Live

Segurança Viária no Brasil: duras verdades e reais expectativas

CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre desafios e projetos promovidos pela instituição para promover a segurança no trânsito e a mobilidade

Escrito por Portal ONSV

23 MAI 2024 - 10H49

O IPOS – Instituto de Especialização, realizou na última terça-feira (21), o evento on-line Segurança Viária no Brasil: duras verdades e reais expectativas, com a participação dos palestrantes Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, e Frederico Rodrigues, diretor da Imtraff Engenharia e Mobilidade. O evento faz parte de uma série de lives promovidas pelo Instituto durante esta semana com foco na segurança viária, em celebração ao mês de ações do Movimento Maio Amarelo.

Na oportunidade, o CEO do OBSERVATÓRIO falou sobre a criação, os desafios enfrentados à frente da instituição nos últimos anos, assim como sobre os projetos desenvolvidos e suas contribuições para promover melhorias na mobilidade e na segurança no trânsito brasileiro.

“A gente produz evidências para poder fundamentar políticas públicas. Eu costumo dizer que o Observatório é um grande gerador de conteúdo, a gente mistura um pouco um instituto de pesquisa com uma agência de marketing. Temos três eixos de atuação, um de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Um outro eixo de impacto social e um outro, de advocacy”, argumentou Paulo Guimarães.

Ele ainda explicou como cada eixo de atuação trabalha e se correlaciona para contribuir no desenvolvimento estrutural de ações do OBSERVATÓRIO com o objetivo de aprimorar as políticas públicas relacionadas ao trânsito.

“Um dos grandes projetos que a gente tem tocado, falando de conhecimento técnico é o MobLab, Laboratório de Ciência de Dados em Mobilidade, dentro do Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos, onde o Observatório agora está sediado e não posso deixar de citar o Maio Amarelo, a maior mobilização social pela segurança no trânsito que se tem notícia no mundo inteiro. O Maio Amarelo está comemorando o seu 11º aniversário e surgiu também dessa necessidade da gente trazer a sociedade para discutir esse tema. Até o surgimento do Maio Amarelo essa discussão ficava muito focada no âmbito do poder público e a gente trouxe a sociedade para essa discussão, responsabilizando a iniciativa privada e trazendo a sociedade para o seu papel”, pontou o CEO do OBSERVATÓRIO.

Assista à live completa:


Relatorio_anual_2023
Matérias

Relatório anual 2023

Com a finalidade de divulgar um resumo das ações realizadas em 2023, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária divulga o Relatório Anual. São mais de 90 páginas com tudo o que foi desenvolvido no último ano em todas as áreas de atuação. Também ganharam destaques as novas parcerias e conquistas, como uma forma de prestar contas à sociedade de todas as atividades desenvolvidas pela instituição.

Cerca_de_62_pessoas_envilvidas_em_sinistros_de_transito_no_rio_de_janeiro_em_2023
Observadores Certificados

Cerca de 62 pessoas envolvidas em sinistros de trânsito por dia no Rio de Janeiro em 2023

O telejornal Bom Dia Alerj da TV Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), de hoje (21), apresentou uma reportagem sobre violência no trânsito nos grandes centros urbanos e destacou uma pesquisa que classifica o estado do Rio de Janeiro entre os três com os motoristas mais rudes do Brasil. O especialista em Gestão e Direito de Trânsito e Observador Certificado, Maicon de Paula, foi consultado e defendeu a Educação para o Trânsito como instrumento para diminuir a violência no trânsito.

Regiao_do_grande_abc_registra_mes_de_maio_mais_letal_desde_2015
Observadores Certificados

Região do Grande ABC registra o mês de maio mais letal no trânsito desde 2015

A edição de ontem (20), do Diário do Grande ABC, em São Paulo, destacou que apesar do mês de maio ser marcado como uma época de conscientização para a segurança no trânsito, a Região do Grande ABC registrou o mais letal no trânsito desde 2015. O Observador Certificado Regis Frigeri foi consultado pela reportagem para falar sobre a eficácia das campanhas anuais de conscientização promovidas pelo Maio Amarelo diante do aumento de sinistros de trânsito.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Live

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.