Entrevista

Cerca de 500 radares não funcionam na capital do estado de São Paulo

Locais em que aconteceram sinistros de trânsito fatais estavam com equipamentos desligados

Escrito por Portal ONSV

29 ABR 2024 - 14H42

O jornal SPTV 2ª Edição, da TV Globo informou na última sexta-feira (26), que cerca de 500 radares não funcionam na capital do estado de São Paulo. O presidente do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, foi consultado pela reportagem para explicar a importância do funcionamento adequado desses equipamentos para a segurança no trânsito.

De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), dos 877 radares instalados na cidade de São Paulo, apenas 482 estão funcionando. Números do Infosiga SP - Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo, só no primeiro trimestre deste ano, o trânsito da cidade de São Paulo matou 237 pessoas. Esse foi o maior número de óbitos no trânsito desde 2016. Em 2023, foram 987 mortes, o ano mais letal desde 2015, em que a cidade de São Paulo contabilizou 1.129 mortes no trânsito.

O presidente do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO destacou, “Qualquer cidadão brasileiro gosta das câmeras de segurança na rua, no condomínio, na escola, no shopping, mas ele não aceita a câmera de segurança das vias que estão ali para proteger também. Eles falam que as outras câmeras, são para proteger o patrimônio Eu costumo dizer que o maior patrimônio que você tem é a sua vida.”

O representante do OBSERVATÓRIO afirmou também que é falsa a ideia de que a principal função dos radares é multar. “Se você pegar hoje, menos de 10% dos motoristas habilitados no país é onde se concentra o grande número de infração. Ou seja, a grande maioria dos motorista sequer cometeu uma infração em 12 meses.”

Assista à reportagem completa: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/sp2/video/mais-da-metade-dos-radares-da-capital-nao-estao-funcionando-12551820.ghtml

Campinas_registra_maior_numero_de_mortes_no_transito_em_abril
Observadores Certificados

Campinas/SP registrou o maior número de mortes no trânsito no mês de abril

A CBN Campinas (99,1 FM), informou na última sexta-feira (17), que a cidade de Campinas, no interior de São Paulo, registrou aumento de 42% no número de vítimas fatais em sinistros de trânsito nos quatro primeiros meses de 2024, no comparativo com o mesmo período do ano anterior. O instrutor, educador de trânsito e Observador Certificado, Luiz Lima foi consultado pela reportagem para falar sobre esses dados.

Maio_Amarelo_psicologia_do_transito_comportamento_seguro
Observadores Certificados

Maio Amarelo, Psicologia do Trânsito e comportamento seguro

Na última segunda-feira (13), a Psicóloga do Trânsito e Observadora Certificada, Fernanda Prado, participou do programa Auto Papo, apresentado por Ney Rodrigues, na Rádio Bella FM (98,7), localizada no município de Cláudio, em Minas Gerais. O programa teve como tema o Movimento Maio Amarelo, abordando a sua origem, a quem se destina, a sua aplicabilidade e a importância do tema escolhido este ano, “Paz no Trânsito começa por Você”. Na oportunidade, também foi apresentado o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e falou-se sobre a Psicologia do Trânsito.

Live_Maio_Amarelo_programa_educa_pocos_de_caldas_mg
Observadores Certificados

Professores de escolas integrantes do Programa Educa em Poços de Caldas/MG promovem live sobre o Maio Amarelo

Foi realizada no início do mês de maio, a live “Maio Amarelo: paz no trânsito começa por você”, promovida pelo Centro de Referência do Professor – Cerpro, de Poços de Caldas, Minas Gerais, e transmitida pelo YouTube. O evento contou com a participação da Pedagoga, Observadora Certificada e integrante da equipe de coordenação do Programa Educa, Stefania Alvise; da Supervisora Pedagógica da SME (Secretaria Municipal de Educação), Débora Rita da Silva; e da Agente de Trânsito, Rebecca Job.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Entrevista

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.