Foi realizado hoje (30), o webinar de lançamento do livro “Pnatrans: o papel dos municípios”, iniciativa desenvolvida na parceria do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária com a UFPR (Universidade Federal do Paraná). O evento apresentou e abordou esse conteúdo inédito, para destacar o desafio da apropriação do conteúdo do Pnatrans por parte dos municípios brasileiros.
A transmissão contou com a participação do membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO e professor do Departamento de Transportes da Universidade Federal do Paraná, Jorge Tiago Bastos; o head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO, Pedro Borges; o Presidente do Cetran-SP (Conselho Estadual de Trânsito de São Paulo) e do Focotran (Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Trânsito), Frederico Pierotti Arantes; e a secretária-executiva da Ctpnat (Câmara Temática de Gestão de Coordenação do Pnatrans) da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), Camila Batista Pilz.
Segundo destacou o prof. Jorge Bastos em sua fala inicial, “Nesse material a gente tentou trazer alguns conceitos, procedimentos metodológicos e diretrizes para que esses municípios possam dar os passos iniciais na implementação de uma política local de segurança viária. Justamente, porque a meta de redução de mortos e feridos no trânsito no Brasil nada mais é do que a soma da meta dos estados brasileiros, das unidades da federação, e por sua vez, a meta dos municípios. Então a gente precisa ter essa atuação municipal, a partir dela que a gente vai ter resultados no nível estadual e no nível federal também”, explicou.
O livro “O Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito: o papel dos municípios”, é de autoria do head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO, Pedro Borges, e coautoria do prof. Jorge Tiago Bastos, realizado em cooperação técnica entre o OBSERVATÓRIO e a UFPR. O livro tem como premissa responder à pergunta: como os municípios podem se apropriar do conteúdo do Pnatrans?
“Para a gente ter essa noção de como levar para os municípios, a gente também precisa saber qual é o cenário da segurança viária nesses municípios. Então pensamos em fazer um diagnóstico dessa situação”, destacou Pedro Borges.
Conforme reforçou a secretária-executiva da Ctpnat da Senatran, Camila Batista Pilz, a metodologia de diagnóstico apresentada permite que o município tenha um olhar de individualização.
“Até para uma análise mais justa quando for feita uma comparação entre municípios de portes distintos, de necessidades e de causas raízes, de focos de problemas distintos também entre os usuários da via e as principais causas de mortes e lesões no trânsito. Então eu acho que esse grande olhar individualizado é o grande chamariz de contribuição desse estudo que vocês realizaram”, destacou.
Para o presidente do Cetran-SP e do Focotran, Frederico Pierotti Arantes, o estudo desenvolvido servirá para a tomada de decisões, uma vez que em cada estado existe uma particularidade.
“Talvez seja aí a maior dificuldade dos estados de congregar esse apoio dos prefeitos, porque eles não enxergaram que o trânsito é a prioridade. O trânsito é tratado às vezes de uma forma secundária, mas do ponto de vista de qualquer uma das atividades, nós precisamos do trânsito, nós precisamos dos estudos que foram apresentados por vocês, que demonstram o quanto se perde de recurso físico, palpável, obviamente que não estamos contando as vidas, porque essas o valor é intangível”, explicou.
Assista ao webinar completo: https://www.youtube.com/live/uzIGb98nflQ?feature=share
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