Live

MOBILIDADE ESTADÃO: SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR

“O nosso grande desafio é o comportamento humano”

Escrito por Portal ONSV

24 MAI 2023 - 15H06 (Atualizada em 24 MAI 2023 - 17H37)

Foi realizada hoje (24), a live do Mobilidade Estadão “Segurança em Primeiro Lugar”, em alusão ao Movimento Maio Amarelo, abordando temas relacionados ao avanço tecnológico e ações simples de motoristas e passageiros para a redução do número de sinistros de trânsito. Entre os participantes, o evento contou com o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães.

Conforme destacou Tião Oliveira, jornalista e mediador do bate-papo, anualmente, segundo dados do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), cerca de 45 mil brasileiros perdem a vida em sinistros de trânsito no Brasil. Além das perdas irreparáveis dessas vidas entre seus familiares, o custo econômico para o País é de R$ 50 bilhões de reais.

Abordando esse recorte inicial, o jornalista e mediador da conversa, Tião Oliveira, recebeu os convidados: Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO; e Pedro Telles, Gerente de Sustentabilidade da Movida.

Questionado sobre a responsabilidade dos motoristas nos números atuais de mortes no trânsito, Paulo Guimarães explicou. “A grande dificuldade que a gente tem é na nossa evolução de cultura de segurança viária. Eu costumo brincar, a gente olha muito para a Suécia, por exemplo, principal país referência em segurança. A Suécia não é nem um pouco melhor que o Brasil, eu costumo dizer, ela só é mais adiantada”, o CEO do OBSERVATÓRIO complementou. “Porque eles começaram muito antes. Então, o grande desafio, e sim, respondendo à sua pergunta, a gente tem um grande desafio com o comportamento humano e a gente ainda está em um processo de desenvolvimento da cultura de segurança”.

Assista à live completa: https://www.youtube.com/live/zKdjNT6-suA?feature=share


Atraso_licitacao_transporte_publico_recife_pe
Observadores Certificados

Atraso na licitação do transporte público do Recife/PE gera transtorno aos usuários

A Rádio Jornal Pernambuco informou que os usuários do transporte público da região metropolitana do Recife, em Pernambuco, terão que esperar mais para que a licitação das linhas de ônibus seja concluída. A previsão do governo pernambucano é que esse processo seja finalizado somente em 2026. Na última sexta-feira (12), o mestre em Inovação e Desenvolvimento para o Trânsito e Observador Certificado, Emanoel Silva, falou à Rádio Jornal sobre a importância dessa licitação e o impacto da qualidade do transporte público na vida das pessoas.

Carta_aberta_pela_participacao_democratica_nas_politicas_de_mobilidade_do_distrito_federal
Observadores Certificados

Carta aberta pela participação democrática nas Políticas de Mobilidade no Distrito Federal

Integrantes da Rede Urbanidade participaram, na última terça-feira (09), da cerimônia de lançamento dos trabalhos de revisão do PDTU (Plano Diretor de Transporte Urbano) do Distrito Federal. Durante o evento, distribuíram a carta aberta enviada ao governador Ibaneis Rocha, assinada por dez entidades, com sugestões para a participação democrática nas políticas de mobilidade do DF. A cerimônia foi realizada no Salão Nobre do Palácio do Buriti.

Artigo_a_paz_no_transito_comeca_por_voce
Observadores Certificados

A Paz no Trânsito Começa por Você: Um Compromisso Coletivo pela Vida

Em um mundo cada vez mais conectado, onde as distâncias parecem diminuir através da velocidade, um desafio persiste em ameaçar a integridade e a vida de milhares de pessoas: a (in)segurança no trânsito.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Live

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.