A matéria da Folha de S.Paulo de ontem (30), abordou o levantamento realizado pelo Detran-SP que aponta o maior número de motocicletas novas emplacadas no primeiro quadrimestre deste ano em São Paulo, desde 2015, início dos registros da série histórica registrada pelo Departamento de Trânsito Estadual. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, comenta sobre esse aumento de venda de motocicletas e a influência sobre o trânsito.
A reportagem destacou que esse aumento de motocicletas no trânsito é provocado pela questão econômica e pela mudança comportamental no consumo, devido à pandemia de Covid-19, com a alta das compras por aplicativos e pela internet, além das más condições dos transportes públicos. Na capital de São Paulo, foram emplacadas 27.650 motocicletas nos primeiros quatro meses deste ano, 74% a mais que de janeiro a abril de 2022, superando também todos os dados do mesmo período desde 2015.
Conforme a análise de Pedro Borges, head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO, esse é um reflexo das condições sociais do Brasil. “A pessoa opta pela motocicleta por ser muito mais barata que um automóvel, tanto no valor de compra quanto n ode manutenção.”
Ele também destacou que os desenhos das cidades influenciam diretamente os conflitos entre os modais. Por isso, é preciso investimento em planejamento urbano, educação de trânsito e fiscalização. “Esse é um desafio que sempre vai estar presente em todo o mundo, de como gerenciar os conflitos de todos que fazem parte do processo de mobilidade”, argumentou.
Leia a matéria completa: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2023/05/sao-paulo-tem-recorde-de-motos-novas-nas-ruas-e-desafio-no-transito.shtml?
Observadoras Certificadas tomam posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST)
Na última quarta-feira (27), as Observadoras Certificadas Adriana Modesto de Sousa e Inês Arend tomaram posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST), conforme a Portaria Contran nº 3, de 25 de julho de 2025, nas funções de titular e suplente, respectivamente. A indicação foi realizada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.