O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.
Durante a entrevista, houve o debate do quanto o trânsito está ligado à cidadania e à postura de cada indivíduo. Para o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO, o trânsito reflete o nosso comportamento no dia a dia.
“Então, quando a gente tem um comportamento um pouco mais, vamos dizer assim, agressivo no trânsito, não empático, isso é fruto do nosso dia a dia, precisamos ficar muito atentos quando estamos circulando pelas vias ou como motorista, como pedestre, como ciclista, para ser empático com o outro e respeitar. Respeitar principalmente as regras e leis para que a gente tenha um ambiente mais harmônico”, explicou Rodrigo Ribeiro.
O comportamento no trânsito foi destaque para o debate, desde ações que levam às infrações e sinistros de trânsito, como pequenos gestos que parecem mínimos, mas comprometem a segurança de todos, como parar na faixa ou de alguma forma burlar as regras do trânsito para benefício próprio.
Ribeiro alertou que mesmo esses pequenos deslizes podem levar a graves consequências. “Qualquer deslize no trânsito pode custar muito caro, pode custar uma vida. Então de fato, não existe comportamento errado mínimo aceitável no trânsito. A gente tem que ficar o tempo todo atento para poder evitar esse tipo de situação.”
Ainda durante a entrevista, o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO falou sobre as ações desenvolvidas pela instituição para promover a conscientização e educação para o trânsito, e também convidou a todos os ouvintes para baixarem os materiais da campanha do Maio Amarelo e apoiar o Movimento que busca a paz no trânsito.
Assista à entrevista completa (a partir de 01:38:21):
OBSERVATÓRIO divulga relatório anual de 2024
Com mais de 50 páginas, o Relatório Anual 2024 do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária reúne os principais feitos, resultados e iniciativas realizadas ao longo de um ano marcado por grandes projetos, eventos de relevância nacional e avanços nas áreas de pesquisa e mobilização social.
OBSERVATÓRIO participa de assembleia de Associados da ABEETRANS
Na última quinta-feira, 26 de junho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária marcou presença na Assembleia dos Associados da ABEETRANS (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito), realizada no Hotel Meliá-Ibirapuera, em São Paulo. O evento reuniu mais de 100 participantes, entre associados, convidados e autoridades do setor de trânsito e mobilidade urbana.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a falta de motociclistas habilitados no Brasil
No último sábado, dia 28, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, concedeu entrevista para o Jornal Nacional, da TV Globo, sobre a baixa taxa de motociclistas habilitados no Brasil e os fatores que contribuem para esse cenário.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.