Matérias

330 pessoas morreram atropeladas na capital de São Paulo em 2023

Escrito por Portal ONSV

17 JUN 2024 - 10H10

O SP2, telejornal da TV Globo, da última quinta-feira (13), alertou sobre o crescente risco no trânsito para os pedestres na capital e Grande São Paulo. Somente em 2023, 330 pessoas morreram atropeladas na capital paulista. O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, reforçou a necessidade de investimento em campanhas de educação para o trânsito durante a reportagem.

Conforme o comparativo de dados realizado pela reportagem, em 2017, o número de mortes por atropelamento na Grande São Paulo foi de 656, durante a pandemia de Covid-19 essas ocorrências tiveram leve queda, foram registradas 466 em 2020, e 449 mortes em 2021, mas voltaram a crescer com o fim do isolamento social. Somente em 2022, foram registrados 565 óbitos por atropelamento, e em 2023, foram 571 mortes registradas na Grande São Paulo, segundo dados do Infosiga-SP (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo).

Para os idosos, o risco é maior. Em 2023, em todo o estado de São Paulo foram registradas 1.242 mortes de pedestres atropelados. Desses, 360, tinham mais de 65 anos.

O CEO do OBSERVATÓRIO reforçou que os atropelamentos são resultado da falta de percepção de risco, uma lição que deveria ser ensinada com campanhas de conscientização constantes. Somente no ano passado, o orçamento do Funset (Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito) tinha um orçamento de R$ 673 milhões, mas só gastou R$ 42 milhões (6,42% do total).

“Estamos com dificuldade de melhoria na percepção de risco. Isso tem a ver com a cultura da segurança viária que a gente tem no país, que ainda precisa evoluir muito”, pontuou Paulo Guimarães.

Com base nas principais causas de atropelamentos, o OBSERVATÓRIO formulou uma lista de ações para proteger os pedestres. Para os motoristas, por exemplo, sempre dar preferência ao pedestre e nunca ultrapassar a velocidade permitida.

Para os pedestres, não correr para atravessar a rua e olhar para atravessar, mesmo com o sinal fechado para os veículos.

Assista à reportagem completa: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/sp2/video/aumentam-mortes-de-pedestres-12675827.ghtml

Evento Frota Descomplicada
Matérias

Frota Descomplicada: Lançamento de livro de Observador Certificado conta com a participação do CEO do OBSERVATÓRIO

No dia 9 de junho, o cenário da segurança viária e mobilidade urbana no Brasil ganhou um reforço importante com o lançamento do livro "Frota Descomplicada" na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP). De autoria de Gleyson Viri, Observador Certificado da 11ª turma, a obra foi apresentada em um evento que reuniu diversas autoridades e especialistas da área.

MaioAmareloSemFronteiras
Matérias

Observadores Certificados levam projeto “Maio Amarelo Sem Fronteiras” ao Fórum de Francofonia da Universidade Federal do Maranhão

Os Observadores do Maranhão, representantes do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), celebraram um momento marcante recentemente ao serem convidados para apresentar o projeto "Maio Amarelo Sem Fronteiras" durante o prestigiado Fórum de Francofonia realizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O evento, de grande relevância acadêmica e cultural, foi totalmente conduzido em francês e reuniu especialistas, estudantes e autoridades de diversos setores que valorizam o idioma como ferramenta essencial para conexões internacionais.

AND Tech
Matérias

Tecnologia e Mobilidade: OBSERVATÓRIO participa de painel no AND Tech

O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, participou nesta quarta-feira, dia 4 de junho, do AND Tech evento que reuniu, pela primeira vez, todos os Departamentos Estaduais de Trânsito (DETRANs) do país em um só local: o Distrito Anhembi, em São Paulo/SP.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.

Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.