Entrevista

CBN Campinas e CEO do OBSERVATÓRIO fazem balanço de ações do Maio Amarelo

Escrito por Portal ONSV

05 JUN 2024 - 16H53

Na última sexta-feira (31), a CBN Campinas (99,1 FM) entrevistou o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, e falou sobre a importância das ações de conscientização para o trânsito seguro realizadas durante o mês de maio, destacando alguns dados de ocorrências de trânsito apuradas na região de Campinas, interior de São Paulo.

“Falando de Maio Amarelo, a campanha deste ano foi um sucesso e eu atribuo esse sucesso porque, quando a gente fala de trânsito, de prevenção, de políticas públicas, a gente olha muito para os governos e o Maio Amarelo tem essa característica, essa capacidade de unir todas as esferas da sociedade. A sociedade civil, a iniciativa privada e o poder público e neste ano, a gente conseguiu que todos os Detrans de todos os estados aderissem à campanha”, informou Paulo Guimarães.

Conforme informou a reportagem, a cidade de Campinas registrou média de 12 sinistros de trânsito por dia. Ao considerar as cinco maiores cidades da Região Metropolitana de Campinas, esses casos sobem para 27 ocorrências diárias.

O CEO do OBSERVATÓRIO reforçou que a conscientização da população é o melhor caminho para combater as infrações de trânsito e que deve começar desde a infância, em casa e na escola, para enraizar a construção de um perfil de cidadão melhor para as crianças.

“A gente tem alguns programas nesse sentido, um deles é o programa Observatório Educa, onde a gente leva a Educação para o trânsito ao Ensino Fundamental e a ideia é muito mais do que você falar sobre a diferença de uma placa proibido estacionar e permitido estacionar, é motivar essas crianças a crescerem, utilizando o trânsito como tema transversal, mas com um perfil melhor de cidadania. Ensinando que a gente compartilha o espaço público, que a gente tem regras para respeitar, que nossas ações geram consequências. Então quando a gente consegue criar esse perfil melhor de cidadão, quando essas crianças chegam à sua juventude, enfim se tornam adultos, têm uma condição melhor para poderem monitorar, ter mais acesso a essa percepção de risco e agir de forma mais adequada, independentemente da questão técnica”, frisou.

Ouça completo: 


Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Entrevista

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.