Na sexta-feira, 14 de março é comemorado o Dia Mundial do Sono em todo o mundo. Este evento anual é uma celebração do bom sono e um convite para discussão sobre assuntos importantes relacionados.
A campanha, coordenada pela Associação Mundial de Medicina do Sono (WASM), tem o tema: "Sono Restaurador, Boa Respiração, Corpo Saudável", uma mensagem “três em um” que ressalta os fatores de risco para a síndrome da apneia obstrutiva do sono que podem ser prevenidos. Se estiver faltando um ou mais desses elementos, a sua concentração, produtividade, atenção e alerta irão sofrer. Você pode apresentar sonolência diurna, e esse sintoma pode ser perigoso e levar a acidentes automobilísticos.
Segundo Edilson Zancanella, Especialista em Medicina do Sono e Diretor da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia, os distúrbios do sono podem ocasionar em uma série de consequências graves, como alteração da memória, de humor e até cognitivas, além de sonolência diurna, uma das grandes responsáveis pelos acidentes de trânsito.
Pesquisas feitas pelo Departamento de Transportes Americano mostram que 30% a 93% dos pacientes com algum distúrbio de sono admitem que já adormeceram enquanto dirigiam, dependendo do tipo de distúrbio de sono apresentado. E 24% dos pacientes assumem terem dormido várias vezes enquanto dirigiam e relatam que o fizeram pelo menos uma vez por semana.
O estudo também apontou que 54% das mortes em acidentes de veículos a motor aconteceram à noite; 36,1% foram fatais e 41,6% do total dos acidentes aconteceram entre 2 e 7hs e das 14 às 17hs, coincidindo com o ciclo circadiano. “A maioria dos acidentes noturnos envolvem um só veículo, o que nos leva a pensar em falta de atenção, fadiga e sonolência como prováveis causas”, enfatiza Zancanella.
SISTEMA ANCHIETA-IMIGRANTES/SP TEM O ANO MAIS LETAL DE TODA A SÉRIE HISTÓRICA
A matéria do Diário do Grande ABC da última segunda-feira (27), alertou que, segundo dados do Infosiga, sistema de monitoramento do governo estadual gerenciado pelo Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo), o número de mortes no trânsito nas rodovias do SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes) de concessão da Ecovias, no Grande ABC - estado de São Paulo -, é o maior da série histórica, divulgada desde 2015. O Observador Certificado Régis Frigeri avaliou boas práticas que promovem a segurança do trânsito nas rodovias a pedido da reportagem.
OBSERVADOR CERTIFICADO É UM DOS PALESTRANTES DO SANTA SUMMIT
O doutor em Mobilidade Urbana, professor da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e Observador Certificado, Carlos Félix, foi um dos palestrantes durante o Santa Summit. Realizado entre os dias 24 e 25 de novembro, o evento abordou diversas temáticas com base em cinco pilares: Educação, Inovação, Empreendedorismo, Negócios e Sustentabilidade, em Santa Maria, Rio Grande do Sul.
MODELOS PREDITIVOS PARA SINISTROS DE TRÂNSITO
A segurança viária é uma prioridade incontestável em todo o mundo, uma vez que sinistros de trânsito não apenas resultam em perdas significativas de vidas humanas, mas também têm impactos econômicos e sociais substanciais. Em busca de estratégias mais eficazes de prevenção e intervenção, os modelos preditivos de sinistros de trânsito emergem como ferramentas cruciais na compreensão dos fatores subjacentes à ocorrência desses eventos e na antecipação de riscos potenciais. Esses modelos abrangem desde abordagens estatísticas tradicionais, oferecendo insights valiosos para planejadores urbanos, engenheiros de tráfego e autoridades de segurança viária.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.