Entrevista

INTOLERÂNCIA E VIOLÊNCIA CAUSAM MORTES NO TRÂNSITO

CEO do OBSERVATÓRIO defende a Educação para o Trânsito como uma forma de promover regras de convívio social

Escrito por Portal ONSV

31 OUT 2023 - 15H41 (Atualizada em 31 OUT 2023 - 17H11)

O Jornal Hoje, da TV Globo, de hoje (31), destacou algumas histórias reais de pessoas que se envolveram em situações de intolerância e violência no trânsito, algumas que levaram ao óbito. A reportagem falou com o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, sobre possíveis formas de se combater ou prevenir cenários violentos como esses abordados.

Conforme o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, ressaltou em sua fala, a educação para o trânsito é fundamental e desde cedo, não só para que as pessoas aprendam regras de civilização, de circulação, mas também para que aprendam a dividir o espaço público.

“Um grande cuidado que a gente precisa tomar, enquanto cidadão, enquanto gestor público, enquanto operador do sistema de mobilidade é mitigar esse tipo de situação, ou seja, reduzir esse tipo de situação para que uma pessoa não seja transportada de uma situação de infrator de trânsito para uma situação de criminoso”, explicou o CEO do OBSERVATÓRIO.

Além de apresentar alguns casos de violência no trânsito, a reportagem apurou que, para evitar se envolver em uma briga de trânsito é preciso tomar uma atitude que começa antes de entrar no veículo. A pessoa precisa estar bem pessoalmente e não levar o estresse do dia a dia para dentro do carro. Já na posição de motorista, precisa praticar a direção defensiva, conceitos que a pessoa aprende quando tira a carteira de habilitação. Por exemplo, abrir mão do direito legal de preferência para evitar uma situação de risco.

Para complementar, o CEO do OBSERVATÓRIO destacou como e porque a entidade defende a educação para o trânsito ainda no Ensino Fundamental. “É ensinar a essas crianças o conceito de cidadania, o conceito de compartilhamento de espaço público, de respeito às regras de vida em comunidade. Tudo isso compõe o perfil de um cidadão melhor e um cidadão melhor, é um cidadão que ele convive melhor em sociedade. Então a gente consegue levar isso também para bons resultados do ponto de vista da violência no trânsito”, finalizou.

Assista à matéria completa: https://globoplay.globo.com/v/12075213/

Serie_transitando_qual_a_sua_contribuicao_para_um_transito_seguro
Matérias

Série Transitando: qual a sua contribuição para um trânsito seguro?

O telejornal Meio-Dia Paraná, da RPC, afiliada à TV Globo, realizou na última semana uma série com cinco reportagens sobre comportamento no trânsito. “Transitando: qual a sua contribuição para um trânsito seguro?”, contou com a participação do professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, explicando questões relacionadas ao comportamento das pessoas e influências diretas no trânsito.

Observatorio_participa_segunda_edicao_esg_energia_negocios_ibp
Matérias

OBSERVATÓRIO participa da 2ª Edição do ESG Energia e Negócios do IBP

Com o objetivo de colaborar para que a sociedade avance em direção a um futuro energético de baixo carbono, o IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás) realiza a 2ª edição do “ESG Energia e Negócios” nos dias 27 e 28 de maio, em Copacabana, no Rio de Janeiro. O presidente do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, participou da abertura do evento, falando dos atuais números do trânsito no Brasil, dos avanços do Movimento Maio Amarelo e do Programa Laço Amarelo. Além disso, Ramalho também entregou a placa de Mantenedor Social ao IBP durante o encontro que reúne cerca de 500 pessoas.

Observadora_Certificada_ministra_palestra_durante_seminario_programa_vida_no_transito
Observadores Certificados

Observadora Certifica ministra palestra durante Seminário do Programa Vida no Trânsito

A Observadora Certificada e representante do Maio Amarelo em Goiás, Elizabeth Gandara, ministrou uma palestra sobre o Movimento Maio Amarelo no dia 15 de maio, durante o Seminário do Programa Vida no Trânsito, realizado no auditório do Paço Municipal do município de Senador Canedo, no estado de Goiás.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Entrevista

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.