O Jornal Vanguarda 2ª Edição, da Rede Vanguarda, afiliada à TV Globo, destacou ontem (29), que número de mortes no trânsito diminuiu, porém a quantidade de ocorrências de trânsito aumentou este ano na região do Vale do Paraíba, no estado de São Paulo. O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, foi consultado pela reportagem para falar sobre possíveis formas de redução dessas ocorrências.
Segundo levantamento da reportagem, nos quatro primeiros meses deste ano houve aumento de 6,8% em ocorrências de trânsito. Conforme dados do Infosiga, entre janeiro e abril de 2022, foram 3.360 ocorrências de trânsito registradas no Vale do Paraíba, no mesmo período de 2023, foram 3.589. Nas rodovias essas ocorrências também aumentaram, de janeiro a abril de 2022, foram 820, no mesmo período deste ano, foram 857, aumento de 4,5%.
Apesar desse aumento, houve redução de 5% nas mortes no trânsito. Os motociclistas representam praticamente metade das pessoas que morrem nesses sinistros de trânsito na região do Vale do Paraíba. Das 103 pessoas que morreram no trânsito de janeiro a abril deste ano, 51 estavam de moto, ou seja, 49%.
Conforme argumentou Paulo Guimarães CEO do OBSERVATÓRIO, é preciso realizar um esforço conjunto, tanto do Poder Público quanto da sociedade civil e da iniciativa privada para levar informação e conscientização sobre o trânsito para toda a sociedade.
“Só trabalhando junto nessas três esferas a gente vai conseguir chegar em todo esse público com informação, com conscientização e promover a mudança de comportamento. Afinal, todas essas vítimas são resultado de um mau comportamento e não necessariamente de uma deficiência de infraestrutura ou até mesmo, dos veículos que circulam”, explicou Paulo Guimarães.
Assista à matéria completa: https://globoplay.globo.com/v/11657465/
MORTES NO TRÂNSITO CRESCEM 13,5% NA ÚLTIMA DÉCADA; OBSERVATÓRIO E UFPR COMENTAM DADOS À REVISTA FAPESP
A edição de outubro da revista Pesquisa Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), única revista jornalística especializada em cobrir a produção científica e tecnológica do Brasil, destacou o aumento de 13,5% em mortes no trânsito na última década no Brasil. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e a UFPR (Universidade Federal do Paraná) foram consultados pela reportagem para avaliar os possíveis motivos desse aumento.
IMPRUDÊNCIA NO TRÂNSITO E TRAVESSIA INDEVIDA EM LINHA FÉRREA É DESTAQUE DO AL TV 1 EDIÇÃO
A imprudência dos motoristas continua sendo a principal causa para os sinistros de trânsito no Brasil, são cerca de 40 mil vítimas por ano. O instrutor e Observador Certificado, Walter Lima, falou sobre maneiras de evitar envolvimento em ocorrências de trânsito durante o AL TV 1ª Edição, da TV Gazeta de Alagoas, afiliada à TV Globo naquele estado.
OBSERVADOR CERTIFICADO FALA SOBRE MELHORIA DE TRÁFEGO E MOBILIDADE COM INAUGURAÇÃO DE PONTE EM RECIFE/PE
Programada para ser inaugurada no primeiro semestre de 2024 pela prefeitura de Recife, no estado de Pernambuco, a ponte Engenheiro Jaime Gusmão, popularmente conhecida como ponte Iputinga-Monteiro, deve encurtar o percurso entre as zonas Norte e Oeste da capital pernambucana. O Observador Certificado e especialista em mobilidade urbana e fiscalização de trânsito, Emanoel Silva, falou recentemente sobre a importância dessa obra na Rádio Jornal, para a melhoria do tráfego na cidade.
Boleto