Dois alunos do terceiro ano do curso de Direito, da Fundação Getúlio Vargas (FGV, São Paulo) estiveram nesta sexta (08.11) no Observatório Nacional de Segurança Viária para gravar uma entrevista para um projeto da faculdade da disciplina de Sociologia Jurídica.
O projeto é sobre o excesso de skatistas em vias públicas em um determinado bairro da cidade de São Paulo. Um conflito gerado entre os moradores do bairro e os praticantes desse esporte radical é o objetivo do estudo de Liliana Guimarães e Luís Filipe Azevedo Silva. Eles entrevistaram o Diretor Presidente do Observatório, José Aurelio Ramalho, para um documentário que será exibido na universidade.
O conflito entre esses dois usuários das vias públicas chamou a atenção de Luis que resolveu buscar na sociologia e também nos conceitos de utilização do espaço público uma alternativa para entender qual lado está correto. “A proposta dos moradores de se mobilizarem para elaborar um abaixo-assinado, me fez pensar de quem é o direito de transitar ou até, se há alguém que não pode fazer isso”, explicou o estudante.
A entrevista, que durou cerca de 40 minutos, vai mediar o conflito e mostrar que todos têm o mesmo direito sobre as vias. Para o diretor presidente do Observatório, “o importante é praticar o exercício da civilidade, da cidadania e do respeito com todos os indivíduos que utilizam as ruas, avenidas e rodovias de todo país”, conclui Ramalho.
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.