Entrevista

OBSERVATÓRIO FALA SOBRE CUIDADOS COM MANUTENÇÃO VEICULAR NA RÁDIO JOVEM PAN

Jornal da Manhã alertou para atenção necessária aos principais itens do veículo antes de sair em viagem de férias

Escrito por Portal ONSV

10 JAN 2024 - 14H35

Antes de pegar a estrada para viajar é importante realizar a revisão minuciosa no veículo para evitar sinistros de trânsito e garantir a segurança durante toda a viagem. O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, pontuou sobre os principais itens que devem ser verificados antes de uma viagem, em entrevista hoje (10), ao Jornal da Manhã – Edição São José dos Campos, da rádio Jovem Pan (FM 94,3).

“Quando a gente fala de planejamento de viagem, a primeira coisa que a gente tem que olhar, são as condições do veículo, do condutor, e fazer um planejamento da viagem em si, do seu trajeto. Então, principalmente, os itens relacionados à segurança, fazer a revisão periódica do veículo, fazer a revisão e manutenção preventiva porque tem alguns itens que se desgastam e tem um tempo de vida útil para poder proporcionar a segurança adequada para o veículo. Mas também não esquecer de olhar a documentação. Muita gente acaba esquecendo pela correria de final de ano, de deixar a sua documentação em dia, então é importante verificar também essas questões de documentação”, explicou Paulo Guimarães.

Verificar as condições dos pneus, o óleo do motor e o nível de água do radiador são cuidados obrigatórios que devem ser considerados antes de pegar a estrada, conforme alertou o CEO do OBSERVATÓRIO.

“Todo pneu tem uma marcação, chamada TWI. Então visualmente, se você olhar entre os sulcos dos pneus, que são aquelas ranhuras que são utilizadas para dar mais aderência, você vai ver que de espaços em espaços tem um ressalto nessa ranhura e ali, é a medida limite do desgaste do pneu. [...] se o pneu estiver chegando próximo a essa marcaçãozinha, já está na hora de fazer a substituição dos pneus. É importante verificar também, toda vez que você for abastecer o veículo, é recomendado que você peça ao atendente do posto de combustível fazer a verificação do óleo e também da água do veículo, que é outro item importante também para poder manter a saúde do motor”, pontuou.

Ouça a entrevista completa (a partir de 24:43):


Brasil_registra_uma_multa_a_cada_12_segundos_pelo_nao_uso_do_cinto_de_seguranca
Observadores Certificados

Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança

O jornal Band Cidade, da TV Bandeirantes Bahia, destacou no último sábado (06), que o Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança. Apesar do item ser obrigatório muitos condutores e passageiros ainda não o utilizam. Os Observadores Certificados Guilherme Nogueira e Urislan Carvalho falaram sobre a eficácia do cinto de segurança, que reduz em até 50% o risco de morte em caso de uma ocorrência de trânsito.

Faixa_Azul_projeto_de_lei_pretende_implementar_sinalizacao_de_seguranca_em_sao_jose_dos_campos
Matérias

Faixa Azul: Projeto de Lei pretende implantar sinalização de segurança para motociclistas em São José dos Campos/SP

A TV Câmara de São José dos Campos, destacou na última quinta-feira (04), a aprovação de um Projeto de Lei que visa implementar a Faixa Azul para motociclistas na cidade, localizada no interior de São Paulo. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, falou à reportagem sobre a importância dessa iniciativa.

Observadora_Certificada_fala_sobre_educacao_para_o_transito
Observadores Certificados

Observadora Certificada fala sobre Educação para o trânsito e dá dicas de como implementar em sala de aula, na TV Poços/MG

A Pedagoga, Educadora de Trânsito e Observadora Certificada, Stefania Alvise, foi a convidada do programa Conexão, da TV Poços – emissora local da cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais -, na última quinta-feira (27), para falar sobre a importância da Educação para o trânsito nas escolas e como implementar a didática em sala de aula.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Entrevista

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.