Entrevista

RECORDE DE MOTOS NOVAS NAS RUAS DA CIDADE DE SÃO PAULO

Capital registra 74% de emplacamento de motocicletas zero quilômetros nos quatro primeiros meses do ano; desafio para o trânsito

Escrito por Portal ONSV

31 MAI 2023 - 10H24 (Atualizada em 31 MAI 2023 - 11H33)

A matéria da Folha de S.Paulo de ontem (30), abordou o levantamento realizado pelo Detran-SP que aponta o maior número de motocicletas novas emplacadas no primeiro quadrimestre deste ano em São Paulo, desde 2015, início dos registros da série histórica registrada pelo Departamento de Trânsito Estadual. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, comenta sobre esse aumento de venda de motocicletas e a influência sobre o trânsito.

A reportagem destacou que esse aumento de motocicletas no trânsito é provocado pela questão econômica e pela mudança comportamental no consumo, devido à pandemia de Covid-19, com a alta das compras por aplicativos e pela internet, além das más condições dos transportes públicos. Na capital de São Paulo, foram emplacadas 27.650 motocicletas nos primeiros quatro meses deste ano, 74% a mais que de janeiro a abril de 2022, superando também todos os dados do mesmo período desde 2015.

Conforme a análise de Pedro Borges, head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO, esse é um reflexo das condições sociais do Brasil. “A pessoa opta pela motocicleta por ser muito mais barata que um automóvel, tanto no valor de compra quanto n ode manutenção.”

Ele também destacou que os desenhos das cidades influenciam diretamente os conflitos entre os modais. Por isso, é preciso investimento em planejamento urbano, educação de trânsito e fiscalização. “Esse é um desafio que sempre vai estar presente em todo o mundo, de como gerenciar os conflitos de todos que fazem parte do processo de mobilidade”, argumentou.

Leia a matéria completa: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2023/05/sao-paulo-tem-recorde-de-motos-novas-nas-ruas-e-desafio-no-transito.shtml?

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Entrevista

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.