No último domingo (19.11.2017), o programa Autoesporte da Rede Globo, trouxe uma matéria sobre a notificação que a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) de São Paulo começou a fazer em toda cidade em setembro. A intenção é alertar ao motorista sobre a velocidade média praticada entre um ponto e outro.
A medida visa mudar o hábito de muitos condutores que, ao avistar o radar de velocidade, reduzem a velocidade e após passar por ele, voltam a acelerar. Na matéria do Autoesporte traz como o sistema funciona e seus benefícios.
Em 2013, o OBSERVATÓRIO publicou um estudo sobre a Observação Ponto a Ponto que apresenta os subsídios técnicos necessários para a implantação da fiscalização pelo cálculo da velocidade média, constituído pela distância percorrida pelo veículo na via e o tempo decorrido. Entre os capítulos apresentados no estudo, estão as experiências internacionais dessa medida.
O estudo foi inspirado no projeto de lei 3.152/2012 do então deputado federal Edinho Araújo que propõe a fiscalização pela velocidade média, alterando assim o artigo 280 do atual CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Essa discussão continua sendo feita na Câmara e nesse momento, o PL está aguardando parecer do relator, na CCJC (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania). Não há prazo para a votação.
Veja aqui a matéria do programa Autoesporte:
Veja o estudo Observação Ponto a Ponto:
Observatório divulga resultado final da 12ª turma de Observadores Certificados
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária divulga hoje (13/09), o resultado do processo de certificação da 12ª turma de Observadores Certificados. Ao todo, 76 candidatos atenderam os requisitos mínimos. Desses, 56 foram aprovados em todas as etapas do processo, que incluiu curso online, realização de atividades e avaliação final.
Observatório disponibiliza campanha da Semana Nacional de Trânsito 2024
CEO do Observatório participa de live com Observadora Certificada
O CEO do Observatório Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, participou na última sexta-feira (6) de uma live no Instagram junto com a Observadora Certificada, Jackeline Santos, através do perfil Rádio em Trânsito, considerada a primeira rádio web que informa, orienta e entrevista pessoas da área de trânsito.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.