Abeetrans trabalha também por um trânsito seguro
A Abeetrans (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito), que hoje congrega quase 50 empresas nas áreas de engenharia, fiscalização, tecnologia e segurança viária, comemorou 20 anos em 2020. A prioridade da Abeetrans é assessorar, aprimorar e desenvolver o setor, incrementando continuamente os padrões de qualidade das associadas em benefício da coletividade. Entidade parceria do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV), a Abeetrans é Entidade Laço Amarelo desde 2017 e trabalha incansavelmente para melhorar a cultura da segurança viária no Brasil. O atual presidente executivo da Abeetrans, Silvio Médici, concedeu essa entrevista exclusiva ao nosso site, no último mês. Confira:
ONSV: Como a ABEETRANS vê o atual cenário do trânsito no Brasil, sendo que, a cada 17 minutos perdemos um brasileiro, vítima de um sinistro de trânsito?
Silvio: A Abeetrans vê com muita preocupação. Apesar da redução de acidentes que houve nos últimos anos, ainda temos algo em torno de 35 mil vitimais fatais e mais de 250 mil lesionados todos os anos, com custos de mais R$ 132.8 bilhões/ano Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) por conta desses acidentes. Quem paga essa conta é toda sociedade brasileira, isso não podemos nos esquecer nunca. As recentes mudanças realizadas no CTB (Código de Trânsito Brasileiro), propostas pelo Governo Federal e aprovadas no Congresso Nacional e também na regulamentação da utilização dos controles de velocidades preocupam muito os especialistas e estudiosos na área de segurança viária.
ONSV: Como a entidade avalia a evolução da segurança viária no País e, segundo o seu ponto de vista, quais os pontos imprescindíveis que precisão ser ainda trabalhados?
Silvio: Temos muito a trabalhar no sentido de melhorar a segurança viária. Os famosos 3 E’s, Educação, Engenharia e Esforço Legal (Fiscalização) estão muito desequilibrados. Veja: na educação temos poucas iniciativas e não temos um projeto de Governo que no nosso ponto de vista deveria inserir a matéria no currículo escolar. Na Engenharia temos mão de obra de alto nível e materiais de qualidade e no Esforço Legal atravessamos um momento de flexibilização que preocupa. Nós vamos avaliar os efeitos durante um período para uma manifestação.
ONSV: Com mais de 20 anos de atuação no mercado de engenharia de trânsito, qual a expectativa para essa nova década?
Silvio: Para essa Década vamos trabalhar no sentido do desenvolvimento de tecnologias, de mão de obra e gestão, com o objetivo de elevar o nível técnico das empresas, visando cumprir as metas da ONU (Organização das Nações Unidas) para a Segunda Década de Ação para a Segurança no Trânsito (2021-2030), decretada ano passado.
ONSV: A ABEETRANS entende que o Programa Laço Amarelo contribui com a conscientização para um trânsito mais seguro, por meio da comunicação com seu público alvo, por meio dos canais da entidade?
Silvio: O Programa Laço Amarelo é o programa mais importante disponível no país para nos lembrar da importância da segurança viária. Ele está diariamente nas nossas mídias através dos materiais gerados pelo Programa, nas nossas assinaturas e impressos. São centenas de empresas, entidades civis e governamentais divulgando o conteúdo do Programa Laço Amarelo, mas é necessária uma abrangência ainda mais robusta para que todo brasileiro mude seus atuais hábitos no trânsito do dia a dia e a cultura da segurança viária se instale em definitivo no nosso país.
Silvio Médici, presidente-executivo da Abeetrans (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito), entidade Laço Amarelo desde outubro de 2017.

AÇÃO COM TEMA MORTE ALERTA SOBRE VELOCIDADE E CINTO DE SEGURANÇA EM ASSIS/SP
O instrutor de trânsito e Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, André Ferreira, percorreu pontos da cidade de Assis, no interior de São Paulo, vestido de "Morte" para alertar sobre os cuidados que devem ser tomados em trânsito.

DISPOSITIVO PARA CONTROLE DE ESTABILIDADE DE VEÍCULOS PASSA A SER OBRIGATÓRIO EM 2024
O Jornal da EPTV 2ª Edição de Campinas e Piracicaba, da EPTV afiliada à TV Globo, noticiou um novo dispositivo para controle de estabilidade de veículos que passa a ser obrigatório em automóveis novos a partir de 2024. Para falar sobre ele e como a tecnologia embarcada contribui para a redução de sinistros de trânsito, o Observador Certificado Marcos Oriqui, foi consultado pela reportagem na última quarta-feira (31).

As Rodovias que Perdoam Escolhem a Vida
"RODOVIAS QUE PERDOAM" é um conceito usado para descrever estradas projetadas e adequadas para reduzir a gravidade dos acidentes de trânsito.
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