O Jornal Vanguarda 2ª Edição, da Rede Vanguarda, afiliada à TV Globo, destacou ontem (29), que número de mortes no trânsito diminuiu, porém a quantidade de ocorrências de trânsito aumentou este ano na região do Vale do Paraíba, no estado de São Paulo. O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, foi consultado pela reportagem para falar sobre possíveis formas de redução dessas ocorrências.
Segundo levantamento da reportagem, nos quatro primeiros meses deste ano houve aumento de 6,8% em ocorrências de trânsito. Conforme dados do Infosiga, entre janeiro e abril de 2022, foram 3.360 ocorrências de trânsito registradas no Vale do Paraíba, no mesmo período de 2023, foram 3.589. Nas rodovias essas ocorrências também aumentaram, de janeiro a abril de 2022, foram 820, no mesmo período deste ano, foram 857, aumento de 4,5%.
Apesar desse aumento, houve redução de 5% nas mortes no trânsito. Os motociclistas representam praticamente metade das pessoas que morrem nesses sinistros de trânsito na região do Vale do Paraíba. Das 103 pessoas que morreram no trânsito de janeiro a abril deste ano, 51 estavam de moto, ou seja, 49%.
Conforme argumentou Paulo Guimarães CEO do OBSERVATÓRIO, é preciso realizar um esforço conjunto, tanto do Poder Público quanto da sociedade civil e da iniciativa privada para levar informação e conscientização sobre o trânsito para toda a sociedade.
“Só trabalhando junto nessas três esferas a gente vai conseguir chegar em todo esse público com informação, com conscientização e promover a mudança de comportamento. Afinal, todas essas vítimas são resultado de um mau comportamento e não necessariamente de uma deficiência de infraestrutura ou até mesmo, dos veículos que circulam”, explicou Paulo Guimarães.
Assista à matéria completa: https://globoplay.globo.com/v/11657465/
Observadoras Certificadas tomam posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST)
Na última quarta-feira (27), as Observadoras Certificadas Adriana Modesto de Sousa e Inês Arend tomaram posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST), conforme a Portaria Contran nº 3, de 25 de julho de 2025, nas funções de titular e suplente, respectivamente. A indicação foi realizada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.