Agenda Positiva aborda “condutores e pedestres”, em novembro
Pedestre é o segmento mais exposto aos riscos no trânsito
Mais de 8200 pedestres morreram no trânsito em 2013, no Brasil – o número representa mais de 25% de todos os óbitos registrados nas vias e rodovias do país (cerca de 42,2 mil). Muitas vidas poderiam ser poupadas se a relação entre condutores e pedestres fosse pautada por comportamentos mais seguros e por mais solidariedade no compartilhamento desse espaço.
Por um lado existe muita distração; por outro, muita pressa e muito desrespeito. E quando o excesso impera, quem perde sempre é o pedestre, mais vulnerável no trânsito.
Neste mês de novembro, a Agenda Positiva do Maio Amarelo quer debater essa relação “condutores e pedestres”, apontando atitudes simples para ambos que podem ajudar a mudar o cenário de disputa, que resulta em violência no trânsito.
O condutor deve sempre se manter atento e reduzir a velocidade em áreas com grande fluxo de pedestres; nas faixas e travessias, aguardar com paciência que o pedestre conclua o trajeto, mesmo que o semáforo feche para o pedestre; sinalizar suas intenções e fazer manobras cuidadosas onde há circulação de pessoas. Na relação com idosos, gestantes, obesos e crianças em deslocamentos, a atenção e paciência devem ser redobradas. Enfim, tudo pode se resumir em agir com urbanidade com esse público e dar a preferência ao pedestre, sempre!
Mas existe uma boa parte que também cabe ao pedestre: ficar atento nos deslocamentos e ao seu redor nos trajetos; agir para ser visto pelos condutores, evitando travessias em curvas e esquinas; fazer travessias na faixa de pedestre; evitar usar o celular nos deslocamentos e sempre optar por escolhas seguras. A síntese de um comportamento mais seguro para o pedestre é não se arriscar, nunca!
Baixe as peças do mês de novembro clicando aqui.
Mais sobre a Agenda
A Agenda Positiva nasceu dentro do Movimento Maio Amarelo como uma estratégia de colocar os principais temas do trânsito na agenda da sociedade. Todo mês, propomos um novo tema para a reflexão e busca de soluções para a construção de um trânsito mais humano e seguro. Trabalhe o tema do mês com seu público; assim, juntos vamos salvar vidas!
Assista ao vídeo educativo desse mês:

OBSERVATÓRIO APRESENTA RELATÓRIO INFORMATIVO EDUCA 2022
Relatório informativo tem como finalidade apresentar as principais atividades e resultados do Educa nas escolas que implementaram o programa no ano de 2022.

RIO ÔNIBUS ABRE PROGRAMAÇÕES DO MOVIMENTO MAIO AMARELO NO RIO DE JANEIRO
Os materiais da campanha do Movimento Maio Amarelo 2023, foram apresentados no lançamento da campanha no Rio de Janeiro, na última quarta-feira (15), na sede do Rio Ônibus.

REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS/SP REGISTRA AUMENTO DE MORTES NO TRÂNSITO
Região Metropolitana de Campinas/SP registra aumento de mortes no trânsito. Ocorrências fatais alcançaram o maior número de registros para o mês, desde 2017
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.