Entrevista

OBSERVATÓRIO FALA SOBRE CUIDADOS COM MANUTENÇÃO VEICULAR NA RÁDIO JOVEM PAN

Jornal da Manhã alertou para atenção necessária aos principais itens do veículo antes de sair em viagem de férias

Escrito por Portal ONSV

10 JAN 2024 - 14H35

Antes de pegar a estrada para viajar é importante realizar a revisão minuciosa no veículo para evitar sinistros de trânsito e garantir a segurança durante toda a viagem. O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, pontuou sobre os principais itens que devem ser verificados antes de uma viagem, em entrevista hoje (10), ao Jornal da Manhã – Edição São José dos Campos, da rádio Jovem Pan (FM 94,3).

“Quando a gente fala de planejamento de viagem, a primeira coisa que a gente tem que olhar, são as condições do veículo, do condutor, e fazer um planejamento da viagem em si, do seu trajeto. Então, principalmente, os itens relacionados à segurança, fazer a revisão periódica do veículo, fazer a revisão e manutenção preventiva porque tem alguns itens que se desgastam e tem um tempo de vida útil para poder proporcionar a segurança adequada para o veículo. Mas também não esquecer de olhar a documentação. Muita gente acaba esquecendo pela correria de final de ano, de deixar a sua documentação em dia, então é importante verificar também essas questões de documentação”, explicou Paulo Guimarães.

Verificar as condições dos pneus, o óleo do motor e o nível de água do radiador são cuidados obrigatórios que devem ser considerados antes de pegar a estrada, conforme alertou o CEO do OBSERVATÓRIO.

“Todo pneu tem uma marcação, chamada TWI. Então visualmente, se você olhar entre os sulcos dos pneus, que são aquelas ranhuras que são utilizadas para dar mais aderência, você vai ver que de espaços em espaços tem um ressalto nessa ranhura e ali, é a medida limite do desgaste do pneu. [...] se o pneu estiver chegando próximo a essa marcaçãozinha, já está na hora de fazer a substituição dos pneus. É importante verificar também, toda vez que você for abastecer o veículo, é recomendado que você peça ao atendente do posto de combustível fazer a verificação do óleo e também da água do veículo, que é outro item importante também para poder manter a saúde do motor”, pontuou.

Ouça a entrevista completa (a partir de 24:43):


Observatorio_uber_detran_rn_promovem_blitz_educativa_em_natal
Matérias

OBSERVATÓRIO, Uber e Detran-RN promovem blitz educativa em Natal/RN

O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, a Uber, o Detran-RN (Departamento Estadual de Trânsito) do Rio Grande do Norte, a STTU (Secretaria de Mobilidade Urbana) de Natal, o CPRE (Comando de Polícia Rodoviária Estadual), o BPTRAN - Batalhão de Polícia de Trânsito do Rio Grande do Norte, a Honda e a equipe de teatro realizaram uma blitz educativa na última quinta-feira (29), na Avenida Engenheiro Roberto Freira, zona Sul de Natal, no Rio Grande do Norte.

Artigo_OC_Mercia_Gomes_analise_de_acidentes_com_inteligencia_artificial
Artigos

Análise de Acidentes com Inteligência Artificial: Aprimorando a Segurança da Frota

A inteligência artificial vem transformando muitos setores, e não poderia ser diferente na gestão de frotas. Pesquisas indicam que a IA pode gerar um crescimento econômico de até R$ US$ 13 trilhões até 2023 (fonte: Conversion)

Recife_pe_sem_radares
Observadores Certificados

Recife/PE sem radares: pendências no processo licitatório prejudicam fiscalização de velocidade

O programa da Rádio Jornal Recife da última segunda-feira (26), destacou as mais de 100 avenidas e ruas da cidade de Recife, no Pernambuco, totalmente desprovidas de fiscalização de velocidade e mais de 60 equipamentos desligados devido a pendências no processo licitatório. O mestre em Inovação e Desenvolvimento para o Trânsito, especialista em Fiscalização e Segurança e Observador Certificado, Emanoel Silva, falou à rádio como fica a situação de pedestres e ciclistas em casos como esse.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Entrevista

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.