O jornal SPTV 2ª Edição, da TV Globo informou na última sexta-feira (26), que cerca de 500 radares não funcionam na capital do estado de São Paulo. O presidente do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, foi consultado pela reportagem para explicar a importância do funcionamento adequado desses equipamentos para a segurança no trânsito.
De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), dos 877 radares instalados na cidade de São Paulo, apenas 482 estão funcionando. Números do Infosiga SP - Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo, só no primeiro trimestre deste ano, o trânsito da cidade de São Paulo matou 237 pessoas. Esse foi o maior número de óbitos no trânsito desde 2016. Em 2023, foram 987 mortes, o ano mais letal desde 2015, em que a cidade de São Paulo contabilizou 1.129 mortes no trânsito.
O presidente do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO destacou, “Qualquer cidadão brasileiro gosta das câmeras de segurança na rua, no condomínio, na escola, no shopping, mas ele não aceita a câmera de segurança das vias que estão ali para proteger também. Eles falam que as outras câmeras, são para proteger o patrimônio Eu costumo dizer que o maior patrimônio que você tem é a sua vida.”
O representante do OBSERVATÓRIO afirmou também que é falsa a ideia de que a principal função dos radares é multar. “Se você pegar hoje, menos de 10% dos motoristas habilitados no país é onde se concentra o grande número de infração. Ou seja, a grande maioria dos motorista sequer cometeu uma infração em 12 meses.”
Assista à reportagem completa: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/sp2/video/mais-da-metade-dos-radares-da-capital-nao-estao-funcionando-12551820.ghtml
Observatório participa do 10º Prêmio de Sustentabilidade SETCESP
No dia 10 de outubro de 2024, foi realizado o 10° Prêmio de Sustentabilidade SETCESP, em São Paulo. O evento contou com o apoio institucional do Observatório Nacional de Segurança Viária e teve a presença do CEO do Observatório, Paulo Guimarães e do Observador Certificado Julio Ramos.
Dicas de segurança para a peregrinação rumo ao Santuário de Aparecida/SP
Todos os anos, na primeira quinzena do mês de outubro milhares de devotos de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil, se deslocam rumo ao Santuário da Santa, localizado na cidade de Aparecida/SP. Os chamados Romeiros chegam de todos os pontos do país e caminham pela Rodovia Presidente Dutra até o Santuário, em comemoração ao feriado santo, Dia de Nossa Senhora Aparecida, que acontece no dia 12 de outubro.
Observadora Certificada participa de entrevista para a TV Cabo Branco
No dia 30 de setembro, foi ao ar no JBP 1, da TV Cabo Branco, afiliada da Rede Globo na Paraíba, uma reportagem sobre o grande número de multas por excesso de velocidade no Brasil, com a participação da Observadora Certificada Abimadabe Vieira.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: