Foi realizada hoje (24), a live do Mobilidade Estadão “Segurança em Primeiro Lugar”, em alusão ao Movimento Maio Amarelo, abordando temas relacionados ao avanço tecnológico e ações simples de motoristas e passageiros para a redução do número de sinistros de trânsito. Entre os participantes, o evento contou com o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães.
Conforme destacou Tião Oliveira, jornalista e mediador do bate-papo, anualmente, segundo dados do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), cerca de 45 mil brasileiros perdem a vida em sinistros de trânsito no Brasil. Além das perdas irreparáveis dessas vidas entre seus familiares, o custo econômico para o País é de R$ 50 bilhões de reais.
Abordando esse recorte inicial, o jornalista e mediador da conversa, Tião Oliveira, recebeu os convidados: Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO; e Pedro Telles, Gerente de Sustentabilidade da Movida.
Questionado sobre a responsabilidade dos motoristas nos números atuais de mortes no trânsito, Paulo Guimarães explicou. “A grande dificuldade que a gente tem é na nossa evolução de cultura de segurança viária. Eu costumo brincar, a gente olha muito para a Suécia, por exemplo, principal país referência em segurança. A Suécia não é nem um pouco melhor que o Brasil, eu costumo dizer, ela só é mais adiantada”, o CEO do OBSERVATÓRIO complementou. “Porque eles começaram muito antes. Então, o grande desafio, e sim, respondendo à sua pergunta, a gente tem um grande desafio com o comportamento humano e a gente ainda está em um processo de desenvolvimento da cultura de segurança”.
Assista à live completa: https://www.youtube.com/live/zKdjNT6-suA?feature=share
Observadoras Certificadas tomam posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST)
Na última quarta-feira (27), as Observadoras Certificadas Adriana Modesto de Sousa e Inês Arend tomaram posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST), conforme a Portaria Contran nº 3, de 25 de julho de 2025, nas funções de titular e suplente, respectivamente. A indicação foi realizada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.