Alerta ao pedestre: você é responsável pela a sua segurança
Seja cuidadoso no seu deslocamento!
Por um lado, motoristas reclamam que os pedestres não estão preocupados em sofrer acidentes e até morrer, pois vivem distraídos nos deslocamentos; por outro, pedestres dizem que os motoristas é que não respeitam as regras. Mas independente de tomar um lado desse conflito, todos sabemos que o cuidado com a nossa vida é responsabilidade primeira de cada um; afinal, não existe maior legado que este para a humanidade: a proteção da vida e devemos começar a cuidar da nossa, como regra primeira.
Dentro dessa defesa, é que alertamos a todos os pedestres a agirem de forma responsável nos seus deslocamentos, destacando algumas regras básicas de segurança, que devem sempre ser reforçadas:
- O pedestre deve sempre caminhar pela calçada. Se ela não existir e for obrigado a ir para via, procure sempre fazer uma fila única para não ficar exposto ao tráfego viário.
- Não use celular ao caminhar, nem fone de ouvido. A audição é essencial na sua segurança; e esses equipamentos te impedem de ouvir e prestar atenção na via.
- A regra do ver e ser visto é válida para esse segmento também. O pedestre precisa estar atento ao entorno e ter a certeza que os demais motoristas também possam vê-lo.
- Nas travessias, procure sempre pela faixa e observe a abertura do semáforo para o pedestre.
- Mesmo após o sinal a aberto, certifique-se que os veículos estão mesmo parados, antes de entrar na via.
- Quando não existir faixa de pedestre, evite fazer travessias próximo à curva e esquinas.
- A travessia deve ser feita sem correria, pois pode existir o risco de quedas e acidentes.
- Não saia de trás de árvores, postes, ônibus, carros ou objetos que possam impedir que você seja visto pelos demais motoristas.
- Crianças devem sempre estar acompanhadas por adultos na via.
- Se o pedestre vai embarcar e/ou desembarcar, deve fazê-lo pela calçada.
- Tome muito cuidado com saída de veículos e garagens.
- O pedestre também não deve circular entre os veículos.
- Pedestres idosos e obesos podem precisar de ajuda para concluir travessias. Sempre que puder, ajude!
Faça a sua parte no trânsito e proteja a sua vida.

AÇÃO COM TEMA MORTE ALERTA SOBRE VELOCIDADE E CINTO DE SEGURANÇA EM ASSIS/SP
O instrutor de trânsito e Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, André Ferreira, percorreu pontos da cidade de Assis, no interior de São Paulo, vestido de "Morte" para alertar sobre os cuidados que devem ser tomados em trânsito.

DISPOSITIVO PARA CONTROLE DE ESTABILIDADE DE VEÍCULOS PASSA A SER OBRIGATÓRIO EM 2024
O Jornal da EPTV 2ª Edição de Campinas e Piracicaba, da EPTV afiliada à TV Globo, noticiou um novo dispositivo para controle de estabilidade de veículos que passa a ser obrigatório em automóveis novos a partir de 2024. Para falar sobre ele e como a tecnologia embarcada contribui para a redução de sinistros de trânsito, o Observador Certificado Marcos Oriqui, foi consultado pela reportagem na última quarta-feira (31).

As Rodovias que Perdoam Escolhem a Vida
"RODOVIAS QUE PERDOAM" é um conceito usado para descrever estradas projetadas e adequadas para reduzir a gravidade dos acidentes de trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.