O 2º Seminário Jurídico de Seguros, evento promovido pelo Instituto Justiça e Cidadania e pelo Superior Tribunal de Justiça com apoio da Confederação Nacional das Seguradoras, aconteceu no auditório externo do STJ (SAFS – Quadra 6, Lote 1, Trecho III), em Brasília (DF), na última quarta-feira (20/11), e contou com a participação do diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho como um dos palestrantes e de Francisco Garonce, relações institucionais.
Com o objetivo de aprofundar o diálogo entre o poder judiciário, os operadores do Direito, do Seguro e os representantes, e aprimorar as relações com os consumidores, visando a redução da judicialização. Debateu-se temas como: o controle judicial dos atos administrativos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS); a prescrição dos contratos de seguros; o seguro de responsabilidade civil e a excludente por embriaguez; e o índice de reajuste da previdência complementar.
Durante a sua apresentação no painel II, moderada pelo ministro Raul Araújo Filho do STJ, sobre a Responsabilidade Civil e Excludente por embriaguez, Ramalho frisou: “Hoje, quando nós sofremos um acidente, você é levado para um hospital público, não adianta ter o melhor plano médico e puxar a carteirinha que você não vai para o seu plano médico, (...) uma pessoa que entra com trauma no hospital, envolve dois, três, quatro, cinco, dez médicos para atender aquele indivíduo”.
O diretor-presidente do OBSERVATÓRIO alerta: “A extinção do DPVAT traz um problema muito mais grave do que a indenização ao indivíduo, é o valor que hoje é destinado para o Ministério da Saúde, para ser utilizado nesse tipo de acabamento. Então, para nós, o motorista embriagado deve ser responsável por todos os custos oriundos do acidente causado”.
Ainda, segundo Ramalho: “A partir do momento que você sabe, e isso tem que ser amplamente trabalhado com a sociedade, ou seja, do risco que você terá, se cometer aquela infração, aquela ilegalidade, isso é muito importante, isso ajuda na educação e no disciplinamento da sociedade”, conforme adverte.
A mesa de abertura foi composta pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça e do conselho da Justiça Federal, ministro João Otávio de Noronha, corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, ministro do STJ e diretor a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrado (ENFAM), ministro Herman Benjamin, ministro do STJ e coordenador acadêmico do seminário, ministro Paulo Dias de Moura Ribeiro, presidente da Confederação Nacional das Seguradoras, Márcio Coriolano e o presidente do Instituto Justiça e Cidadania, Tiago Salles.
[vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_gallery interval="3" images="23357,23358,23359,23360,23361,23362,23363,23364,23365,23366,23367" img_size="full"][/vc_column][/vc_row]
Veja a participação do diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, José Aurelio Ramalho:
https://youtu.be/UEmLxB7SSPs
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.