Matérias

Alerta ao pedestre: você é responsável pela a sua segurança

Escrito por Portal ONSV

31 MAR 2016 - 09H47

Seja cuidadoso no seu deslocamento!

"pedestre-banner"

Por um lado, motoristas reclamam que os pedestres não estão preocupados em sofrer acidentes e até morrer, pois vivem distraídos nos deslocamentos; por outro, pedestres dizem que os motoristas é que não respeitam as regras. Mas independente de tomar um lado desse conflito, todos sabemos que o cuidado com a nossa vida é responsabilidade primeira de cada um; afinal, não existe maior legado que este para a humanidade: a proteção da vida e devemos começar a cuidar da nossa, como regra primeira.

Dentro dessa defesa, é que alertamos a todos os pedestres a agirem de forma responsável nos seus deslocamentos, destacando algumas regras básicas de segurança, que devem sempre ser reforçadas:

- O pedestre deve sempre caminhar pela calçada. Se ela não existir e for obrigado a ir para via, procure sempre fazer uma fila única para não ficar exposto ao tráfego viário.

- Não use celular ao caminhar, nem fone de ouvido. A audição é essencial na sua segurança; e esses equipamentos te impedem de ouvir e prestar atenção na via.

- A regra do ver e ser visto é válida para esse segmento também. O pedestre precisa estar atento ao entorno e ter a certeza que os demais motoristas também possam vê-lo.

- Nas travessias, procure sempre pela faixa e observe a abertura do semáforo para o pedestre.

- Mesmo após o sinal a aberto, certifique-se que os veículos estão mesmo parados, antes de entrar na via.

- Quando não existir faixa de pedestre, evite fazer travessias próximo à curva e esquinas.

- A travessia deve ser feita sem correria, pois pode existir o risco de quedas e acidentes.

- Não saia de trás de árvores, postes, ônibus, carros ou objetos que possam impedir que você seja visto pelos demais motoristas.

- Crianças devem sempre estar acompanhadas por adultos na via.

- Se o pedestre vai embarcar e/ou desembarcar, deve fazê-lo pela calçada.

- Tome muito cuidado com saída de veículos e garagens.

- O pedestre também não deve circular entre os veículos.

- Pedestres idosos e obesos podem precisar de ajuda para concluir travessias. Sempre que puder, ajude!

Faça a sua parte no trânsito e proteja a sua vida.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Grande_Sao_Paulo_registra_aumento_de_mortes
Observadores Certificados

Grande São Paulo registra aumento de 32% no número de mortes no trânsito

O Observador Certificado Marco Antonio Ghiraldello falou ontem (17), pela Radioagência Nacional, da EBC – Empresa Brasil Comunicação, veículo público de comunicação, sobre os principais motivos que levaram o trânsito da Grande São Paulo a registrar aumento no número de óbitos nos primeiros cinco meses de 2024, comparado ao mesmo período de 2023.

Jornal_Manha_Bandeirantes_destaca_aumento_de_sinistro_de_transito_na_grande_sao_paulo
Observadores Certificados

Jornal Manhã Bandeirantes destaca aumento de sinistros de trânsito na Grande São Paulo

O jornal Manhã Bandeirantes de ontem (16), consultou o Observador Certificado e coordenador do Núcleo de Esforço Legal do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Kenedy Santos Pereira, para falar sobre os principais motivos para os cinco primeiros meses de 2024 serem os mais letais dos últimos seis anos no trânsito da Grande São Paulo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.