O Conectando Rotas, podcast da Motz - transportadora digital subsidiária do grupo Votorantim – realizou ontem (03), um episódio extra e especial com a pauta Maio Amarelo, contando com a presença de Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em uma conversa necessária sobre segurança no trânsito e nas estradas.
Apresentado por Fernando Dutra, head de Operações na Motz, a conversa girou em torno de como garantir maior segurança nas estradas brasileiras, mas também apresentou a trajetória profissional de Paulo Guimarães, assim como um panorama de ações e projetos desenvolvidos pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.
“Cada vez mais a gente tem resgatado o conceito de que a segurança no trânsito é uma responsabilidade compartilhada. Por muito tempo, a gente acreditou que era uma responsabilidade só dos governos, e cada vez mais, a gente percebe que essa sensibilização da iniciativa privada, da própria sociedade civil em torno desse tema, que é um tema de saúde pública, é uma epidemia o que a gente está vivendo. É importante para a gente poder avançar e construir os resultados necessário para tirar o Brasil dessa posição horrorosa, o top 3 hoje, dos que mais matam no mundo inteiro”, argumentou Paulo Guimarães, em sua fala inicial.
Questionado sobre o que o OBSERVATÓRIO fez para propagar intensamente o Movimento Maio Amarelo na última década, Paulo Guimarães destacou que a segurança no trânsito é um assunto inerente a todos nós e que, por meio de estudos relacionados ao deslocamento de funcionários no trajeto casa-trabalho, conseguiu engajar as empresas no Movimento.
“A nossa vida é em movimento. Quando a gente começa a se aprofundar tecnicamente nesse assunto, a gente fez um trabalho com a Fiep, que é a Federação das Indústrias do Estado do Paraná, e a gente começou a fazer uma avaliação de empresas que têm ações relacionadas a campanhas educativas, campanhas de conscientização tinham o menor afastamento de funcionários, tinham o menor índice de ocorrência de acidentes de trajeto, que mesmo não sendo durante a atividade laboral, a empresa acaba tendo que assumir essa responsabilidade, foi a partir desse conceito que a gente começou a motivar as empresas a também participarem desse processo”, explicou.
Assista ao podcast completo:
Observadoras Certificadas tomam posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST)
Na última quarta-feira (27), as Observadoras Certificadas Adriana Modesto de Sousa e Inês Arend tomaram posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST), conforme a Portaria Contran nº 3, de 25 de julho de 2025, nas funções de titular e suplente, respectivamente. A indicação foi realizada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.