Matérias

14 de março - Dia Mundial do Sono

Escrito por Portal ONSV

13 MAR 2014 - 13H42

"14

Na sexta-feira, 14 de março é comemorado o Dia Mundial do Sono em todo o mundo. Este evento anual é uma celebração do bom sono e um convite para discussão sobre assuntos importantes relacionados.

A campanha, coordenada pela Associação Mundial de Medicina do Sono (WASM), tem o tema: "Sono Restaurador, Boa Respiração, Corpo Saudável", uma mensagem “três em um” que ressalta os fatores de risco para a síndrome da apneia obstrutiva do sono que podem ser prevenidos. Se estiver faltando um ou mais desses elementos, a sua concentração, produtividade, atenção e alerta irão sofrer. Você pode apresentar sonolência diurna, e esse sintoma pode ser perigoso e levar a acidentes automobilísticos.

Segundo Edilson Zancanella, Especialista em Medicina do Sono e Diretor da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia, os distúrbios do sono podem ocasionar em uma série de consequências graves, como alteração da memória, de humor e até cognitivas, além de sonolência diurna, uma das grandes responsáveis pelos acidentes de trânsito.

Pesquisas feitas pelo Departamento de Transportes Americano mostram que 30% a 93% dos pacientes com algum distúrbio de sono admitem que já adormeceram enquanto dirigiam, dependendo do tipo de distúrbio de sono apresentado. E 24% dos pacientes assumem terem dormido várias vezes enquanto dirigiam e relatam que o fizeram pelo menos uma vez por semana.

O estudo também apontou que 54% das mortes em acidentes de veículos a motor aconteceram à noite; 36,1% foram fatais e 41,6% do total dos acidentes aconteceram entre 2 e 7hs e das 14 às 17hs, coincidindo com o ciclo circadiano.  “A maioria dos acidentes noturnos envolvem um só veículo, o que nos leva a pensar em falta de atenção, fadiga e sonolência como prováveis causas”, enfatiza Zancanella.

"maneirofinal"

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Grande_Sao_Paulo_registra_aumento_de_mortes
Observadores Certificados

Grande São Paulo registra aumento de 32% no número de mortes no trânsito

O Observador Certificado Marco Antonio Ghiraldello falou ontem (17), pela Radioagência Nacional, da EBC – Empresa Brasil Comunicação, veículo público de comunicação, sobre os principais motivos que levaram o trânsito da Grande São Paulo a registrar aumento no número de óbitos nos primeiros cinco meses de 2024, comparado ao mesmo período de 2023.

Jornal_Manha_Bandeirantes_destaca_aumento_de_sinistro_de_transito_na_grande_sao_paulo
Observadores Certificados

Jornal Manhã Bandeirantes destaca aumento de sinistros de trânsito na Grande São Paulo

O jornal Manhã Bandeirantes de ontem (16), consultou o Observador Certificado e coordenador do Núcleo de Esforço Legal do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Kenedy Santos Pereira, para falar sobre os principais motivos para os cinco primeiros meses de 2024 serem os mais letais dos últimos seis anos no trânsito da Grande São Paulo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.