O Jornal da Band, da Rede Bandeirantes, destacou em sua edição o retorno da lei que obriga motoristas profissionais a fazerem o exame toxicológico. Para comentar sobre o impacto dessa lei para o trânsito, a reportagem consultou o membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Mauro Gil.
A regra que passou a valer a partir de julho determina que condutores e profissionais com carteiras de habilitação C, D ou E façam exame toxicológico a cada 2 anos e 6 meses. Aprovado pelo Congresso o texto previa multa de mais de 7 mil reais, além da perda de sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), caso o motorista não fizesse o exame no prazo de 30 dias em caso de renovação, mas a penalidade foi vetada pelo presidente Lula.
O outro ponto vetado foi a suspensão do direito de dirigir qualquer categoria de veículo em caso de resultado positivo no exame. O governo manteve a obrigatoriedade do exame, a multa gravíssima e a suspensão do direito de dirigir em caso de reincidência, no período de 12 meses.
Para o membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, “É importantíssimo que essa lei vingue para que a gente possa ter vias mais seguras, para gente poder transitar com segurança. Não só a dos condutores de caminhões, mas também daqueles que conduzem os seus carros, as suas motos também, nas rodovias e nas estradas”, reforçou Mauro Gil.
Assista à matéria completa (a partir de 39:16): https://www.youtube.com/live/8CbBrAFylZE?feature=share
Observadoras Certificadas tomam posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST)
Na última quarta-feira (27), as Observadoras Certificadas Adriana Modesto de Sousa e Inês Arend tomaram posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST), conforme a Portaria Contran nº 3, de 25 de julho de 2025, nas funções de titular e suplente, respectivamente. A indicação foi realizada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.