Matérias

Avenida Paulista realiza diversas ações na semana da mobilidade

Escrito por Portal ONSV

22 SET 2014 - 14H40

"Avenida

Campanha “Paulista a Pé”, que começou nesta segunda-feira (22) e vai até domingo (28), terá atividades abertas para crianças, jovens, adultos, idosos e até pet; trabalho é uma iniciativa conjunta da Associação Paulista Viva, do Rotary Club de São Paulo Avenida Paulista e do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV)

São Paulo, 22 de setembro de 2014 A partir desta segunda-feira (22), quando se comemora o Dia Mundial Sem Carro, a Av. Paulista será palco de diversas ações direcionadas à prevenção de acidentes de trânsito na região, com atividades para crianças, jovens, adultos, idosos e até pets. A campanha “Paulista a Pé”, que se estenderá até domingo (28) e integra a Virada da Mobilidade, foi aberta hoje no Conjunto Nacional, com a exposição “Brincandando, a cidade é para todos”, da Associação Brasileira pelo Direito de Brincar (IPA Brasil).

As atrações ocuparão toda a Avenida Paulista, pela qual circulam todos os dias 1,5 milhão de pessoas. Haverá show de música, caminhadas (inclusive com animais de estimação) e encontro direcionado ao público da terceira idade. Os eventos são abertos e os interessados em participar deverão utilizar uma peça de roupa ou um acessório na cor amarela, escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para simbolizar o movimento internacional “Maio Amarelo”, cujo objetivo é mobilizar e conscientizar a sociedade sobre a importância da redução no número de mortes e feridos no trânsito.

Além de marcar o Dia Mundial Sem Carro, setembro também é o mês do pedestre. Por isso, o evento “Paulista a Pé” quer despertar a atenção da população sobre o papel do transeunte na prevenção de acidentes. Com quase 55 mil mortes no trânsito e cerca de 450 mil vítimas inválidas em 2013, segundo dados do DPVAT, o Brasil é o quinto do mundo nessa área. De janeiro até junho deste ano já morreram perto de 25 mil pessoas.

O “Paulista a Pé” é uma iniciativa do Fórum de Debates Av. Paulista, criado em julho último com a proposta de discutir e propor soluções que levem à prevenção de acidentes no trânsito no coração financeiro da cidade, promovendo uma convivência pacífica entre pedestres, motoristas, motociclistas e ciclistas. Na ocasião também foi lançada a campanha “Eu Posso e Vou Fazer mais Por um Trânsito Seguro na Avenida Paulista”.

O fórum tem à frente o Rotary Club de São Paulo Avenida Paulista, a Associação Paulista Viva e o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), idealizadores do projeto. O grupo conta com o apoio do “Comitê Amarelo”, formado por representantes de diversas empresas e entidades instaladas na região e responsável pela coordenação dos trabalhos.

As ações do fórum, que se estenderão até 2015, são norteadas por uma agenda positiva que conta com os seguintes temas para os próximos meses: outubro (segurança das crianças no trânsito), novembro (memória das vítimas de trânsito), dezembro (férias/viagens), janeiro (obrigatoriedade do uso airbag/ABS), fevereiro (carnaval), março (animais), abril (paz no trânsito).

Programação

Dia 22 (segunda-feira), às 11h - Abertura da exposição “Brincandando, a cidade é para todos”, no Conjunto Nacional. Organizada pela Associação Brasileira pelo Direito de Brincar (IPA Brasil), que busca promover o direito de brincar, a mostra reunirá cerca de 30 fotos com experiências em diversos locais de São Paulo e da América Latina. Também participam da exposição a Red Ocara, rede latino-americana de experiências e projetos sobre cidades, artes, arquitetura e espaço público dos quais participam crianças, e a SampaPé, que propõe às pessoas descobrir e vivenciar a cidade a pé.

Dia 23 (terça-feira), às 13h – Caminhada Infantil, da Escola Rodrigo Alves até o Parque Trianon. Cerca de 30 alunos do ensino fundamental I farão passeio sob a coordenação do IPA Brasil, da Red Ocara e do SampaPé. Durante o trajeto, e também no parque, os estudantes terão orientação sobre segurança no trânsito.

Dia 24 (quarta-feira), às 19h – Happy Hour, com caminhada do Conjunto Nacional até o Shopping Paulista. Além da conscientização sobre a segurança no trânsito, o evento quer estimular uma confraternização diferente após o trabalho, associada à saúde e ao bem-estar. Haverá participação de cadeirantes do Movimento Superação.

