Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

OBSERVATÓRIO fala sobre comportamento seguro e Maio Amarelo na Rádio Máxima FM

Escrito por Portal ONSV

18 ABR 2024 - 15H33

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

Durante a entrevista, houve o debate do quanto o trânsito está ligado à cidadania e à postura de cada indivíduo. Para o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO, o trânsito reflete o nosso comportamento no dia a dia.

“Então, quando a gente tem um comportamento um pouco mais, vamos dizer assim, agressivo no trânsito, não empático, isso é fruto do nosso dia a dia, precisamos ficar muito atentos quando estamos circulando pelas vias ou como motorista, como pedestre, como ciclista, para ser empático com o outro e respeitar. Respeitar principalmente as regras e leis para que a gente tenha um ambiente mais harmônico”, explicou Rodrigo Ribeiro.

O comportamento no trânsito foi destaque para o debate, desde ações que levam às infrações e sinistros de trânsito, como pequenos gestos que parecem mínimos, mas comprometem a segurança de todos, como parar na faixa ou de alguma forma burlar as regras do trânsito para benefício próprio.

Ribeiro alertou que mesmo esses pequenos deslizes podem levar a graves consequências. “Qualquer deslize no trânsito pode custar muito caro, pode custar uma vida. Então de fato, não existe comportamento errado mínimo aceitável no trânsito. A gente tem que ficar o tempo todo atento para poder evitar esse tipo de situação.”

Ainda durante a entrevista, o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO falou sobre as ações desenvolvidas pela instituição para promover a conscientização e educação para o trânsito, e também convidou a todos os ouvintes para baixarem os materiais da campanha do Maio Amarelo e apoiar o Movimento que busca a paz no trânsito.

Assista à entrevista completa (a partir de 01:38:21):


Serie_transitando_qual_a_sua_contribuicao_para_um_transito_seguro
Matérias

Série Transitando: qual a sua contribuição para um trânsito seguro?

O telejornal Meio-Dia Paraná, da RPC, afiliada à TV Globo, realizou na última semana uma série com cinco reportagens sobre comportamento no trânsito. “Transitando: qual a sua contribuição para um trânsito seguro?”, contou com a participação do professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, explicando questões relacionadas ao comportamento das pessoas e influências diretas no trânsito.

Observatorio_participa_segunda_edicao_esg_energia_negocios_ibp
Matérias

OBSERVATÓRIO participa da 2ª Edição do ESG Energia e Negócios do IBP

Com o objetivo de colaborar para que a sociedade avance em direção a um futuro energético de baixo carbono, o IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás) realiza a 2ª edição do “ESG Energia e Negócios” nos dias 27 e 28 de maio, em Copacabana, no Rio de Janeiro. O presidente do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, participou da abertura do evento, falando dos atuais números do trânsito no Brasil, dos avanços do Movimento Maio Amarelo e do Programa Laço Amarelo. Além disso, Ramalho também entregou a placa de Mantenedor Social ao IBP durante o encontro que reúne cerca de 500 pessoas.

Observadora_Certificada_ministra_palestra_durante_seminario_programa_vida_no_transito
Observadores Certificados

Observadora Certifica ministra palestra durante Seminário do Programa Vida no Trânsito

A Observadora Certificada e representante do Maio Amarelo em Goiás, Elizabeth Gandara, ministrou uma palestra sobre o Movimento Maio Amarelo no dia 15 de maio, durante o Seminário do Programa Vida no Trânsito, realizado no auditório do Paço Municipal do município de Senador Canedo, no estado de Goiás.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Entrevista

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.