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Ajuste dos retrovisores contribui para a ampliação da segurança

Escrito por Portal ONSV

26 FEV 2016 - 09H00

Antes de qualquer manobra, observe o trânsito nos espelhos.

Espelhos e retrovisores são ferramentas estratégicas para uma direção segura, pois garantem toda visão do entorno (atrás e as laterais) para que o motorista possa conduzir seu veículo sem sobressaltos, principalmente nas situações de ultrapassagens, e a sua regulagem deve ser feita antes de você começar a dirigir – ainda estacionado.

Também para evitar acidentes, todas as manobras só devem ser iniciadas após uma boa olhada nos espelhos ou retrovisores,

Os retrovisores laterais permitem visualizar os veículos que possam estar se aproximando pela direita ou à esquerda; já o espelho ou retrovisor interno, no centro do veículo, garante a visualização dos veículos que se aproximam por trás.

A principal orientação relacionada a esses equipamentos diz respeito ao seu ajuste. Ele sempre deve ser feito antes de você começar a dirigir, sendo que os retrovisores laterais precisam garantir o maior campo ou ângulo de visão ao motorista, reduzindo os pontos cegos do carro.

Vale lembrar que muita gente ajusta, de forma equivocada, os espelhos laterais para visualizar o tráfego atrás do veículo, isso acontece quando toda a parte lateral do carro entra no campo visual.

O ideal é que os retrovisores laterais ou externos sejam ajustados de uma forma que seja possível visualizar nos espelhos apenas um “pedaço” do carro. Desta forma, o motorista não precisará ter que dar aquela olhada sobre os ombros para trocar de pista, pois a visão garantida é de quase 360º ao redor do veículo.

Já o retrovisor interno deve ser ajustado no centro do vidro traseiro, o que permitirá uma visão confortável dos carros que se aproximam por trás.

Também é importante lembrar que o espelho interno não deve ser usado para definir uma mudança de faixa. Para isso, o motorista deve estar atento aos retrovisores externos.

Um outro tema muito comum quando se pensa em retrovisores é o incômodo que luzes/farol dos demais veículos podem gerar ao refletirem nos espelhos, por isso a busca por um ajuste bem adequado é tão importante. Essa regulagem é que permitirá a visualização de ciclistas, motociclistas e pedestres que trafeguem pelas laterais.

É preciso destacar que por melhor que sejam os ajustes, eles não eliminam 100% os pontos cegos; por isso manobras para mudança de faixa precisam ser feitas com muito cuidado. Vale ficar atento ainda com os retrovisores mais modernos, pois eles dão uma visão que o carro está mais longe e  se aproximando em velocidade menor do que a real; portanto, na dúvida da distância dos veículos que se aproximam, não mude de faixa.

Passo a passo para uma regulagem perfeita dos retrovisores

Existem dicas para um ajuste perfeito dos retrovisores, você pode seguir esses passos:

- Olhe nos retrovisores laterais, se você visualizar a lateral do seu carro, significa que seus espelhos não estão bem ajustados. Tem muita gente que tem medo de afastar os espelhos laterais e perder informações atrás do carro, o que é errado. Ao afastá-los,  o motorista tem mais visão do que está ao lado.

- O motorista deve praticamente encostar sua cabeça no vidro do motorista para ajustar o retrovisor da esquerda. Basta posicioná-lo de forma que só dê para ver o finalzinho da traseira do seu carro no espelho. Com essa medida, o retrovisor estará bem mais aberto.

- Para o ajuste do retrovisor da direita, incline e alinhe sua cabeça com o centro do carro, bem no meio dos bancos. Posicione o espelho direito de modo que você novamente só consiga ver o finalzinho da traseira do carro pelo retrovisor do passageiro.

- Para o ajuste do espelho interno, basta centralizá-lo, vendo o centro do vidro traseiro.

Seguindo essas orientações, você perceberá que o campo de visão de todos os espelhos permitirá que você veja que um carro que venha ultrapassá-lo vai aparecer sempre primeiro no centro do seu espelho interno. Quando ele for se aproximando, ele poderá ser visto pelo lado esquerdo ainda do espelho interno e ao mesmo tempo, na ultrapassagem, ele começa a aparecer no retrovisor externo esquerdo. Isso revela a redução de pontos cegos, pois é o melhor ajuste.

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