O jornal O Globo, destacou hoje (31), que a cidade de São Paulo teve neste ano, até o fim de agosto, 32.430 sinistros de trânsito catalogados no sistema Infosiga, do governo estadual. Trata-se do maior número já registrado para o período desde ao menos 2019 (antes disso, a base de dados sobre as ocorrências está incompleta). A reportagem ainda falou com o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que apresentou novos dados à matéria.
Esses números não são finais, já que a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) cruza as informações do Infosiga com as de outras bases, como a do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Polícia Civil, para produzir seus relatórios anuais sobre acidentes de trânsito. Ainda assim, o dado acende um alerta preocupante para a cidade que possui a maior frota de veículos em toda a América Latina.
Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO, afirmou que o número de colisões e atropelamentos aumentou não só na capital paulista, mas em todo o estado. Segundo levantamento do Observatório, também com base nos dados do Infosiga, junho foi o mês com maior número de ocorrências em toda a série histórica, com mais de 18 mil sinistros.
“Vimos um fenômeno no pós-pandemia, com o aumento na circulação das pessoas, de um maior grau de agressividade no trânsito. Temos mais brigas, mais pessoas se agredindo. Há muita gente que não conseguiu se recolocar no mercado, com nível de estresse elevado, e isso se reflete diretamente na forma como as pessoas conduzem os veículos”, afirmou Paulo Guimarães.
O CEO do OBSERVATÓRIO chamou a atenção também para um artigo do Código de Trânsito Brasileiro que diz que nenhuma via pode ser reaberta ao trânsito “enquanto não estiver devidamente sinalizada, vertical e horizontalmente, de forma a garantir as condições adequadas de segurança na circulação”.
“A falta de faixas aumenta consideravelmente o risco de acidentes. Elas são um elemento de segurança na estrutura viária, são balizadoras do tráfego. Sem elas, passa a existir uma confusão em relação à ocupação dos espaços. Os motoristas perdem a noção de onde devem se manter, o que é ainda mais problemático em uma cidade como São Paulo, que tem uma dinâmica muito louca”, disse.
Leia a matéria completa: https://oglobo.globo.com/brasil/sao-paulo/noticia/2023/10/31/transito-de-sp-registra-em-2023-o-maior-numero-de-acidentes-da-serie-historica.ghtml
Foto: Maria Isabel Oliveira
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