Pedestre é o segmento mais exposto aos riscos no trânsito
Mais de 8200 pedestres morreram no trânsito em 2013, no Brasil – o número representa mais de 25% de todos os óbitos registrados nas vias e rodovias do país (cerca de 42,2 mil). Muitas vidas poderiam ser poupadas se a relação entre condutores e pedestres fosse pautada por comportamentos mais seguros e por mais solidariedade no compartilhamento desse espaço.
Por um lado existe muita distração; por outro, muita pressa e muito desrespeito. E quando o excesso impera, quem perde sempre é o pedestre, mais vulnerável no trânsito.
Neste mês de novembro, a Agenda Positiva do Maio Amarelo quer debater essa relação “condutores e pedestres”, apontando atitudes simples para ambos que podem ajudar a mudar o cenário de disputa, que resulta em violência no trânsito.
O condutor deve sempre se manter atento e reduzir a velocidade em áreas com grande fluxo de pedestres; nas faixas e travessias, aguardar com paciência que o pedestre conclua o trajeto, mesmo que o semáforo feche para o pedestre; sinalizar suas intenções e fazer manobras cuidadosas onde há circulação de pessoas. Na relação com idosos, gestantes, obesos e crianças em deslocamentos, a atenção e paciência devem ser redobradas. Enfim, tudo pode se resumir em agir com urbanidade com esse público e dar a preferência ao pedestre, sempre!
Mas existe uma boa parte que também cabe ao pedestre: ficar atento nos deslocamentos e ao seu redor nos trajetos; agir para ser visto pelos condutores, evitando travessias em curvas e esquinas; fazer travessias na faixa de pedestre; evitar usar o celular nos deslocamentos e sempre optar por escolhas seguras. A síntese de um comportamento mais seguro para o pedestre é não se arriscar, nunca!
Baixe as peças do mês de novembro clicando aqui.
Mais sobre a Agenda
A Agenda Positiva nasceu dentro do Movimento Maio Amarelo como uma estratégia de colocar os principais temas do trânsito na agenda da sociedade. Todo mês, propomos um novo tema para a reflexão e busca de soluções para a construção de um trânsito mais humano e seguro. Trabalhe o tema do mês com seu público; assim, juntos vamos salvar vidas!
Assista ao vídeo educativo desse mês:
Com participação do OBSERVATÓRIO, 99 lança nova etapa de programa voltado à segurança de motoristas mulheres
Na última terça-feira, 15 de julho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária participou do lançamento da nova fase do programa 99 Mais Mulheres, promovido pela 99 — empresa mantenedora do OBSERVATÓRIO — em um evento realizado na cidade de São Paulo.
PL das Velocidades Seguras: Projeto de Lei busca reduzir as mortes no trânsito no Brasil
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a regulamentação dos radares de velocidade média
Na última quarta-feira, dia 9, o Mobilidade Estadão publicou uma reportagem sobre a possível regulamentação do uso de radares de velocidade média no Brasil. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para comentar o tema e apresentar a visão da entidade.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.