Autoesporte fala sobre a fiscalização ponto a ponto
Programa da Rede Globo usa estudo do OBSERVATÓRIO na matéria
No último domingo (19.11.2017), o programa Autoesporte da Rede Globo, trouxe uma matéria sobre a notificação que a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) de São Paulo começou a fazer em toda cidade em setembro. A intenção é alertar ao motorista sobre a velocidade média praticada entre um ponto e outro.
A medida visa mudar o hábito de muitos condutores que, ao avistar o radar de velocidade, reduzem a velocidade e após passar por ele, voltam a acelerar. Na matéria do Autoesporte traz como o sistema funciona e seus benefícios.
Em 2013, o OBSERVATÓRIO publicou um estudo sobre a Observação Ponto a Ponto que apresenta os subsídios técnicos necessários para a implantação da fiscalização pelo cálculo da velocidade média, constituído pela distância percorrida pelo veículo na via e o tempo decorrido. Entre os capítulos apresentados no estudo, estão as experiências internacionais dessa medida.
O estudo foi inspirado no projeto de lei 3.152/2012 do então deputado federal Edinho Araújo que propõe a fiscalização pela velocidade média, alterando assim o artigo 280 do atual CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Essa discussão continua sendo feita na Câmara e nesse momento, o PL está aguardando parecer do relator, na CCJC (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania). Não há prazo para a votação.
Veja aqui a matéria do programa Autoesporte:
Veja o estudo Observação Ponto a Ponto:

FEVEREIRO MAIS VIOLENTO NO TRÂNSITO DOS ÚLTIMOS SEIS ANOS NA CIDADE DE SÃO PAULO
O Jornal Toda Hora Tarde, da RIT TV – Rede Internacional de Televisão, de hoje (22), destacou que o mês de fevereiro foi o mais violento no trânsito da cidade de São Paulo, dos últimos seis anos. O CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, foi consultado pela reportagem para explicar as possíveis causas desse aumento de ocorrências.

OBSERVADOR CERTIFICADO MINISTRA PALESTRA NA COPASA MG
O Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Emanoel Silva, ministrou uma palestra para a Copasa MG, empresa participante do programa Laço Amarelo, que desenvolve um processo de educação para o trânsito continuada desde 2021 com os seus colaboradores, por meio de encontros mensais e temas relacionados ao OBSERVATÓRIO Academy.

COMO O SONO IMPACTA NA MOBILIDADE SEGURA?
O IOU – Instituto de Otorrinolaringologia & Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Unicamp, com o apoio da ABMS - Associação Brasileira de Medicina do Sono e do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária realizou o workshop “Dia Mundial do Sono: impacto em Ocorrências de Trânsito”, na última sexta (17), para debater como o sono impacta na mobilidade segura.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.