Entrevista

Podcast Motz: como Garantir Maior Segurança Nas Estradas?

“Cada vez mais a gente tem resgatado o conceito de que a segurança no trânsito é uma responsabilidade compartilhada”

Escrito por Portal ONSV

04 JUN 2024 - 16H48

O Conectando Rotas, podcast da Motz - transportadora digital subsidiária do grupo Votorantim – realizou ontem (03), um episódio extra e especial com a pauta Maio Amarelo, contando com a presença de Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em uma conversa necessária sobre segurança no trânsito e nas estradas.

Apresentado por Fernando Dutra, head de Operações na Motz, a conversa girou em torno de como garantir maior segurança nas estradas brasileiras, mas também apresentou a trajetória profissional de Paulo Guimarães, assim como um panorama de ações e projetos desenvolvidos pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

“Cada vez mais a gente tem resgatado o conceito de que a segurança no trânsito é uma responsabilidade compartilhada. Por muito tempo, a gente acreditou que era uma responsabilidade só dos governos, e cada vez mais, a gente percebe que essa sensibilização da iniciativa privada, da própria sociedade civil em torno desse tema, que é um tema de saúde pública, é uma epidemia o que a gente está vivendo. É importante para a gente poder avançar e construir os resultados necessário para tirar o Brasil dessa posição horrorosa, o top 3 hoje, dos que mais matam no mundo inteiro”, argumentou Paulo Guimarães, em sua fala inicial.

Questionado sobre o que o OBSERVATÓRIO fez para propagar intensamente o Movimento Maio Amarelo na última década, Paulo Guimarães destacou que a segurança no trânsito é um assunto inerente a todos nós e que, por meio de estudos relacionados ao deslocamento de funcionários no trajeto casa-trabalho, conseguiu engajar as empresas no Movimento.

“A nossa vida é em movimento. Quando a gente começa a se aprofundar tecnicamente nesse assunto, a gente fez um trabalho com a Fiep, que é a Federação das Indústrias do Estado do Paraná, e a gente começou a fazer uma avaliação de empresas que têm ações relacionadas a campanhas educativas, campanhas de conscientização tinham o menor afastamento de funcionários, tinham o menor índice de ocorrência de acidentes de trajeto, que mesmo não sendo durante a atividade laboral, a empresa acaba tendo que assumir essa responsabilidade, foi a partir desse conceito que a gente começou a motivar as empresas a também participarem desse processo”, explicou.

Assista ao podcast completo: 


Relatorio_anual_2023
Matérias

Relatório anual 2023

Com a finalidade de divulgar um resumo das ações realizadas em 2023, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária divulga o Relatório Anual. São mais de 90 páginas com tudo o que foi desenvolvido no último ano em todas as áreas de atuação. Também ganharam destaques as novas parcerias e conquistas, como uma forma de prestar contas à sociedade de todas as atividades desenvolvidas pela instituição.

Cerca_de_62_pessoas_envilvidas_em_sinistros_de_transito_no_rio_de_janeiro_em_2023
Observadores Certificados

Cerca de 62 pessoas envolvidas em sinistros de trânsito por dia no Rio de Janeiro em 2023

O telejornal Bom Dia Alerj da TV Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), de hoje (21), apresentou uma reportagem sobre violência no trânsito nos grandes centros urbanos e destacou uma pesquisa que classifica o estado do Rio de Janeiro entre os três com os motoristas mais rudes do Brasil. O especialista em Gestão e Direito de Trânsito e Observador Certificado, Maicon de Paula, foi consultado e defendeu a Educação para o Trânsito como instrumento para diminuir a violência no trânsito.

Regiao_do_grande_abc_registra_mes_de_maio_mais_letal_desde_2015
Observadores Certificados

Região do Grande ABC registra o mês de maio mais letal no trânsito desde 2015

A edição de ontem (20), do Diário do Grande ABC, em São Paulo, destacou que apesar do mês de maio ser marcado como uma época de conscientização para a segurança no trânsito, a Região do Grande ABC registrou o mais letal no trânsito desde 2015. O Observador Certificado Regis Frigeri foi consultado pela reportagem para falar sobre a eficácia das campanhas anuais de conscientização promovidas pelo Maio Amarelo diante do aumento de sinistros de trânsito.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Entrevista

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.