Do modal cicloviário às tecnologias aplicadas ao trânsito e transporte. O III Seminário de Mobilidade Urbana reuniu especialistas de referência nacional para apresentar e discutir, num só evento, avanços para o setor e melhoria da qualidade de vida das cidades. Promovido pela Prefeitura de Macaé, no Rio de Janeiro, por meio da Coordenadoria de Educação para o Trânsito da Mobilidade Urbana, o seminário reuniu especialistas e autoridades do setor, entre eles, representantes do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
O III Seminário, foi realizado entre os dias 20 e 21 de setembro, na Câmara Municipal de Macaé, e teve como objetivo trazer assuntos pertinentes à população para a prevenção de ocorrências e melhorias no trânsito da cidade. Durante o evento foram apresentadas as consequências e impactos dos sinistros de trânsito na área da saúde e o quanto a educação pode reverter os comportamentos de risco.
No segundo dia do evento, O seminário contou com as palestras dos representantes do OBSERVATÓRIO sobre: “Cidades do Amanhã”, ministrada por Mauro Gil, cofundador e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO; e “A Urgência da Gestão do Tempo para a Segurança Viária”, com Cintia Almeida, Teóloga, especialista em trânsito e Observadora Certificada.
Com a presença de secretários municipais, vereadores, empresários e representantes das forças de segurança, a programação teve como proposta, abordar os temas relacionados ao trânsito e transporte, de forma que a troca de ideias e informações tragam avanços na Mobilidade Urbana do município, diante do atual cenário de desenvolvimento econômico e o aumento do fluxo de veículos.
“Foi um desafio muito grande fazer um evento como esse. A mobilidade urbana influencia muito hoje na cidade, mais que a saúde e educação. Porque nem todos usam a saúde todo dia ou tem educação na sua rotina. Mas a mobilidade urbana não é opção, todos nós precisamos dela diariamente. É um tema primordial para ser abordado pela gestão pública e precisamos reverberar o que será discutido aqui”, destacou o secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz.
1/6
Observadoras Certificadas tomam posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST)
Na última quarta-feira (27), as Observadoras Certificadas Adriana Modesto de Sousa e Inês Arend tomaram posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST), conforme a Portaria Contran nº 3, de 25 de julho de 2025, nas funções de titular e suplente, respectivamente. A indicação foi realizada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.