Foi realizado ontem (25), o webinar “Modelo Preditivo de Óbitos no Trânsito Brasileiro”, promovido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, com o objetivo de apresentar e discutir o relatório técnico desenvolvido e publicado pela instituição. Considerando o atual cenário da mortalidade no país, esse relatório apresenta métodos com a finalidade de elaborar um modelo de aprendizado de máquina para estimar a quantidade de mortes no trânsito em âmbito nacional.
O evento contou com a participação de João Saraiva, graduando em engenharia ambiental pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp, estagiário de análise de dados e integrante do grupo de pesquisa cadastrado no CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) do OBSERVATÓRIO. Rodrigo Aguiar, gerente de Segurança Viária do Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco – DER/PE, professor do curso de Engenharia Civil da Universidade Tiradentes – Unit. Estudante de doutorado em Sistemas de Transportes na Universidade de Coimbra em Portugal. É Observador Certificado, integrante do Núcleo de infraestrutura e do grupo de pesquisa CNPQ do OBSERVATÓRIO. A mediação do evento foi de Pedro Borges, head de Mobilidade Segura da instituição.
Conforme João Saraiva destacou em sua fala inicial, o objetivo do relatório é modelar a abordagem e orientar dados da relação da segurança viária para o reconhecimento de padrões e previsão de óbitos no trânsito brasileiro. Segundo ele informou, diversos países possuem essa demanda de modelos estatísticos complexos para analisar os óbitos no trânsito de maneira sequencial e temporal.
Sobre os resultados, Saraiva pontuou pela análise exploratória de dados, que no período anterior à Primeira Década de Ações pela Segurança Viária, havia uma tendência de alta de óbitos no trânsito, então, com as ações realizadas durante a Primeira Década, constatou-se uma diminuição, até meados de 2019, quando houve novamente registros de alta de mortes no trânsito.
Durante a sua apresentação João Saraiva também fez uma comparação entre modelos de métricas de erro tendo como parâmetro o ano de 2023, por meio de uma tabela com os modelos de previsão.
“Aqui estão todas as previsões e os intervalos de confiança para 2023, e vemos aqui que o mais plausível pela sua proximidade aos sinistros, por exemplo, de 2022, seria o linear anual mesmo, que teve uma previsão de 34.631 sinistros de trânsito”, pontuou João Saraiva. Vale lembrar que em 2022, o Brasil registrou 33.894 óbitos no trânsito.
Durante sua fala, o gerente de Segurança Viária do DER de Pernambuco, Rodrigo Aguiar, parabenizou o relatório técnico pela importância na coleta de dados para as pesquisas realizadas e que serão realizadas no país. “Hoje, para você começar qualquer estudo estatístico e de machine learning, o principal é você fazer essa coleta de dados. É como dizem, hoje, os dados são o novo petróleo e o trabalho do João é muito importante.”
Rodrigo Aguiar lembrou que o Brasil não possui um modelo específico para predição de sinistros de trânsito como outros países possuem, mas que na literatura acadêmica existem muitos estudos relacionados a esse campo de pesquisa.
“Nós temos trabalhos de mestrado e de doutorado aqui no Brasil que já fizeram esses estudos, inclusive o meu, que é um estudo desses modelos. Tem estudos que foram feitos em Fortaleza, em São Paulo, em Santa Catarina. Nós temos estudos com modelos preditivos. Então assim, o manual de Segurança Viária de São Paulo, o atual modelo que temos aqui no Brasil, ele tem um capítulo que fala sobre esse Highway Safety Manual, em que ele mostra a abordagem e como se fazem os cálculos, mas acho que falta ainda, não sei se podemos dar esse start inicial com algum órgão para ter a possibilidade de implantar isso aqui.”
Assista ao webinar completo:
Observadoras Certificadas tomam posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST)
Na última quarta-feira (27), as Observadoras Certificadas Adriana Modesto de Sousa e Inês Arend tomaram posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST), conforme a Portaria Contran nº 3, de 25 de julho de 2025, nas funções de titular e suplente, respectivamente. A indicação foi realizada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.