Evento possibilita demonstrar que o OBSERVATÓRIO, além de promover ações e projetos para a segurança viária, também desenvolve projetos direcionados para a mobilidade urbana
Foi realizado nos dias 07 e 08 de dezembro, o 1° Fórum Baiano de Secretários e Dirigentes da Mobilidade Urbana, no município de Feira de Santana, Bahia. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, representado pelo Observador Certificado Adelmo Amorim, esteve presente na ocasião e participou de uma série de debates relacionados às boas práticas de gerenciamento e governança.
O evento foi realizado pela ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) e teve como objetivo permitir aos secretários e dirigentes trocarem informações e experiências, conhecerem novos conceitos e ideias sobre mobilidade urbana, transporte e trânsito e, discutir e opinar sobre projetos de lei, normas e outros dispositivos legais, com vistas a buscar esclarecimentos junto a autoridades ou mesmo sugerir alterações.
Na oportunidade, o Observador Certificado Adelmo Amorim pode apresentar o curso Transformando Cidades: implementando o Pnatrans, voltado para a Gestão Pública do Trânsito e do Transporte, Segurança Viária e Mobilidade Urbana, para promover e garantir a segurança viária e redução do número de sinistros de trânsito que resultam em perdas de vidas e desastres ambientais.
Da mesma forma, apresentou aos participantes do evento o programa Laço Amarelo, programa de Responsabilidade Social que tem como objetivo dar sequência às ações do Movimento Maio Amarelo e conscientizar os colaboradores de empresas, entidades e cidadãos do município durante os 365 dias do ano.
Conforme explicou Adelmo Amorim, o evento possibilitou demonstrar que o OBSERVATÓRIO, além de promover ações e projetos para a segurança viária, também desenvolve projetos direcionados para a mobilidade urbana. “A dinâmica do evento foi de demonstrar, ao longo desses dois dias, práticas de combate ao transporte clandestino irregular, apresentando projetos de transporte integrado, projetos de transportes BRT, apresentando algumas iniciativas de sistemas, que facilitam o gerenciamento das cidades que têm o transporte coletivo e outros modais”, destacou.
Assista ao evento na íntegra:
[vc_video link="https://youtu.be/uOd72xu7MYQ" align="center"]
[vc_empty_space]
[vc_gallery interval="3" images="31323,31324,31329,31328,31327,31326,31325" img_size="full"]
Observadoras Certificadas tomam posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST)
Na última quarta-feira (27), as Observadoras Certificadas Adriana Modesto de Sousa e Inês Arend tomaram posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST), conforme a Portaria Contran nº 3, de 25 de julho de 2025, nas funções de titular e suplente, respectivamente. A indicação foi realizada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.