O SP2, telejornal da TV Globo, da última quinta-feira (13), alertou sobre o crescente risco no trânsito para os pedestres na capital e Grande São Paulo. Somente em 2023, 330 pessoas morreram atropeladas na capital paulista. O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, reforçou a necessidade de investimento em campanhas de educação para o trânsito durante a reportagem.
Conforme o comparativo de dados realizado pela reportagem, em 2017, o número de mortes por atropelamento na Grande São Paulo foi de 656, durante a pandemia de Covid-19 essas ocorrências tiveram leve queda, foram registradas 466 em 2020, e 449 mortes em 2021, mas voltaram a crescer com o fim do isolamento social. Somente em 2022, foram registrados 565 óbitos por atropelamento, e em 2023, foram 571 mortes registradas na Grande São Paulo, segundo dados do Infosiga-SP (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo).
Para os idosos, o risco é maior. Em 2023, em todo o estado de São Paulo foram registradas 1.242 mortes de pedestres atropelados. Desses, 360, tinham mais de 65 anos.
O CEO do OBSERVATÓRIO reforçou que os atropelamentos são resultado da falta de percepção de risco, uma lição que deveria ser ensinada com campanhas de conscientização constantes. Somente no ano passado, o orçamento do Funset (Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito) tinha um orçamento de R$ 673 milhões, mas só gastou R$ 42 milhões (6,42% do total).
“Estamos com dificuldade de melhoria na percepção de risco. Isso tem a ver com a cultura da segurança viária que a gente tem no país, que ainda precisa evoluir muito”, pontuou Paulo Guimarães.
Com base nas principais causas de atropelamentos, o OBSERVATÓRIO formulou uma lista de ações para proteger os pedestres. Para os motoristas, por exemplo, sempre dar preferência ao pedestre e nunca ultrapassar a velocidade permitida.
Para os pedestres, não correr para atravessar a rua e olhar para atravessar, mesmo com o sinal fechado para os veículos.
Assista à reportagem completa: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/sp2/video/aumentam-mortes-de-pedestres-12675827.ghtml
Observadoras Certificadas tomam posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST)
Na última quarta-feira (27), as Observadoras Certificadas Adriana Modesto de Sousa e Inês Arend tomaram posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST), conforme a Portaria Contran nº 3, de 25 de julho de 2025, nas funções de titular e suplente, respectivamente. A indicação foi realizada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.