O jornal SPTV 2ª Edição, da TV Globo informou na última sexta-feira (26), que cerca de 500 radares não funcionam na capital do estado de São Paulo. O presidente do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, foi consultado pela reportagem para explicar a importância do funcionamento adequado desses equipamentos para a segurança no trânsito.
De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), dos 877 radares instalados na cidade de São Paulo, apenas 482 estão funcionando. Números do Infosiga SP - Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo, só no primeiro trimestre deste ano, o trânsito da cidade de São Paulo matou 237 pessoas. Esse foi o maior número de óbitos no trânsito desde 2016. Em 2023, foram 987 mortes, o ano mais letal desde 2015, em que a cidade de São Paulo contabilizou 1.129 mortes no trânsito.
O presidente do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO destacou, “Qualquer cidadão brasileiro gosta das câmeras de segurança na rua, no condomínio, na escola, no shopping, mas ele não aceita a câmera de segurança das vias que estão ali para proteger também. Eles falam que as outras câmeras, são para proteger o patrimônio Eu costumo dizer que o maior patrimônio que você tem é a sua vida.”
O representante do OBSERVATÓRIO afirmou também que é falsa a ideia de que a principal função dos radares é multar. “Se você pegar hoje, menos de 10% dos motoristas habilitados no país é onde se concentra o grande número de infração. Ou seja, a grande maioria dos motorista sequer cometeu uma infração em 12 meses.”
Assista à reportagem completa: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/sp2/video/mais-da-metade-dos-radares-da-capital-nao-estao-funcionando-12551820.ghtml
Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo
O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.
PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná
O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.
Iluminação pública contribui para o trânsito seguro
Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.
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