Matérias

330 pessoas morreram atropeladas na capital de São Paulo em 2023

Escrito por Portal ONSV

17 JUN 2024 - 10H10

O SP2, telejornal da TV Globo, da última quinta-feira (13), alertou sobre o crescente risco no trânsito para os pedestres na capital e Grande São Paulo. Somente em 2023, 330 pessoas morreram atropeladas na capital paulista. O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, reforçou a necessidade de investimento em campanhas de educação para o trânsito durante a reportagem.

Conforme o comparativo de dados realizado pela reportagem, em 2017, o número de mortes por atropelamento na Grande São Paulo foi de 656, durante a pandemia de Covid-19 essas ocorrências tiveram leve queda, foram registradas 466 em 2020, e 449 mortes em 2021, mas voltaram a crescer com o fim do isolamento social. Somente em 2022, foram registrados 565 óbitos por atropelamento, e em 2023, foram 571 mortes registradas na Grande São Paulo, segundo dados do Infosiga-SP (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo).

Para os idosos, o risco é maior. Em 2023, em todo o estado de São Paulo foram registradas 1.242 mortes de pedestres atropelados. Desses, 360, tinham mais de 65 anos.

O CEO do OBSERVATÓRIO reforçou que os atropelamentos são resultado da falta de percepção de risco, uma lição que deveria ser ensinada com campanhas de conscientização constantes. Somente no ano passado, o orçamento do Funset (Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito) tinha um orçamento de R$ 673 milhões, mas só gastou R$ 42 milhões (6,42% do total).

“Estamos com dificuldade de melhoria na percepção de risco. Isso tem a ver com a cultura da segurança viária que a gente tem no país, que ainda precisa evoluir muito”, pontuou Paulo Guimarães.

Com base nas principais causas de atropelamentos, o OBSERVATÓRIO formulou uma lista de ações para proteger os pedestres. Para os motoristas, por exemplo, sempre dar preferência ao pedestre e nunca ultrapassar a velocidade permitida.

Para os pedestres, não correr para atravessar a rua e olhar para atravessar, mesmo com o sinal fechado para os veículos.

Assista à reportagem completa: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/sp2/video/aumentam-mortes-de-pedestres-12675827.ghtml

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Grande_Sao_Paulo_registra_aumento_de_mortes
Observadores Certificados

Grande São Paulo registra aumento de 32% no número de mortes no trânsito

O Observador Certificado Marco Antonio Ghiraldello falou ontem (17), pela Radioagência Nacional, da EBC – Empresa Brasil Comunicação, veículo público de comunicação, sobre os principais motivos que levaram o trânsito da Grande São Paulo a registrar aumento no número de óbitos nos primeiros cinco meses de 2024, comparado ao mesmo período de 2023.

Jornal_Manha_Bandeirantes_destaca_aumento_de_sinistro_de_transito_na_grande_sao_paulo
Observadores Certificados

Jornal Manhã Bandeirantes destaca aumento de sinistros de trânsito na Grande São Paulo

O jornal Manhã Bandeirantes de ontem (16), consultou o Observador Certificado e coordenador do Núcleo de Esforço Legal do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Kenedy Santos Pereira, para falar sobre os principais motivos para os cinco primeiros meses de 2024 serem os mais letais dos últimos seis anos no trânsito da Grande São Paulo.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.