Já imaginou estar conduzindo um veículo numa ladeira, num declive, ou mesmo em uma via, quando uma circunstância inesperada o obriga a frear rapidamente e você se dá conta de que o sistema de freios não obedece ao comando dado? Esse é um exemplo de situação pela qual é melhor não passar tendo em vista que um dos principais itens de segurança dos veículos é o sistema de freios.
Sendo assim, para evitar a ocorrência de acidentes que podem gerar consequências gravíssimas, é melhor estar sempre atento às condições do sistema de freios. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária – ONSV destaca os cuidados que todo condutor consciente de suas responsabilidades, que defende a prática da direção segura e quer preservar vida, deve tomar.
“Estar atento ao nível do fluido de freio, ao funcionamento do pedal e a eventuais chiados ou rangidos permite avaliar se o sistema está ou não de acordo”, destaca Renato Campestrini, gerente técnico do OBSERVATÓRIO. Ele lembra que em poucos minutos uma verificação, preferencialmente com o motor em funcionamento, pode ser realizada e evitar sérias consequências.
Entre os itens que devem ser checados, ressalta o gerente, constam:
. Nível de fluído, que deve estar na medida entre o cheio e o mínimo.
. Notar até que ponto o pedal do freio desce sem encontrar resistência; ele não deve ficar muito próximo do assoalho.
. Durante a checagem, pise com força no pedal e mantenha pressão para verificar se ele se move ou cede enquanto é pressionado. Se ceder é necessário que um técnico seja consultado.
. Bombeie o pedal de freio rapidamente. Ele deve retornar à mesma posição. Caso venha a retornar mais alto, pode ser que haja ar no sistema.
. Ruídos e chiados vindos das rodas podem indicar problemas nos freios.
. Vibrações anormais ou mudanças na sensibilidade do pedal indicam ar no sistema hidráulico.
. Durante a frenagem, o veículo não deve “puxar” para nenhum lado.
Os veículos, atualmente, possuem duplo circuito hidráulico, separados um do outro de forma a minimizar os riscos de falha total no sistema de freios.
Ainda assim, na possibilidade d isso vir a ocorrer, o condutor deve manter a calma, tentar acionar de forma suave, lentamente o freio de estacionamento, também chamado de “freio de mão”, até parar o veículo.
Também contribui para parar o veículo, reduzir as marchas gradativamente, utilizando o freio motor.
No caso de nada disso surtir efeito, o condutor deve buscar reduzir a velocidade raspando o veículo em defensas metálicas ou de concreto, ou ainda em paredes, desde que não coloque diretamente a vida de outras pessoas em risco.
Na hipótese do impacto ser inevitável, solte o volante do veículo e tire os pés dos pedais para minimizar lesões.
Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo
O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.
PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná
O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.
Iluminação pública contribui para o trânsito seguro
Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.
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