Dia 25 (quinta-feira), às 13h – Caminhada+Música no Parque Mario Covas, com show aberto da banda CABEÇATIVA. Participarão cerca de 100 jovens do Instituto Profissionalizante Paulista (IPP) e do Instituto Via de Acesso. Os aprendizes da Via de Acesso, localizada na Av. Brigadeiro Luiz Antonio, farão uma caminhada da entidade até o parque, no qual o tema segurança no trânsito dividirá espaço com a música.

Dia 26 – (sexta-feira), às 12h – Viva a Cidade+Almoço no Parque Mario Covas, com orientações sobre os caminhos para um trânsito seguro.

Dia 27 – (sábado), às 10h: Paulista Quatro Patas – Caminhada pet da Casa das Rosas ao Parque Trianon, com orientação sobre trânsito seguro. Os animais contarão com bebedouros ao longo do trajeto. Um imenso cachorro inflável se instalado na Casa das Rosas.

Às 16h

Contação de história no parklet da rua Padre João Manuel, organizada pela Associação Brasileira pelo Direito de Brincar (IPA Brasil)

Dia 28 – (domingo), às 8h30: Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança, promovido pelo Instituto Ortopedia & Saúde (IOS). Durante o evento, haverá palestra especial sobre a relação entre acidentes de trânsito e doação de órgãos, realização de exames médicos gratuitos (retirada de senhas às 8h30) e exercícios físicos monitorados por profissionais.

Comitê “Maio Amarelo”  de apoio ao fórum

Idealizadores:

Kátia Issa Drügg - Presidente do Rotary Club São Paulo Av. Paulista

Antonio Carlos Franchini (Presidente) / Dra. Vilma Peramezza (Presidente do Conselho Deliberativo) – Associação Paulista Viva

José Aurélio Ramalho - Presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV)

Comitê Apoiador

Alessandro Ferro - Programa Trânsito Seguro

Andrea Martins – Atitude Terra

Cláudio Donizetti – Gaisa Assessoria Empresarial

Diogo Diniz Vieira, 1º Tenente – Corpo de Bombeiros

Capitão Sheila Cristina Cunha – Polícia Militar

Elisabete Antolino - IPP (Instituto Profissionalizante Paulista)

Irene Quintáns - Red Ocara (IPA Brasil)

Jarde Honorato Silva / Ruy Leal– Instituto Via de Acesso

Jorge Gomes - Express Pack

Marcelo Nonato – Instituto Nacional de Formação e Especialização Profissional (INFESP)

Marco Antonio Jordão - Avenida Paulista.com

Maurício Januzzi Santos - Presidente da Comissão de Direito Viário da OAB/SP

Patrícia Almeida – Martins RH

Wilton Olivar Assis - Administrador dos Parques Trianon e Mario Covas

Sônia Martinêz – Fonte da Notícia Comunicação e Negócios

Sistema_anchieta_imigrantes_tem_o_ano_mais_letal_de_toda_a_serie_historica
Observadores Certificados

SISTEMA ANCHIETA-IMIGRANTES/SP TEM O ANO MAIS LETAL DE TODA A SÉRIE HISTÓRICA

A matéria do Diário do Grande ABC da última segunda-feira (27), alertou que, segundo dados do Infosiga, sistema de monitoramento do governo estadual gerenciado pelo Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo), o número de mortes no trânsito nas rodovias do SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes) de concessão da Ecovias, no Grande ABC - estado de São Paulo -, é o maior da série histórica, divulgada desde 2015. O Observador Certificado Régis Frigeri avaliou boas práticas que promovem a segurança do trânsito nas rodovias a pedido da reportagem.

Observador_Certificado_paestra_santa_summit
Observadores Certificados

OBSERVADOR CERTIFICADO É UM DOS PALESTRANTES DO SANTA SUMMIT

O doutor em Mobilidade Urbana, professor da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e Observador Certificado, Carlos Félix, foi um dos palestrantes durante o Santa Summit. Realizado entre os dias 24 e 25 de novembro, o evento abordou diversas temáticas com base em cinco pilares: Educação, Inovação, Empreendedorismo, Negócios e Sustentabilidade, em Santa Maria, Rio Grande do Sul.

Modelos_preditivos_para_sinistros_de_transito
Observadores Certificados

MODELOS PREDITIVOS PARA SINISTROS DE TRÂNSITO

A segurança viária é uma prioridade incontestável em todo o mundo, uma vez que sinistros de trânsito não apenas resultam em perdas significativas de vidas humanas, mas também têm impactos econômicos e sociais substanciais. Em busca de estratégias mais eficazes de prevenção e intervenção, os modelos preditivos de sinistros de trânsito emergem como ferramentas cruciais na compreensão dos fatores subjacentes à ocorrência desses eventos e na antecipação de riscos potenciais. Esses modelos abrangem desde abordagens estatísticas tradicionais, oferecendo insights valiosos para planejadores urbanos, engenheiros de tráfego e autoridades de segurança viária.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto