Conheça as recomendações do OBSERVATÓRIO em mais um vídeo educativo
Não são apenas as pessoas que exigem equipamentos de segurança dentro do veículo, se você tem animais deve providenciar também dispositivos como caixas e gaiolas que reduzem os riscos de acidentes para o seu pet e para todos que estejam no veículo.
Algumas orientações são básicas no transporte seguro do seu animal como, por exemplo, não deixá-lo solto, não transportá-lo no banco da frente ou mesmo no porta-malas.
Em caso de acidentes, se o animal estiver solto, além de se machucar, poderá colocar em risco a integridade dos outros ocupantes do veículo. “Animais soltos e se divertindo nas janelas, são cenas proibidas mesmo”, alerta o ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária), neste vídeo educativo.
Os animais de grande porte exigem ainda mais cuidados e o OBSERVATÓRIO recomenda a adoção de cinto específico e grades entre eles e o motorista. Já aqueles de porte pequeno, não dispensam gaiolas adequadas ao transporte.
Outros cuidados devem ser acrescidos pelo motorista, lembra o OBSERVATÓRIO. “O dono do animal deve evitar alimentá-lo até três horas antes de realizar o percurso. Evite dar água e comida para que o animal não fique enjoado durante o percurso. Mas ao longo do trajeto, você poderá alimentá-lo com pequenas quantidades de comidas”.
A segurança do seu animal depende de você e a sua segurança é ampliada quando age com responsabilidade com seu animal.
Assista a íntegra do vídeo Transporte de Animais, que traz muito mais informações e dicas para viagens tranquilas com o seu pet.
Observadoras Certificadas tomam posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST)
Na última quarta-feira (27), as Observadoras Certificadas Adriana Modesto de Sousa e Inês Arend tomaram posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST), conforme a Portaria Contran nº 3, de 25 de julho de 2025, nas funções de titular e suplente, respectivamente. A indicação foi realizada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.