Matérias

III SEMINÁRIO DE MOBILIDADE URBANA DE MACAÉ/RJ CONTA COM PALESTRAS DO OBSERVATÓRIO

Escrito por Portal ONSV

28 SET 2023 - 12H04 (Atualizada em 28 SET 2023 - 12H22)

Do modal cicloviário às tecnologias aplicadas ao trânsito e transporte. O III Seminário de Mobilidade Urbana reuniu especialistas de referência nacional para apresentar e discutir, num só evento, avanços para o setor e melhoria da qualidade de vida das cidades. Promovido pela Prefeitura de Macaé, no Rio de Janeiro, por meio da Coordenadoria de Educação para o Trânsito da Mobilidade Urbana, o seminário reuniu especialistas e autoridades do setor, entre eles, representantes do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.

O III Seminário, foi realizado entre os dias 20 e 21 de setembro, na Câmara Municipal de Macaé, e teve como objetivo trazer assuntos pertinentes à população para a prevenção de ocorrências e melhorias no trânsito da cidade. Durante o evento foram apresentadas as consequências e impactos dos sinistros de trânsito na área da saúde e o quanto a educação pode reverter os comportamentos de risco.

No segundo dia do evento, O seminário contou com as palestras dos representantes do OBSERVATÓRIO sobre: “Cidades do Amanhã”, ministrada por Mauro Gil, cofundador e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO; e “A Urgência da Gestão do Tempo para a Segurança Viária”, com Cintia Almeida, Teóloga, especialista em trânsito e Observadora Certificada.

Com a presença de secretários municipais, vereadores, empresários e representantes das forças de segurança, a programação teve como proposta, abordar os temas relacionados ao trânsito e transporte, de forma que a troca de ideias e informações tragam avanços na Mobilidade Urbana do município, diante do atual cenário de desenvolvimento econômico e o aumento do fluxo de veículos.

“Foi um desafio muito grande fazer um evento como esse. A mobilidade urbana influencia muito hoje na cidade, mais que a saúde e educação. Porque nem todos usam a saúde todo dia ou tem educação na sua rotina. Mas a mobilidade urbana não é opção, todos nós precisamos dela diariamente. É um tema primordial para ser abordado pela gestão pública e precisamos reverberar o que será discutido aqui”, destacou o secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz.


Cerca_de_62_pessoas_envilvidas_em_sinistros_de_transito_no_rio_de_janeiro_em_2023
Observadores Certificados

Cerca de 62 pessoas envolvidas em sinistros de trânsito por dia no Rio de Janeiro em 2023

O telejornal Bom Dia Alerj da TV Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), de hoje (21), apresentou uma reportagem sobre violência no trânsito nos grandes centros urbanos e destacou uma pesquisa que classifica o estado do Rio de Janeiro entre os três com os motoristas mais rudes do Brasil. O especialista em Gestão e Direito de Trânsito e Observador Certificado, Maicon de Paula, foi consultado e defendeu a Educação para o Trânsito como instrumento para diminuir a violência no trânsito.

Regiao_do_grande_abc_registra_mes_de_maio_mais_letal_desde_2015
Observadores Certificados

Região do Grande ABC registra o mês de maio mais letal no trânsito desde 2015

A edição de ontem (20), do Diário do Grande ABC, em São Paulo, destacou que apesar do mês de maio ser marcado como uma época de conscientização para a segurança no trânsito, a Região do Grande ABC registrou o mais letal no trânsito desde 2015. O Observador Certificado Regis Frigeri foi consultado pela reportagem para falar sobre a eficácia das campanhas anuais de conscientização promovidas pelo Maio Amarelo diante do aumento de sinistros de trânsito.

Faixa_azul_deve_chegar_a_200km_na_cidade_de_sao_paulo_ate_o_final_do_ano
Matérias

Faixa Azul deve chegar a 200 km na cidade de São Paulo até o final do ano

A Faixa Azul é um projeto da prefeitura de São Paulo que cria uma pista exclusiva para motos em avenidas movimentadas da cidade. Iniciada em 2022, teve rápida expansão para se tornar uma bandeira eleitoral e deve chegar a 200 quilômetros no fim do ano. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, foi um dos especialistas que falou ao Globo na última quarta-feira (19), sobre os resultados apresentados.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.