Matérias

Alerta para as mulheres! Cuidado na escolha do sapato para conduzir motos

Escrito por Portal ONSV

09 MAR 2016 - 11H08

Uso de sapatos fechados vale para motoristas e garupa nesse tipo de veículo

"sandalia-moto-mulher-2"

Basta uma saída às ruas para uma constatação perigosa. Mulheres em motocicletas, condutoras ou garupas, com sapatos inadequados para a condução ou deslocamento nesse tipo de veículos.

As mulheres, muito mais que os homens, estão sujeitas à sedução da vaidade e acabam adotando calçados como rasteiras, sandálias, tamancos e saltos dos mais variados, que não podem ser utilizados para dirigir uma moto.

Se você é dessas que não abre mão desse tipo de sapato, procure levá-lo em uma bolsa para só colocá-lo ou calçá-lo depois que parar de dirigir.

A segurança exige que as mulheres usem calçados fechados. Imagem numa queda o estrago que pode acontecer se a condutora ou garupa estiver de rasteirinhas, por exemplo. A adoção de sapatos fechados e sem salto também é uma medida preventiva para reduzir a gravidade dos ferimentos. Afinal, saltos também atrapalham no controle dos pedais e trazem riscos.

Além disso, o Código de Trânsito brasileiro (CTB) define que é proibido pilotar motos com chinelos e sandálias que não estejam presas/firmes aos pés – portanto, as mulheres podem esquecer também o uso de tamancos.

De acordo com o artigo 252 do CTB, esse comportamento é considerado infração média, sujeita à multa.

Então, não transporte pessoas sem calçados adequados em motos e dê também o exemplo, usando sapatos que garantam a sua segurança.

Atraso_licitacao_transporte_publico_recife_pe
Observadores Certificados

Atraso na licitação do transporte público do Recife/PE gera transtorno aos usuários

A Rádio Jornal Pernambuco informou que os usuários do transporte público da região metropolitana do Recife, em Pernambuco, terão que esperar mais para que a licitação das linhas de ônibus seja concluída. A previsão do governo pernambucano é que esse processo seja finalizado somente em 2026. Na última sexta-feira (12), o mestre em Inovação e Desenvolvimento para o Trânsito e Observador Certificado, Emanoel Silva, falou à Rádio Jornal sobre a importância dessa licitação e o impacto da qualidade do transporte público na vida das pessoas.

Carta_aberta_pela_participacao_democratica_nas_politicas_de_mobilidade_do_distrito_federal
Observadores Certificados

Carta aberta pela participação democrática nas Políticas de Mobilidade no Distrito Federal

Integrantes da Rede Urbanidade participaram, na última terça-feira (09), da cerimônia de lançamento dos trabalhos de revisão do PDTU (Plano Diretor de Transporte Urbano) do Distrito Federal. Durante o evento, distribuíram a carta aberta enviada ao governador Ibaneis Rocha, assinada por dez entidades, com sugestões para a participação democrática nas políticas de mobilidade do DF. A cerimônia foi realizada no Salão Nobre do Palácio do Buriti.

Artigo_a_paz_no_transito_comeca_por_voce
Observadores Certificados

A Paz no Trânsito Começa por Você: Um Compromisso Coletivo pela Vida

Em um mundo cada vez mais conectado, onde as distâncias parecem diminuir através da velocidade, um desafio persiste em ameaçar a integridade e a vida de milhares de pessoas: a (in)segurança no trânsito.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.