No último domingo (19.11.2017), o programa Autoesporte da Rede Globo, trouxe uma matéria sobre a notificação que a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) de São Paulo começou a fazer em toda cidade em setembro. A intenção é alertar ao motorista sobre a velocidade média praticada entre um ponto e outro.
A medida visa mudar o hábito de muitos condutores que, ao avistar o radar de velocidade, reduzem a velocidade e após passar por ele, voltam a acelerar. Na matéria do Autoesporte traz como o sistema funciona e seus benefícios.
Em 2013, o OBSERVATÓRIO publicou um estudo sobre a Observação Ponto a Ponto que apresenta os subsídios técnicos necessários para a implantação da fiscalização pelo cálculo da velocidade média, constituído pela distância percorrida pelo veículo na via e o tempo decorrido. Entre os capítulos apresentados no estudo, estão as experiências internacionais dessa medida.
O estudo foi inspirado no projeto de lei 3.152/2012 do então deputado federal Edinho Araújo que propõe a fiscalização pela velocidade média, alterando assim o artigo 280 do atual CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Essa discussão continua sendo feita na Câmara e nesse momento, o PL está aguardando parecer do relator, na CCJC (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania). Não há prazo para a votação.
Veja aqui a matéria do programa Autoesporte:
Veja o estudo Observação Ponto a Ponto:
RIBEIRÃO PRETO/SP RECEBE PROJETO-PILOTO DO CURSO DE CAPACITAÇÃO EM VISÃO ZERO
A cidade de Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo, recebeu entre os dias 04 e 06 de dezembro o curso de Capacitação em Visão Zero, ministrado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária em parceria com a UFPR (Universidade Federal do Paraná). As aulas foram minstradas na sede da Coderp (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto).
OBSERVATÓRIO PROMOVE O PARQUE DA MOBILIDADE URBANA REGIONAL CENTRO-OESTE
O PMU (Parque da Mobilidade Urbana) regional Centro-Oeste será realizado na próxima quinta-feira (14), no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília, no Distrito Federal, e é fruto da parceria estratégica e cocriação entre o Connected Smart Cities, o Instituto Evolui e o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO EM PARCERIA COM A UFPR MINISTRA CURSO DE CAPACITAÇÃO EM VISÃO ZERO EM RIBEIRÃO PRETO/SP
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária em parceria com a UFPR (Universidade Federal do Paraná) realizou entre os dias 04 e 06 de dezembro o curso de Capacitação em Visão Zero, na sede da Coderp (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto), em Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.