Na sexta-feira, 14 de março é comemorado o Dia Mundial do Sono em todo o mundo. Este evento anual é uma celebração do bom sono e um convite para discussão sobre assuntos importantes relacionados.
A campanha, coordenada pela Associação Mundial de Medicina do Sono (WASM), tem o tema: "Sono Restaurador, Boa Respiração, Corpo Saudável", uma mensagem “três em um” que ressalta os fatores de risco para a síndrome da apneia obstrutiva do sono que podem ser prevenidos. Se estiver faltando um ou mais desses elementos, a sua concentração, produtividade, atenção e alerta irão sofrer. Você pode apresentar sonolência diurna, e esse sintoma pode ser perigoso e levar a acidentes automobilísticos.
Segundo Edilson Zancanella, Especialista em Medicina do Sono e Diretor da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia, os distúrbios do sono podem ocasionar em uma série de consequências graves, como alteração da memória, de humor e até cognitivas, além de sonolência diurna, uma das grandes responsáveis pelos acidentes de trânsito.
Pesquisas feitas pelo Departamento de Transportes Americano mostram que 30% a 93% dos pacientes com algum distúrbio de sono admitem que já adormeceram enquanto dirigiam, dependendo do tipo de distúrbio de sono apresentado. E 24% dos pacientes assumem terem dormido várias vezes enquanto dirigiam e relatam que o fizeram pelo menos uma vez por semana.
O estudo também apontou que 54% das mortes em acidentes de veículos a motor aconteceram à noite; 36,1% foram fatais e 41,6% do total dos acidentes aconteceram entre 2 e 7hs e das 14 às 17hs, coincidindo com o ciclo circadiano. “A maioria dos acidentes noturnos envolvem um só veículo, o que nos leva a pensar em falta de atenção, fadiga e sonolência como prováveis causas”, enfatiza Zancanella.
Ação educativa integrada acontece em Guarulhos-SP
Dentro do Programa “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, realizado pelo OBSERVATÓRIO e Uber, em parceria com órgãos gestores de trânsito de diversas cidades, chega nesta quarta-feira, 19 de março, a Guarulhos-SP, a maior cidade do Estado de São Paulo, depois da capital paulista.
Com apoio do OBSERVATÓRIO, TCU inicia consulta pública sobre as condições das pontes no Brasil
O Tribunal de Contas da União (TCU) iniciou, no dia 11 de fevereiro, uma consulta pública para ouvir a população sobre a qualidade e segurança das pontes nas rodovias do país.
Diversão e responsabilidade: Operação Carnaval Seguro educa condutores no Distrito Federal
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), em parceria com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária realizou ações educativas antes e durante o carnaval.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.