Todo novo mês traz um novo desafio para o Movimento Maio Amarelo. E em outubro, o nosso desafio é conscientizar sobre o transporte seguro de passageiros, levando reflexões e orientações para os mais diversos públicos da nossa rede de apoiadores nesta mobilização permanente para tornar o trânsito um espaço de promoção da vida, de segurança e de solidariedade.
Todos, nós, podemos em algum momento estar na condição de passageiros e isso exige atenção e compromisso com atitudes e comportamentos seguros. Mas essa é uma tarefa que deve ser compartilhada, tanto pelos próprios passageiros, quanto por aqueles que estão na direção dos veículos.
Os condutores não podem, sob qualquer alegação, ser negligentes com os passageiros que transportam. Cabe, sempre, ao motorista atenção especial a todos, mas um olhar ainda mais atento a três segmentos: crianças, idosos e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida (grávidas, obesos etc). É preciso cuidar da acomodação desses segmentos e verificar se usam os equipamentos como cinto de segurança e assentos especiais como a cadeirinha.
Para os motoristas profissionais (aqueles que atuam no transporte público, fretamentos ou transporte de escolares), as responsabilidades ainda são maiores, pois devem zelar pelo respeito aos assentos preferenciais e cuidar para que esses passageiros especiais entrem e saiam dos veículos com total segurança. É preciso transportar se colocando no lugar do outro e respeitando suas necessidades. Da mesma forma, devem agir motociclistas, que carregam garupas. O motociclista durante o transporte de passageiros é o responsável por verificar o cumprimento do uso dos equipamentos de segurança como o capacete e até a posição mais segura na moto do transportado.
Mas se houver falhas do condutor nesta relação, o próprio passageiro não deve abrir mão de promover o seu autocuidado, colocando o cinto, evitando conversas com o motorista durante o percurso e mantendo crianças tranquilas no trajeto, para evitar distrações que podem levar a acidentes.
A troca de gentileza entre esses atores também pode ser decisiva para um deslocamento seguro e agradável para todos.
A partir de agora, acesse todas as peças da Agenda Positiva, ouça nossos boletins e assista ao vídeo que tratam da temática transporte de passageiros. Motorista, tenha total “atenção pela vida”. O Maio Amarelo quer estimulá-lo à conscientização de todos por um trânsito mais seguro.
Faça o download das peças clicando aqui.
Saiba mais sobre a Agenda Positiva
A Agenda Positiva é uma estratégia do Movimento para colocar em pauta, durante o ano inteiro, temas relevantes para ampliar a segurança no trânsito e, por consequência, reduzir os acidentes e mortes nas vias. A cada mês, um tema é escolhido para ser refletido e para as ações dos apoiadores com seus público.
O Movimento disponibiliza uma série de peças publicitárias, folhetos, boletins e vídeo, que podem ser usados, gratuitamente, pelos apoiadores para o trabalho educativo e de conscientização. Basta acessar: www.maioamarelo.com, e clicar no Participe!
Não deixe de trabalhar de forma permanente para mudarmos o cenário de violência e mortes no trânsito. Contamos com todos!
Com apoio do OBSERVATÓRIO, TCU inicia consulta pública sobre as condições das pontes no Brasil
O Tribunal de Contas da União (TCU) iniciou, no dia 11 de fevereiro, uma consulta pública para ouvir a população sobre a qualidade e segurança das pontes nas rodovias do país.
Diversão e responsabilidade: Operação Carnaval Seguro educa condutores no Distrito Federal
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), em parceria com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária realizou ações educativas antes e durante o carnaval.
TECNOBANK torna-se mantenedor social do OBSERVATÓRIO
A Tecnobank, empresa de tecnologia para negócios com 16 anos de experiência, firma parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) como mantenedora social. Dessa forma, a TECNOBANK passa a dar apoio financeiro a causa da segurança no trânsito e também integra o Conselho do Observatório para participar ativamente das discussões e decisões sobre o assunto.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.