
MOBILIDADE ESTADÃO: SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR
“O nosso grande desafio é o comportamento humano”
Foi realizada hoje (24), a live do Mobilidade Estadão “Segurança em Primeiro Lugar”, em alusão ao Movimento Maio Amarelo, abordando temas relacionados ao avanço tecnológico e ações simples de motoristas e passageiros para a redução do número de sinistros de trânsito. Entre os participantes, o evento contou com o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães.
Conforme destacou Tião Oliveira, jornalista e mediador do bate-papo, anualmente, segundo dados do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), cerca de 45 mil brasileiros perdem a vida em sinistros de trânsito no Brasil. Além das perdas irreparáveis dessas vidas entre seus familiares, o custo econômico para o País é de R$ 50 bilhões de reais.
Abordando esse recorte inicial, o jornalista e mediador da conversa, Tião Oliveira, recebeu os convidados: Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO; e Pedro Telles, Gerente de Sustentabilidade da Movida.
Questionado sobre a responsabilidade dos motoristas nos números atuais de mortes no trânsito, Paulo Guimarães explicou. “A grande dificuldade que a gente tem é na nossa evolução de cultura de segurança viária. Eu costumo brincar, a gente olha muito para a Suécia, por exemplo, principal país referência em segurança. A Suécia não é nem um pouco melhor que o Brasil, eu costumo dizer, ela só é mais adiantada”, o CEO do OBSERVATÓRIO complementou. “Porque eles começaram muito antes. Então, o grande desafio, e sim, respondendo à sua pergunta, a gente tem um grande desafio com o comportamento humano e a gente ainda está em um processo de desenvolvimento da cultura de segurança”.
Assista à live completa: https://www.youtube.com/live/zKdjNT6-suA?feature=share

AÇÃO COM TEMA MORTE ALERTA SOBRE VELOCIDADE E CINTO DE SEGURANÇA EM ASSIS/SP
O instrutor de trânsito e Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, André Ferreira, percorreu pontos da cidade de Assis, no interior de São Paulo, vestido de "Morte" para alertar sobre os cuidados que devem ser tomados em trânsito.

DISPOSITIVO PARA CONTROLE DE ESTABILIDADE DE VEÍCULOS PASSA A SER OBRIGATÓRIO EM 2024
O Jornal da EPTV 2ª Edição de Campinas e Piracicaba, da EPTV afiliada à TV Globo, noticiou um novo dispositivo para controle de estabilidade de veículos que passa a ser obrigatório em automóveis novos a partir de 2024. Para falar sobre ele e como a tecnologia embarcada contribui para a redução de sinistros de trânsito, o Observador Certificado Marcos Oriqui, foi consultado pela reportagem na última quarta-feira (31).

As Rodovias que Perdoam Escolhem a Vida
"RODOVIAS QUE PERDOAM" é um conceito usado para descrever estradas projetadas e adequadas para reduzir a gravidade dos acidentes de trânsito.