Entrevista

OBRIGATORIEDADE DO EXAME TOXICOLÓGICO PARA MOTORISTAS PROFISSIONAIS

OBSERVATÓRIO comenta no Jornal da Band lei que voltou a valer em julho

Escrito por Portal ONSV

12 JUL 2023 - 13H12

O Jornal da Band, da Rede Bandeirantes, destacou em sua edição o retorno da lei que obriga motoristas profissionais a fazerem o exame toxicológico. Para comentar sobre o impacto dessa lei para o trânsito, a reportagem consultou o membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Mauro Gil.

A regra que passou a valer a partir de julho determina que condutores e profissionais com carteiras de habilitação C, D ou E façam exame toxicológico a cada 2 anos e 6 meses. Aprovado pelo Congresso o texto previa multa de mais de 7 mil reais, além da perda de sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), caso o motorista não fizesse o exame no prazo de 30 dias em caso de renovação, mas a penalidade foi vetada pelo presidente Lula.

O outro ponto vetado foi a suspensão do direito de dirigir qualquer categoria de veículo em caso de resultado positivo no exame. O governo manteve a obrigatoriedade do exame, a multa gravíssima e a suspensão do direito de dirigir em caso de reincidência, no período de 12 meses.

Para o membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, “É importantíssimo que essa lei vingue para que a gente possa ter vias mais seguras, para gente poder transitar com segurança. Não só a dos condutores de caminhões, mas também daqueles que conduzem os seus carros, as suas motos também, nas rodovias e nas estradas”, reforçou Mauro Gil.

Assista à matéria completa (a partir de 39:16): https://www.youtube.com/live/8CbBrAFylZE?feature=share

 

Serie_transitando_qual_a_sua_contribuicao_para_um_transito_seguro
Matérias

Série Transitando: qual a sua contribuição para um trânsito seguro?

O telejornal Meio-Dia Paraná, da RPC, afiliada à TV Globo, realizou na última semana uma série com cinco reportagens sobre comportamento no trânsito. “Transitando: qual a sua contribuição para um trânsito seguro?”, contou com a participação do professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, explicando questões relacionadas ao comportamento das pessoas e influências diretas no trânsito.

Observatorio_participa_segunda_edicao_esg_energia_negocios_ibp
Matérias

OBSERVATÓRIO participa da 2ª Edição do ESG Energia e Negócios do IBP

Com o objetivo de colaborar para que a sociedade avance em direção a um futuro energético de baixo carbono, o IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás) realiza a 2ª edição do “ESG Energia e Negócios” nos dias 27 e 28 de maio, em Copacabana, no Rio de Janeiro. O presidente do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, participou da abertura do evento, falando dos atuais números do trânsito no Brasil, dos avanços do Movimento Maio Amarelo e do Programa Laço Amarelo. Além disso, Ramalho também entregou a placa de Mantenedor Social ao IBP durante o encontro que reúne cerca de 500 pessoas.

Observadora_Certificada_ministra_palestra_durante_seminario_programa_vida_no_transito
Observadores Certificados

Observadora Certifica ministra palestra durante Seminário do Programa Vida no Trânsito

A Observadora Certificada e representante do Maio Amarelo em Goiás, Elizabeth Gandara, ministrou uma palestra sobre o Movimento Maio Amarelo no dia 15 de maio, durante o Seminário do Programa Vida no Trânsito, realizado no auditório do Paço Municipal do município de Senador Canedo, no estado de Goiás.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Entrevista

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.