Foi realizada hoje (24), a live do Mobilidade Estadão “Segurança em Primeiro Lugar”, em alusão ao Movimento Maio Amarelo, abordando temas relacionados ao avanço tecnológico e ações simples de motoristas e passageiros para a redução do número de sinistros de trânsito. Entre os participantes, o evento contou com o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães.
Conforme destacou Tião Oliveira, jornalista e mediador do bate-papo, anualmente, segundo dados do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), cerca de 45 mil brasileiros perdem a vida em sinistros de trânsito no Brasil. Além das perdas irreparáveis dessas vidas entre seus familiares, o custo econômico para o País é de R$ 50 bilhões de reais.
Abordando esse recorte inicial, o jornalista e mediador da conversa, Tião Oliveira, recebeu os convidados: Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO; e Pedro Telles, Gerente de Sustentabilidade da Movida.
Questionado sobre a responsabilidade dos motoristas nos números atuais de mortes no trânsito, Paulo Guimarães explicou. “A grande dificuldade que a gente tem é na nossa evolução de cultura de segurança viária. Eu costumo brincar, a gente olha muito para a Suécia, por exemplo, principal país referência em segurança. A Suécia não é nem um pouco melhor que o Brasil, eu costumo dizer, ela só é mais adiantada”, o CEO do OBSERVATÓRIO complementou. “Porque eles começaram muito antes. Então, o grande desafio, e sim, respondendo à sua pergunta, a gente tem um grande desafio com o comportamento humano e a gente ainda está em um processo de desenvolvimento da cultura de segurança”.
Assista à live completa: https://www.youtube.com/live/zKdjNT6-suA?feature=share
OBSERVATÓRIO divulga resultado da 14ª turma de Observadores Certificados
OBSERVATÓRIO divulga resultado da 14ª turma de Observadores Certificados
Observadora Certificada recebe reconhecimento da PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) expressou seu profundo agradecimento à Observadora Certificada, Sene Ferreira, e ao OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária pelo apoio institucional prestado durante a fase de divulgação do Projeto Trânsito Compartilhado, realizado no sul da Bahia.
Ministério dos Transportes desacelera a segurança viária
Artigo escrito pelo CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, para o caderno Mobilidade Estadão
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.