A reportagem do SP2 da TV Globo, da última terça-feira (02), destacou o início das ações do Movimento Maio Amarelo com uma triste constatação, somente naquele dia foram contabilizados 26 ocorrências de trânsito contabilizadas na Grande São Paulo. O Head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, falou sobre possíveis formas de se reverter esse cenário.
Conforme destacou a reportagem, no comparativo com os anos anteriores, foram registrados 202 mortes em 2021, em 2022, o número caiu para 188 e, em 2023, durante o mesmo período, foram 209 pessoas mortas em ocorrências de trânsito envolvendo caminhões, ônibus, automóveis, motocicletas, bicicletas e pedestres.
Para o head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO, Pedro Borges, a violência no trânsito só vai diminuir quando todos se envolverem no processo de prevenção.
“É importante que haja um engajamento do Poder Público, da iniciativa privada e da população em geral. O próprio fato de você não utilizar o celular enquanto dirige, já ajuda muito a reduzir a sinistralidade. O uso do cinto de segurança, o uso do capacete por parte dos motociclistas”, ressaltou Pedro Borges.
Assista à matéria completa: https://globoplay.globo.com/v/11584241/
VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO DE NOVA FRIBURGO/RJ É TEMA DE DEBATE COM PARTICIPAÇÃO DO OBSERVATÓRIO
O Programa Cidade Real, da TV Zoom - Empresa jornalística localizada em Nova Friburgo, no estado do Rio de Janeiro -, entrevistou na última segunda-feira (20), a public affairs do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Daniela Gurgel, para falar sobre o atual cenário de extrema violência no trânsito que o município enfrenta.
SEMÁFOROS COM DEFEITOS TRAZEM RISCOS A MOTORISTAS E PEDESTRES EM BRASÍLIA/DF
A doutora em Transportes, mestra em Ciências da Saúde, Sanitarista e Observadora Certificada, Adriana Modesto falou sobre os riscos que semáforos com defeitos trazem para motoristas e pedestres à reportagem do DF TV 2ª Edição, da TV Globo Brasília, no Distrito Federal, de ontem (09).
CRESCE O NÚMERO DE CICLISTAS MORTOS NA CIDADE DE SÃO PAULO
A reportagem da Folha de S.Paulo da última quarta-feira (08), alertou sobre o aumento no número de ciclistas mortos na cidade de São Paulo. Conforme relatou a matéria, o trânsito da cidade já matou 26 ciclistas entre janeiro e setembro de 2023, um crescimento de 8,33% na comparação com o mesmo período do ano passado.
Boleto