Comunicação

MANHÃ BANDEIRANTES FALA SOBRE METAS DE MELHORIA NO TRÂNSITO DE SÃO PAULO

CEO do OBSERVATÓRIO comenta sobre o plano de metas estabelecido pela Prefeitura de São Paulo e recuo na melhoria do trânsito

Escrito por Portal ONSV

20 ABR 2023 - 18H15

A revisão do programa de metas da Prefeitura de São Paulo, que recuou em alguns pontos propostos inicialmente para diminuir o número de mortos no trânsito da capital paulista foi tema do programa Manhã Bandeirantes, da Rádio Bandeirantes, de hoje (20). O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, contextualizou essa questão durante o programa.

Conforme destacou o apresentador Agostinho Teixeira, ainda no início da atual administração do governo da Prefeitura de São Paulo, com o então prefeito Bruno Covas, entre as medidas anunciadas, estava a redução do índice de mortes por sinistros de trânsito. A proposta inicial era de reduzir o índice de mortes no trânsito para 4,5 a cada 100 mil habitantes.

Questionado se esse índice é compatível com grandes capitais do mundo, Paulo Guimarães contextualizou a origem deles e suas metas. Composto pela adesão de mais de 150 países e promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas) por meio da OMS (Organização Mundial de Saúde), para que todos esses países se comprometessem a alcançar metas de redução no número de mortes e lesões no trânsito.

“Inicialmente, na primeira década mundial de ações, de 2011 a 2020, a proposta era que se reduzisse em 50%, mas os países não atingiram essa meta. E então, ela foi renovada pela ONU até 2030. No Brasil, existe o plano nacional de redução de mortes e lesões no trânsito que é o Pnatrans, ele determina várias tarefas, ações, compromissos, diversos setores da sociedade implementam essas metas. Se São Paulo atingir 4,5 mortos por 100 mil habitantes, é uma meta muito boa, isso coloca a cidade de São Paulo no mesmo patamar de segurança viária dos melhores países do mundo”, explicou o CEO do OBSERVATÓRIO.

Paulo Guimarães destacou ainda que, “é uma meta possível de ser atingida, temos cidades aqui no Brasil que já atingiram essa meta. Por exemplo, São José dos Campos, no interior de São Paulo, que está bem próximo disso e tem uma condição de segurança no trânsito muito adequada, assim como outras cidades que já conseguiram atingir essa meta.”

Assista à entrevista completa em: 


Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Comunicação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.