O SP2, telejornal da TV Globo, da última quinta-feira (13), alertou sobre o crescente risco no trânsito para os pedestres na capital e Grande São Paulo. Somente em 2023, 330 pessoas morreram atropeladas na capital paulista. O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, reforçou a necessidade de investimento em campanhas de educação para o trânsito durante a reportagem.
Conforme o comparativo de dados realizado pela reportagem, em 2017, o número de mortes por atropelamento na Grande São Paulo foi de 656, durante a pandemia de Covid-19 essas ocorrências tiveram leve queda, foram registradas 466 em 2020, e 449 mortes em 2021, mas voltaram a crescer com o fim do isolamento social. Somente em 2022, foram registrados 565 óbitos por atropelamento, e em 2023, foram 571 mortes registradas na Grande São Paulo, segundo dados do Infosiga-SP (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo).
Para os idosos, o risco é maior. Em 2023, em todo o estado de São Paulo foram registradas 1.242 mortes de pedestres atropelados. Desses, 360, tinham mais de 65 anos.
O CEO do OBSERVATÓRIO reforçou que os atropelamentos são resultado da falta de percepção de risco, uma lição que deveria ser ensinada com campanhas de conscientização constantes. Somente no ano passado, o orçamento do Funset (Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito) tinha um orçamento de R$ 673 milhões, mas só gastou R$ 42 milhões (6,42% do total).
“Estamos com dificuldade de melhoria na percepção de risco. Isso tem a ver com a cultura da segurança viária que a gente tem no país, que ainda precisa evoluir muito”, pontuou Paulo Guimarães.
Com base nas principais causas de atropelamentos, o OBSERVATÓRIO formulou uma lista de ações para proteger os pedestres. Para os motoristas, por exemplo, sempre dar preferência ao pedestre e nunca ultrapassar a velocidade permitida.
Para os pedestres, não correr para atravessar a rua e olhar para atravessar, mesmo com o sinal fechado para os veículos.
Assista à reportagem completa: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/sp2/video/aumentam-mortes-de-pedestres-12675827.ghtml
Observadora Certificada recebe reconhecimento da PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) expressou seu profundo agradecimento à Observadora Certificada, Sene Ferreira, e ao OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária pelo apoio institucional prestado durante a fase de divulgação do Projeto Trânsito Compartilhado, realizado no sul da Bahia.
Ministério dos Transportes desacelera a segurança viária
Artigo escrito pelo CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, para o caderno Mobilidade Estadão
OBSERVATÓRIO divulga relatório anual de 2024
Com mais de 50 páginas, o Relatório Anual 2024 do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária reúne os principais feitos, resultados e iniciativas realizadas ao longo de um ano marcado por grandes projetos, eventos de relevância nacional e avanços nas áreas de pesquisa e mobilização social.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.