Neste mês de abril, a Agenda Positiva abre espaço para falar sobre Direção Preventiva – um conceito que deve ser prática de todos os condutores, dos mais jovens aos mais experientes.
Tem muita gente que pensa que prevenção envolve adivinhação, e até diz por aí que não podia imaginar determinadas ocorrências; mas espera-se que todo motorista use sua capacidade de antecipar situações que podem surgir com muita probabilidade, são situações corriqueiras nas vias. Para entender e praticar isso é muito simples. Todo condutor, por exemplo, sabe que deve manter distância de segurança de outro carro para evitar choques e colisões; então, para ser preventivo, basta não dirigir colado nos demais veículos.
Prevenção envolve conhecimento, habilidade e prudência. Questione-se, com frequência, se você usa esses atributos na direção para garantir a sua segurança e a de todos na via?
Motoristas recém-habilitados apresentam mais dificuldade para dirigir preventivamente, porque ainda não conhecem de forma aprofundada o funcionamento do carro e têm menos habilidade para dirigir; por isso devem ser ainda mais prudentes e atentos para evitar acidentes.
Outras atitudes podem ser decisivas também para evitar acidentes, como a calma para controlar o veículo e a atenção na direção e em todo o entorno. Imagine situações como circular em áreas escolas. Nestes espaços, reduzir a velocidade e redobrar o cuidado, porque crianças estão em circulação, revelam nosso lado mais preventivo e cuidadoso. Os exemplos são inúmeros e poderiam encher livros.
Mas em resumo, todos devem dirigir de forma preventiva, uma vez que mais de 90% dos acidentes são resultados de falhas humanas. Então, contribua para reduzir a violência nas vias, antecipando-se no trânsito. Essa mudança de comportamento está em suas mãos, assim como muitas vidas.
Faça o download das peças gratuitamente por aqui.
Confira o Programa Observar - Direção Preventiva:
Observadoras Certificadas tomam posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST)
Na última quarta-feira (27), as Observadoras Certificadas Adriana Modesto de Sousa e Inês Arend tomaram posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST), conforme a Portaria Contran nº 3, de 25 de julho de 2025, nas funções de titular e suplente, respectivamente. A indicação foi realizada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.