cidadão, quando essas crianças chegam à sua juventude, enfim se tornam adultos, têm uma condição melhor para poderem monitorar, ter mais acesso a essa percepção de risco e agir de forma mais adequada, independentemente da questão técnica”, frisou.

Ouça completo: 


Seminario_de_prevencao_de_uso_de_alcool_e_drogas
Observadores Certificados

Seminário de Prevenção do uso do Álcool e outras Drogas no Trânsito em Minas Gerais tem palestra de representante do OBSERVATÓRIO

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Supod) realizou no final de maio, o Seminário de Prevenção do uso do Álcool e outras Drogas no Trânsito. O evento, realizado no auditório da Escola de Formação e Aperfeiçoamentos de Sargentos da Polícia Militar de Minas Gerais, em Belo Horizonte, contou com a presença do Observador Certificado e representante do Movimento Maio Amarelo em Minas Gerais, Alexander Magalhães.

Observadores_certificados_tomam_posse_cetran_mg
Observadores Certificados

Observadores Certificados tomam posse junto ao Conselho Estadual de Trânsito de Minas Gerais

No dia 23 de abril, foi realizada a posse dos novos membros do Conselho Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Cetran-MG). Na ocasião foram empossados como conselheiros os Observadores Certificados Alexander Ferreira de Magalhães e Kenedy Santos Pereira. A cerimônia ocorreu no Palácio Tiradentes na Cidade Administrativa em Belo Horizonte, e contou com a presença da Secretária de Estado e Planejamento e Gestão, Luísa Cardoso Barreto, presidente do colegiado, do Chefe da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), antigo Detran-MG, Lucas Vilas Boas Pacheco, conselheiros empossados e integrantes da equipe administrativa do colegiado.

Observatorio_debate_sobre_desafios_perspectivas_seguranca_viaria_encontro_esg
Matérias

OBSERVATÓRIO debate sobre desafios e perspectivas da Segurança Viária em Encontro ESG

Com o objetivo de fomentar práticas mais sustentáveis, responsáveis, éticas e alinhadas aos valores do ESG (Ambiental, Social e Governança) no setor, o Setcesp (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região) realizou nos dias 05 e 06 de junho, o Encontro ESG: Desafios e Oportunidades no Transporte de Cargas, durante a Jornada de Sustentabilidade. O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, esteve entre os debatedores do Painel Segurança Viária ou do Trabalho desafios e perspectivas.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Entrevista

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.