A matéria da Folha de S.Paulo de ontem (30), abordou o levantamento realizado pelo Detran-SP que aponta o maior número de motocicletas novas emplacadas no primeiro quadrimestre deste ano em São Paulo, desde 2015, início dos registros da série histórica registrada pelo Departamento de Trânsito Estadual. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, comenta sobre esse aumento de venda de motocicletas e a influência sobre o trânsito.
A reportagem destacou que esse aumento de motocicletas no trânsito é provocado pela questão econômica e pela mudança comportamental no consumo, devido à pandemia de Covid-19, com a alta das compras por aplicativos e pela internet, além das más condições dos transportes públicos. Na capital de São Paulo, foram emplacadas 27.650 motocicletas nos primeiros quatro meses deste ano, 74% a mais que de janeiro a abril de 2022, superando também todos os dados do mesmo período desde 2015.
Conforme a análise de Pedro Borges, head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO, esse é um reflexo das condições sociais do Brasil. “A pessoa opta pela motocicleta por ser muito mais barata que um automóvel, tanto no valor de compra quanto n ode manutenção.”
Ele também destacou que os desenhos das cidades influenciam diretamente os conflitos entre os modais. Por isso, é preciso investimento em planejamento urbano, educação de trânsito e fiscalização. “Esse é um desafio que sempre vai estar presente em todo o mundo, de como gerenciar os conflitos de todos que fazem parte do processo de mobilidade”, argumentou.
Leia a matéria completa: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2023/05/sao-paulo-tem-recorde-de-motos-novas-nas-ruas-e-desafio-no-transito.shtml?
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