Do modal cicloviário às tecnologias aplicadas ao trânsito e transporte. O III Seminário de Mobilidade Urbana reuniu especialistas de referência nacional para apresentar e discutir, num só evento, avanços para o setor e melhoria da qualidade de vida das cidades. Promovido pela Prefeitura de Macaé, no Rio de Janeiro, por meio da Coordenadoria de Educação para o Trânsito da Mobilidade Urbana, o seminário reuniu especialistas e autoridades do setor, entre eles, representantes do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
O III Seminário, foi realizado entre os dias 20 e 21 de setembro, na Câmara Municipal de Macaé, e teve como objetivo trazer assuntos pertinentes à população para a prevenção de ocorrências e melhorias no trânsito da cidade. Durante o evento foram apresentadas as consequências e impactos dos sinistros de trânsito na área da saúde e o quanto a educação pode reverter os comportamentos de risco.
No segundo dia do evento, O seminário contou com as palestras dos representantes do OBSERVATÓRIO sobre: “Cidades do Amanhã”, ministrada por Mauro Gil, cofundador e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO; e “A Urgência da Gestão do Tempo para a Segurança Viária”, com Cintia Almeida, Teóloga, especialista em trânsito e Observadora Certificada.
Com a presença de secretários municipais, vereadores, empresários e representantes das forças de segurança, a programação teve como proposta, abordar os temas relacionados ao trânsito e transporte, de forma que a troca de ideias e informações tragam avanços na Mobilidade Urbana do município, diante do atual cenário de desenvolvimento econômico e o aumento do fluxo de veículos.
“Foi um desafio muito grande fazer um evento como esse. A mobilidade urbana influencia muito hoje na cidade, mais que a saúde e educação. Porque nem todos usam a saúde todo dia ou tem educação na sua rotina. Mas a mobilidade urbana não é opção, todos nós precisamos dela diariamente. É um tema primordial para ser abordado pela gestão pública e precisamos reverberar o que será discutido aqui”, destacou o secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz.
1/6
VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO DE NOVA FRIBURGO/RJ É TEMA DE DEBATE COM PARTICIPAÇÃO DO OBSERVATÓRIO
O Programa Cidade Real, da TV Zoom - Empresa jornalística localizada em Nova Friburgo, no estado do Rio de Janeiro -, entrevistou na última segunda-feira (20), a public affairs do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Daniela Gurgel, para falar sobre o atual cenário de extrema violência no trânsito que o município enfrenta.
SEMÁFOROS COM DEFEITOS TRAZEM RISCOS A MOTORISTAS E PEDESTRES EM BRASÍLIA/DF
A doutora em Transportes, mestra em Ciências da Saúde, Sanitarista e Observadora Certificada, Adriana Modesto falou sobre os riscos que semáforos com defeitos trazem para motoristas e pedestres à reportagem do DF TV 2ª Edição, da TV Globo Brasília, no Distrito Federal, de ontem (09).
CRESCE O NÚMERO DE CICLISTAS MORTOS NA CIDADE DE SÃO PAULO
A reportagem da Folha de S.Paulo da última quarta-feira (08), alertou sobre o aumento no número de ciclistas mortos na cidade de São Paulo. Conforme relatou a matéria, o trânsito da cidade já matou 26 ciclistas entre janeiro e setembro de 2023, um crescimento de 8,33% na comparação com o mesmo período do ano passado.
Boleto